6 dicas incríveis de área de lazer com churrasqueira simples

Compartilhe

Quem vive uma rotina agitada, está sempre esperando a chegada do fim de semana. E assim que o sábado ou o domingo se aproximam, automaticamente, temos vontade de convidar amigos e familiares para aproveitarem momentos descontraídos dentro de casa. É por isso que muitos moradores estão investindo na chamada área de lazer com churrasqueira simples, como uma maneira de garantir encontros prazerosos e de sucesso.

Após investir na ideia, será possível aproveitar muitos benefícios. Mais praticidade para organizar eventos, possibilidade de manter os convidados reunidos e, até mesmo, a valorização do imóvel são os principais. Existe ainda a vantagem de poder conquistar esse resultado com total economia, sem precisar gastar rios de dinheiro ou comprometer o seu orçamento.

Para saber mais e descobrir como tornar a sua casa mais funcional e aconchegante, continue acompanhando a leitura. Abaixo, mostramos diversas inspirações de área de lazer com churrasqueira simples, além de recomendações profissionais para acertar no projeto. Venha!

[the_ad_group id=”72″]

 

O que avaliar ao montar uma área de lazer com churrasqueira simples?

Mesmo que se trate de uma realização básica, a área de lazer com churrasqueira simples exige um bom planejamento. Esse cuidado é essencial para que o resultado saia conforme o esperado e não resulte em prejuízos no futuro, tanto financeiros, quanto relacionados à própria construção. O primeiro passo é considerar as questões abaixo e ficar seguro de sua decisão. Anote já!

1. Analise o modelo da churrasqueira

Para fazer um bom churrasco, você precisará, obviamente, de uma churrasqueira. Atualmente, existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, como aquelas de alvenaria, as que podem ser instaladas no local e, inclusive, as portáteis, que são ótimas para espaços pequenos.

O ideal é verificar as características do ambiente e, somente a partir disso, escolher a melhor opção para o seu caso. De qualquer forma, listamos abaixo as versões mais procuradas.

  • TIJOLINHOS: ótimas para quem busca um visual rústico, também podem ser encontradas em alternativas pré-moldadas e contam com longa durabilidade;
  • ELÉTRICA OU A GÁS: ideal para os moradores que desejam fugir da fumaça e preferem as versões compactas;
  • EM METAL OU VIDRO TEMPERADO: indicadas para ambientes modernos e desenvolvidos em um estilo refinado. Normalmente, essas opções também são fabricadas a partir de materiais de alta tecnologia.

área de lazer com churrasqueira simples

Foto: ctendance.fr

2. Inclua uma boa cobertura

Não é porque choveu que o seu churrasco precisa ser cancelado, certo? Por isso, não se esqueça de incluir uma resistente cobertura no planejamento. Tal medida é excelente para assegurar que os seus encontros sejam realizados do inverno ao verão, mantendo toda a área protegida do sol excessivo, do vento ou da chuva.

Há várias opções de telhados para esse tipo de ambiente, que vão desde as estruturas em madeira com telhado branco, passando pelas de alvenaria, até aquelas com cobertura de vidro — perfeitas para admirar o céu. Deseja algo ainda mais estiloso? Outras soluções são os charmosos — e refrescantes — pergolados, as coberturas metálicas ou os toldos com função retrátil.

[the_ad id=”1415″]

3. Use móveis para tornar o ambiente funcional

Engana-se quem pensa que esses espaços devem ser formados apenas por uma churrasqueira e poucas cadeiras. Se a ideia é, de fato, criar um ambiente capaz de receber os convidados com total conforto, considere instalar móveis funcionais em pontos estratégicos.

Os armários não podem faltar. Ideais para armazenar mantimentos e utensílios de cozinha, essas peças ajudam a manter o local sempre limpo e organizado. Dependendo das especificações da área em questão, existe a possibilidade de montar um armário suspenso simples ou, inclusive, instalar um gabinete logo abaixo da pia para incluir todos os itens necessários para o preparo das refeições ao ar livre.

área de lazer com churrasqueira simples

Foto: homify.com.br

“E as mesas e cadeiras?”

Mesas e cadeiras também merecem atenção. Até porque, é impossível receber bem os amigos e familiares sem uma mobília confortável e receptiva. Na maioria das vezes, opta-se pelos modelos produzidos em madeira, que combinam perfeitamente com áreas externas e conseguem se adaptar a variados tipos de decoração. Contudo, você está livre para investir em outros materiais, desde que eles estejam em harmonia com o visual, sejam resistentes e fáceis de higienizar.

4. Reserve um local para as bebidas

Não há dúvida: para ter sucesso, um bom churrasco deve ser composto por drinks geladinhos e variados. Entretanto, uma questão que sempre vem à tona é: onde armazená-los? Durante o planejamento da sua área de lazer com churrasqueira simples, é essencial reservar um espaço exclusivo para as bebidas.

Pode ser uma geladeira, um frigobar, um expositor ou qualquer outro equipamento capaz de refrigerar bebidas. Tal cuidado servirá não somente para manter água, sucos, refrigerantes e itens alcoólicos fresquinhos, como também, para evitar que você se desloque frequentemente até a cozinha da sua residência. Praticidade total!

área de lazer com churrasqueira simples

Foto: vivadecora.com.br

5. Aposte no balcão

A área reservada para a sua churrasqueira possui bastante espaço? Então, aproveite para colocar um balcão no local. Dependendo das medidas disponíveis, você pode aproveitar essa mobília para incluir uma televisão ou equipamentos sonoros, tornando a confraternização ainda mais descontraída e animada.

Em relação ao design da peça, o ideal é recorrer aos modelos inspirados nas cozinhas americanas, que servem como apoio para o preparo de refeições e também ajudam a armazenar bebidas e petiscos em seu interior.

A melhor saída é apostar nas opções compostas por materiais resistentes, já que estamos falando de uma área externa. A madeira, a ardósia e o granito são as principais e, fora a sua resistência, facilitarão muito na hora da limpeza.

6. Leve um pouco de cor

Toda área de lazer precisa de um toque colorido — ainda que você prefira seguir um estilo de decoração discreto e minimalista. E para proporcionar esse efeito, nada melhor do que investir nas plantas. Presentes em vasos, canteiros, prateleiras, paredes vivas ou nos próprios pergolados, elas são excelentes para que a sua área com churrasqueira simples tenha uma atmosfera aconchegante.

Antes de eleger as suas folhagens, porém, verifique se a espécie em questão consegue se desenvolver bem no espaço escolhido. As alternativas mais resistentes cumprem bem essa função e conseguem viver tanto no sol intenso, quanto na sombra constante. São elas:

  • cactos;
  • clúsia;
  • crássula;
  • iúca;
  • lança-de-são-jorge;
  • babosa;
  • moreia e por aí em diante.

área de lazer com churrasqueira simples

Foto: homify.com.br

Como vimos, construir uma área de lazer com churrasqueira simples é mais fácil do que parece. Experimente as nossas dicas e, com pouco esforço, será possível conquistar um espaço que renderá bons momentos com quem você mais ama!

Caso tenha gostado e deseje continuar lendo outros conteúdos como este, aproveite e siga agora mesmo as nossas páginas no Facebook e Instagram. Até mais!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.