2020: dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

Compartilhe

Sim, leitor: já chegou a hora de começar a preparar a casa para as festas de final de ano. Assim que o mês de dezembro se inicia, boa parte da população sai em busca dos preparativos para as celebrações mais aguardadas do calendário, que são o Natal e o Ano Novo.

E, para que essa comemoração seja impecável, será preciso pensar em vários elementos — que não se limitam à decoração típica da época. Muito além disso, você deverá considerar a disposição dos móveis, a limpeza do ambiente e, até mesmo, a preparação de um cardápio para agradar a todos os convidados.

Não deixe para resolver esses detalhes “na última hora”. Caso contrário, você passará uma impressão de desordem aos seus amigos e familiares. Em vez disso, trace um planejamento que envolva diversos fatores importantes, como os citados neste post. Abaixo, separamos dicas práticas, acessíveis e certeiras para promover confraternizações incríveis e garantir memórias para a vida inteira. Vamos lá?

Dica #1: pense na circulação de pessoas

Atualmente, estamos passando por um momento delicado na história mundial: a pandemia do novo coronavírus. Diante disso, os governos locais estão recomendando que a população evite aglomerações e invista no uso de máscara de tecido, álcool em gel, além de outras medidas de segurança.

Mas, ainda que a sua festa de Natal ou Réveillon esteja contando com um número reduzido de convidados por conta do cenário atual, o primeiro passo para garantir um ambiente agradável é pensar na circulação.

É de praxe que, nessas celebrações, os indivíduos circulem constantemente pelo ambiente — seja para ir até a cozinha, se servir, ir ao banheiro ou socializar com os demais presentes. Assim, é necessário manter os corredores sempre livres, evitando quedas ou escorregões.

Outra possibilidade, é investir no conceito dos ambientes integrados. Ou seja, são cômodos dispostos em um mesmo local, sem o uso de paredes ou demais divisórias. Ao abraçar a ideia, é possível reunir todos os visitantes no mesmo espaço, em uma área livre e pronta para favorecer a comunicação.

2020: dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

Dica #2: monte uma mesa posta caprichada

É claro que a decoração da mesa posta não pode ser esquecida ao preparar a casa para as festas de final de ano. Para que o seu ambiente entre no clima da temporada e encante os convidados, é ideal investir em elementos capazes de refletir alegria, acolhimento e um toque de glamour.

Nesse sentido, indicamos que você comece considerando o número de convidados que estarão presentes. Depois, garanta que existam assentos suficientes para que todos se acomodem bem e possam realizar as suas refeições sem perrengue.

Na mesa posta, o ideal é sempre utilizar uma bela toalha. Caso opte por um modelo de tonalidade intensa, como o vermelho, o verde ou o dourado, prefira louças neutras. O mesmo vale para as situações inversas. Já se desejar uma recepção ainda mais caprichada, o jogo americano é uma excelente solução e deve ser posicionado para cada assento disponível.

Dica extra

Ao decorar, você também pode investir no uso de elementos decorativos. Hoje em dia, não é difícil encontrar bolas natalinas, bonecos de neve e estrelas decoradas para reforçar o clima da estação. Contudo, lembre-se de tomar cuidado com os excessos — se não, a mesa poderá ficar com um visual poluído demais.

Considere investir na máxima do “menos é mais”, posicionando elementos em pontos estratégicos do móvel. Ainda indicamos o uso de vasos e arranjos de flores pequenos, com folhagens de aromas leves e incapazes de incomodar o olfato dos convidados.

2020: dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

Dica #3: capriche na iluminação

A iluminação com velas é um dos pontos fortes das festas de Natal e Ano Novo. Ideais para complementar uma decoração, esses elementos são excelentes para proporcionar um clima mais intimista e agradável aos convidados.

O melhor, é que existem várias maneiras de aproveitar as velas em um décor de fim de ano. Você pode, por exemplo, colocá-las na própria mesa de jantar, em potinhos de vidro e, de preferência, modelos livres de aromas. Ou então, há a possibilidade de dispor algumas velas em mesas laterais ou de centro.

Dependendo do seu estilo de decoração, também recomendamos o uso de castiçais, que ficam ótimos quando posicionados em cima de uma lareira, no meio da mesa posta ou em estantes livres. As versões de castiçal em vidro, cristal ou metal são as mais versáteis e indicadas para essa finalidade.

Dica #4: faça uma limpeza completa

Assim que conseguir determinar os detalhes da decoração, será preciso garantir que a sua casa esteja devidamente limpa e preparada para a confraternização. Logo, faça uma faxina completa nos espaços, especialmente, nos chamados “ambientes de convivência”, que são a sala de estar, a cozinha, a sala de jantar, o lavabo e a área gourmet, se houver.

E não se engane: nada de fazer uma faxina superficial e, literalmente, “varrer a sujeira para baixo do tapete”. Em vez disso, cuide de todos os cantinhos de sua casa ou apê, assegurando a melhor impressão possível aos visitantes. Veja algumas recomendações abaixo:

  • lave bem os azulejos e, se possível, cuide dos rejuntes;
  • elimine do armário tudo o que estiver guardado por muito tempo e não apresente muita serventia. Aproveite a oportunidade para jogar fora ou doar o que não for mais usado;
  • varra e esfregue o chão com produtos específicos para essa finalidade;
  • passe o aspirador de pó, até mesmo, em locais que costumam passar despercebidos pelas visitas;
  • troque ou lave a sua tapeçaria, incluindo as almofadas e mantas.

2020: dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

Dica #5: elabore um cardápio especial

Por último, não deixe de montar um menu completo para as ceias de Natal e Réveillon. Durante essa etapa, você pode recorrer a um serviço terceirizado, ou também, colocar a mão na massa por conta própria. Se decidir preparar os pratos sozinho, organize uma lista completa com todos os ingredientes necessários em cada receita.

Entradas e pratos menores podem ser feitos com antecedência e congelados. Em contraponto, os mais elaborados devem ser preparados, no máximo, um dia antes da celebração.

Verifique também, se algum convidado possui restrições alimentares, como alergia ao glúten, lactose ou alimentos de origem animal. Para eles, tente preparar um prato especial, que será ótimo para deixá-los mais à vontade e mostrar que você se preocupa com o bem-estar de todos. 2020: dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

E aí, curtiu conhecer essas dicas exclusivas sobre como preparar a casa para as festas de fim de ano? Então, não pense duas vezes: curta o post, comente abaixo e compartilhe o link em suas redes sociais. Os seus amigos vão adorar!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.