6 dicas para montar e decorar home office: da tinta ao mobiliário

Compartilhe

Escritório em casa é cada vez mais comum, seja adotado por empresas ou iniciativa própria de empreender. Em qualquer dos casos, é preciso ter um espaço gostoso e que proporcione boas ideias para o trabalho. Por isso, é essencial que você sabia como decorar home office para deixar o lugar aconchegante e funcional.

Produtividade é muito ligada ao ambiente em que você está. Essa qualidade do escritório em casa é conquistada desde as cores aplicadas aos móveis e decorações. Priorizar esse quesito no home office trará ótimos resultados diários e a longo prazo na sua vida e carreira.

Confira neste post, 6 dicas para decorar home office e deixar o espaço bonito e ao mesmo tempo estimulante para a sua produtividade!

[the_ad_group id=”72″]

1. Decorar home office depende da escolha do lugar ideal

ideias para decorar home office

Imagem: Pinterest

Decorar home office começa pela escolha de um local adequado para trabalhar. Deve ser grande o suficiente para caber você e seus equipamentos, para que você se movimente com facilidade pelo espaço.

Qualquer cômodo que preencha esse critério de espaço pode ser escolhido para o home office. Claro, desde que seja reservado e não fique em uma área em que mais pessoas circulem diariamente. Afinal, você precisa de privacidade para trabalhar e desenvolver o seu melhor.

Algumas pessoas conseguem fazer em sacadas de apartamento, adaptando todo o espaço, outras montam debaixo de uma escada. Ainda há a opção de usar um “quartinho das tralhas” ou mesmo um closet, que pode receber uma mesinha, você e o seu notebook.

2. Faça uma pintura que estimule sua produtividade

Decorar home office, pintura de parede

Imagem: Pinterest

As cores influenciam o seu estado emocional e isso é primordial para o seu trabalho, principalmente quando falamos em trabalhar em casa. Diferente do restante do apartamento ou da casa, decorar home office pede, na maioria dos casos, cores claras. O que privilegia a tranquilidade e favorece em sua concentração.

Você pode aplicar tinta de uma só cor por todo o espaço, como também fazer uma mistura de uma parede em cor vibrante e as outras em tons claros. Amarelo, branco, verde e azul claros são boas escolhas.

Se o espaço for pequeno, prefira as cores mais claras possíveis, já se for maior, pode usar uma ou outra cor de tom mais escuro. Estas transmitem a sensação de espaço mais fechado, o que prejudica sua produtividade.

Claro, os equipamentos e outras coisas que farão parte do lugar também devem ter uma cor que coincida com a paleta de cores adotada.

Veja uma seleção de tintas acrílicas para paredes internas, na Telhanorte.

3. Tenha móveis e peças ergonômicas

Decorar home office, móveis sob medida

Imagem: Pinterest

Ergonomia é uma palavra-chave na hora de decorar home office. Esse termo reflete tudo o que vai ajudar você a ter uma saúde física e mental sempre boas.

Nesse sentido, a mesa de trabalho deve ficar em altura suficiente para que o seu pescoço fique reto ao olhar para a tela do PC. O teclado e mouse também devem ficar em uma posição que deixe os seus braços posicionados a 90 graus em relação a eles.

Sempre deixe seus objetos, como canetas, lixeira, bloquinhos de notas, próximos das suas mãos. Móveis de apoio com impressora, por exemplo, devem ficar perto, para facilitar o seu uso.

Definitivamente, invista em uma cadeira confortável — não precisa comprar o modelo mais caro, pois nem sempre é o melhor para você. Busque um modelo anatômico, que tenha um bom forro e ofereça ajustes de altura. Sempre fique com os pés ao chão, ou coloque uma madeira ou um apoio para eles, para evitar dores na coluna.

4. Invista em uma iluminação potente

Decorar home office, iluminação

Imagem: Pinterest

Luzes devem manter o ambiente bastante claro para que você enxergue tudo muito bem. É através da intensidade da luz, que o seu cérebro entende que é dia, e fica em estado de alerto para produzir.

Por isso, você deve investir em boa iluminação, principalmente porque às vezes é preciso estender a jornada do dia, e ficar até tarde trabalhando.

Inclua no ambientem, luz artificial de LED branca, com a potência suficiente para iluminar bem a sua mesa de trabalho e o espaço todo. Às vezes, mais do que uma lâmpada será necessária, que pode ser de uma luminária de mesa, ótima escolha para decorar home office.

Também, não deixe de posicionar a sua mesa de trabalho próxima à uma janela, para aproveitar a luz natural. A iluminação solar promove a sensação de bem-estar e deserta o ânimo para produzir. Ainda, se muita luz do sol entrar no ambiente, você pode economizar com a energia elétrica.

Confira lâmpadas de LED brancas de vários tipos, na Telhanorte.

5. Capriche nos artigos de decoração com a sua personalidade

Decorar home office, artigos de decoração

Imagem: Pinterest

Decorar home office com artigos depende apenas do seu gosto pessoal. Você pode usar objetos que já tem como também comprar peças de decoração que reflitam a sua personalidade e os seus gostos.

Vale tudo, desde quadros, esculturas, como bichinhos de pelúcia ou plástico, plantas, espelhos, entre outras peças.

Atenha-se sempre que lugares menores pedem menos coisas e, de preferência, que sejam alinhadas às laterais, para permitir a circulação pelo espaço.

Já locais maiores podem contar com itens pelo chão, como almofadas e esculturas. Além de equipamentos, como aquecedor ou ventilador — para garantir a produtividade em dias frios e quentes.

6. Mantenha a organização sempre

Decorar home office, gaveteiro de plástico para mesa

Imagem: Pinterest

Organização é tudo o que um home office precisa para que você ache tudo o que precisa, na hora. Além de deixar o aspecto visual do ambiente, muito bonito.

Tenha peças que auxiliem você a fazer sua organização de modo rápido, como armarinhos ou gavetões. Eles servem para você guardar suas pastas, clipes, porta-lápis, entre outros artigos de escritório. Use caixas organizadoras também, dentro de gavetas ou mesmo fora, para guardar, principalmente, objetos pequenos.

Além disso, é importante deixar na sua mesa de trabalho apenas aquilo que você usa constantemente, e eliminar ou guardar coisas que só ocupam espaço.

Deixar o mínimo de objetos na mesa facilita na limpeza do home office, ajuda a sua organização e mantém você com o foco no seu trabalho.

Decorar home office é um processo que muitas vezes leva um tempinho até você decidir por cada item. Não é para menos, pois fazer um lugar para trabalhar em casa deve receber sua total atenção em cada detalhe. Você vai ficar nesse ambiente boa parte do seu tempo, e merece um lugar bem feito. Por isso, paciência nas escolhas.

Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro de mais dicas de decoração para ajudar você no dia a dia!

[the_ad_group id=”69″]

 

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.