5 dicas sobre como escolher uma poltrona para salas de TV

Compartilhe

Que tal aprender como escolher a melhor poltrona para salas de TV? Isso aí! Atualmente, é difícil encontrar uma única pessoa que não sonhe em ter um cantinho em casa, exclusivo para o relaxamento e o entretenimento. E, como você deve imaginar, esse ambiente deve ser pautado pelo conforto, mas sem deixar estilo e funcionalidade de lado.

Afinal, é nesse tipo de espaço em que também recebemos convidados e passamos momentos de pura descontração. Portanto, todo cuidado é pouco! Ao longo do planejamento, é bom escolher móveis modernos, capazes de acomodar todos os moradores e, em paralelo, que também possam ser o cartão de visitas do seu lar.

Pensando nisso, decidimos trazer para este post algumas dicas sobre como eleger as melhores poltronas. Já adiantamos que existem várias opções no mercado e será preciso ter muita atenção, paciência e cuidado para não se arrepender. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

[the_ad_group id=”72″]

1. De olho no tamanho

De uns tempos para cá, é muito comum encontrarmos apês com metragens reduzidas. Por isso, nem sempre temos espaço de sobra dentro de casa para utilizar os móveis ou os demais elementos que gostaríamos.

Nesse momento, ficar de olho no tamanho da sua poltrona é essencial. Durante a escolha, prefira as versões que consigam se encaixar bem no ambiente, sem comprometer a sua funcionalidade e a circulação das pessoas.

Outro ponto interessante, diz respeito às características físicas de quem irá utilizar o móvel. Caso a ideia seja adquirir uma poltrona para os seus momentos exclusivos de relaxamento, vá em busca de peças que sejam proporcionais à sua altura. Até porque, de nada adianta adquirir um modelo compacto se, no fim das contas, você se sentirá desconfortável ao usá-lo.

5 dicas sobre como escolher uma poltrona para salas de TV

Foto: elledecor.com

2. O estofamento vem em segundo lugar

Ao procurar uma boa poltrona para salas de TV, o estofamento não pode ser ignorado. Aqui, o primeiro ponto é analisar a finalidade da sua poltrona. O móvel será usado somente para assistir a filmes ou ler livros? Então, prefira as versões bem acolchoadas, reclináveis e “fofas”.

Por outro lado, se a intenção é somente incluir poltronas no local para receber as visitas, você pode recorrer aos modelos mais simples — sem excessos ou aquelas almofadas enormes.

Foto: delightfull.eu

3. Avalie a ergonomia da poltrona

Até aqui, falamos muito sobre funcionalidade e conforto. Outro detalhe imprescindível, diz respeito à ergonomia da peça. Se a ideia é adquirir um móvel seguro, eficiente e incapaz de prejudicar a sua saúde, será necessário avaliar os seguintes pontos:

  • a poltrona possui braços para o apoio das mãos e cotovelos?;
  • ao sentar no modelo, você consegue deixar os seus pés firmes no chão?;
  • as suas costas ficam eretas no encosto?;
  • você consegue esticar as pernas tranquilamente, sem qualquer incômodo?;
  • o tamanho da peça está de acordo com o seu tipo físico?

Dica extra

Em relação aos braços, prefira as opções que, de fato, deixem você bem relaxado. Do mesmo modo que é necessário contar com um estofado macio, será interessante considerar o tipo de braço da sua poltrona. Para espaços como a sala de TV, as versões largas e acolchoadas devem ser priorizadas. Já para os demais cômodos e finalidades, é possível investir em modelos básicos.

5 dicas sobre como escolher uma poltrona para salas de TV

Foto: artmyideas.com

4. Escolha as cores e estampas

É claro que o seu gosto pessoal deve ser considerado ao escolher poltrona para salas de TV. Até porque, a composição de um ambiente deve transmitir o estilo e a personalidade de seus moradores.

Contudo, nada impede que você pesquise quais tons e padronagens estão em alta no setor de design de interiores. Assim como acontece com a arquitetura, esse nicho é constantemente influenciado por tendências, que servem para deixar o lar atualizado e do jeito que sempre sonhamos.

E por conta da pandemia, muitas pessoas estão apostando em versões que remetem à natureza, como uma forma de nos aproximarmos dos ambientes ao ar livre e alcançarmos mais calma e tranquilidade. Entre eles, destacamos os tons em nude, off-white, os terrosos e o verde-musgo.

Em se tratando das estampas, não é muito diferente. As opções com folhagens, listras e pautadas por ilustrações orgânicas estão se destacando cada vez mais. Só tenha cuidado para eleger aquela que converse bem com o restante do décor, garantindo um resultado clean e harmonioso.

5 dicas sobre como escolher uma poltrona para salas de TV

Foto: historiasdecasa.com.br

5. Analisar o tecido é o segredo

Assim como acontece com os sofás, a escolha da sua poltrona para salas de TV deve levar em conta o tipo de tecido da peça. Quer ter o máximo de praticidade no dia a dia? Os materiais impermeáveis e com fácil higienização são excelentes — e o couro sintético é um bom exemplo.

Lembre-se também de analisar outras questões, como é o caso dos materiais que retêm calor ou aqueles que não são indicados para ambientes com animais domésticos. Logo, é essencial conhecer as suas necessidades antes de tomar uma decisão.

De qualquer forma, selecionamos algumas sugestões incríveis e que são muito utilizadas em poltronas. Dê uma olhada nas principais:

  • chenille: é um material formado por lã, fios de algodão e seda, sendo também bastante resistente e com alta durabilidade. A sua textura é macia e os seus vincos garantem um visual em linhas ou quadriculado;
  • couro sintético: excelente alternativa para substituir o couro natural, uma vez que é mais barato e ecologicamente correto. É uma opção impermeável, resistente e indicada para quem possui pets em casa;
  • jacquard: conta com uma boa variedade de estampas e cores. Indicado para ambientes com um décor vivo e original. O tecido ainda possui tramas fechadas que facilitam a limpeza e evitam o acúmulo de sujeira;
  • linho: opção antialérgica, durável, extremamente resistente e que também conta com um charme à parte. A solução também absorve pouco os líquidos e o seu acabamento é um dos mais impecáveis que existem.

5 dicas sobre como escolher uma poltrona para salas de TV

Foto: felipedealmeida.com.br

E aí, curtiu nossas dicas sobre como acertar em cheio na sua poltrona para salas de TV? Por último, considere contar com o apoio de um arquiteto de confiança para te auxiliar nesse projeto.

Assim, será mais fácil identificar os móveis certos, criar uma ambientação impecável e poupar um bom dinheiro. Para saber mais, entre em contato conosco. O Arquiteto de Bolso está disponível para te ajudar nessa missão!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.