5 cores perfeitas para quarto de bebê

Compartilhe

Certamente um dos eventos mais marcantes na vida dos pais é a montagem do quarto de bebê. Na prática, esta tarefa é bastante terapêutica e tem um papel super importante na consciência dos pais, dando mais materialidade ao maternar e paternar.

Em média, os pais começam a planejar o quarto de bebê entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez. Como todo sonho que se torna realidade, a montagem dele passa por várias etapas e é sobre uma delas que vamos falar hoje: a escolha de cores.

quarto-de-bebê-10

As nuances escolhidas para o quarto de bebê não reforçam somente o tema escolhido pelos pais. Paralelamente, elas carregam significados e propriedades específicas, que criam a noção de aconchego, identificação, pertencimento e outras sensações muito importantes para pais e filhos.

Quarto de bebê: por que começar pela escolha das cores?

A pintura faz parte da primeira fase da transformação, que é a preparação de superfícies. Nela, estão inclusas tarefas como: lixar, pintar, colocar papel de parede, instalar painéis de madeira ou boiseries.

Além disso, a preparação de superfícies também passa pela parte elétrica, com a colocação de lustres e interruptores, e a instalação do piso. Somente depois desta fase, que garante a segurança do bebê em primeiro lugar, é que os especialistas recomendam que os pais comecem a escolher os móveis e objetos decorativos para o quarto do bebê.

quarto-de-bebê-2

A esta altura uma dúvida surge na cabeça dos pais: “como combinar tantos elementos e deixar o quarto realmente pronto para receber o bebê?”

E, depois de ter transformado mais de 64 mil ambientes pelo mundo, nós, do Arquiteto de Bolso, revelamos o segredo: a cor é um dos elementos mais importantes para dar unidade a um ambiente. Por isso, devemos escolhê-la primeiro.

Antes de prosseguir, é importante prestar atenção na dica do especialista: a cor escolhida pelos pais não precisa estar presente só nas paredes, mas também nos móveis e objetos decorativos. A harmonia do espaço sempre será determinada pela maneira como combinamos os elementos.

Qual é o melhor tom para esse ambiente, segundo a cromoterapia?

Segundo a cromoterapia – terapia complementar que utiliza cores para melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente – cada cor tem vibrações e frequências eletromagnéticas diferentes que influenciam diretamente o nosso sistema nervoso e intensificam determinadas sensações quando estamos em contato com elas.

quarto-de-bebê-4

Neste sentido, enquanto os tons mais vibrantes têm influencias mais intensas, as cores neutras influenciam o cérebro sutilmente. Assim, quando pensamos no desenvolvimento de um bebê é interessante mantê-lo em contato com tons neutros, para não estimular demais o seu sistema nervoso, ainda em fase de desenvolvimento.

Significados e sensações: o que cada cor traz para o quarto de bebê?

Então, chegou a hora de entendermos juntos como cada cor do quarto de bebê pode influenciar no comportamento e nas emoções dele, sem esquecer que as tonalidades devem também estimular os importantes momentos de conexão entre pais e filhos.

quarto-de-bebê-10

Afinal, seja na hora da amamentação, da troca de fraldas, da brincadeira ou da soneca, o mais importante é proporcionar conforto e bem-estar para todos.

Abaixo, você encontra 5 cores perfeitas para quarto de bebê, assim como os significados e sensações atribuídas a elas. Além disso, para exemplificar e inspirar, trouxemos alguns quartos transformados pelo Arquiteto de Bolso.

Em tempo, aqui vai outra dica, dessa vez dos pediatras: até o 28º dia de vida, seu filho é um recém-nascido. Só depois deste momento é que ele passa a ser considerado um bebê, nomenclatura que permanece até os 2 anos de idade. Assim, os quartos selecionados pelos nossos especialistas estarão dentro dessas 2 fases.

1. Quarto de bebê branco

Considerado como um tom coringa, o branco transforma o quarto de bebê em um espaço repleto de calma e tranquilidade. Além disso, sua neutralidade permite que os pais usem elementos coloridos na decoração para deixar o ambiente mais alegre.

No exemplo acima, o contraponto do branco que está presente nos móveis e na cor da parede, fica por conta da madeira do piso, janelas e luminária. Por outro lado, as cores se fazem presentes através dos detalhes decorativos.

2. Quarto de bebê rosa

Usado para estimular as emoções e a afetividade do bebê, o rosa é uma das cores que mais acalmam o ambiente, especialmente em seus tons mais claros.

quarto-de-bebê-7

Na imagem acima, vemos um exemplo de como o rosa aplicado nas paredes e na poltrona pode ser usado em conjunto com o branco e a madeira, dando harmonia e delicadeza ao ambiente. Para que a mãe possa ficar de olho no bebê durante o trabalho, montamos um escritório no quarto. Assim, entre uma reunião e outra, a amamentação pode ser realizada sem que mãe e filho precisem se deslocar para outro espaço.

3. Quarto de bebê azul

Os tons azulados podem aliviar o medo e a palpitação dos bebês, acalmando o ambiente e proporcionando uma noite de sono muito mais tranquila.

quarto-de-bebê-8

Acima, temos um quarto no estilo montessoriano, cujo uso é indicado para bebês a partir de um ano. Esse estilo é conhecido por deixar a maior parte dos elementos do quarto ao alcance do bebê, estimulando a autonomia e a aprendizagem. Dessa forma, através da decoração lúdica, este quarto de bebê é perfeito para os pequenos que são cheios de imaginação, amam brincadeiras e contação de histórias.

4. Quarto de bebê verde

Essa cor está diretamente ligada ao crescimento saudável, remetendo à vida e todas as etapas pelas quais ela passa para se desenvolver. Além disso, ela está associada à natureza e renovação, trazendo muito conforto para o quarto do bebê.

quarto-de-bebê-6

O tema ‘Safári’ encanta pais em busca de uma atmosfera verdejante para o ambiente infantil. Neste exemplo, a harmonia entre papel de parede, painel ripado, cômoda, prateleiras e roupas de cama na tonalidade verde se destaca. O aconchego é complementado pelo branco, texturas amadeiradas e pelúcias de animais, criando um espaço acolhedor.

5. Quarto de bebê bege

O bege também faz parte do grupo de cores que remetem à tranquilidade. A cor é elegante e estimula a busca pela experimentação e pelo conforto, que são tão importantes na primeira fase de aprendizados de um bebê.

quarto-de-bebê-9

No exemplo acima, observamos uma fusão entre os elementos típicos dos quartos de bebê tradicionais – como o trocador, a poltrona de amamentação e os armários – e a cama montessoriana. Em suas cores, temos ampla variação entre os tons de bege e marrom, que são um verdadeiro convite à pausa para mãe e filho aproveitarem um momento de conexão.

Se você gostou das dicas e inspirações e está buscando orientação para fazer as melhores escolhas para o quarto do bebê, conte com o Arquiteto de Bolso para fazer essa transformação, em até 2 horas, 100% online. Acesse nossas redes sociais para conferir as novidades e o site para contratar nossas consultorias.

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.