6 ideias incríveis de decoração de casas pequenas

Compartilhe

Nos últimos tempos, e graças ao crescimento populacional, está cada vez mais comum encontrar residências que apresentam as suas metragens reduzidas. Tal transformação também vem ocorrendo por conta da mudança do estilo de vida da população, especialmente, as gerações Y e Z, que estão em busca de ambientes menores e compartilhados para morar. E basta se deparar com uma construção que se enquadre nessa descrição, que muitas pessoas começam a se perguntar: “afinal, como fazer uma boa decoração de casas pequenas?”.

Inicialmente, pode parecer a decoração de casas pequenas é um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Mas, a verdade, é que todo o processo é mais simples do que aparenta. Ao longo do planejamento, você precisará ter muito cuidado, atenção aos detalhes e, claro, considerar os custos que serão necessários para alcançar um bom resultado.

Com as dicas certas, porém, será mais simples conquistar o efeito desejado e curtir o seu espaço com mais tranquilidade e prazer. Foi por essa razão que criamos este post. No decorrer da leitura, mostraremos passos eficientes e práticos para otimizar os cômodos e transformar o seu imóvel em um lugar dos sonhos. Confira!

[the_ad_group id=”72″]

Dica 1: crie ambientes integrados

Como uma forma de se adaptar aos ambientes compactos, muitos arquitetos começaram a investir nos espaços integrados. Tendência no setor, essa prática é ideal para residências menores, uma vez que consegue unir dois cômodos em um único local. Esse é o caso da junção da sala de estar com a cozinha. Ou então, da sala de jantar com a varanda gourmet.

Contudo, a prática não se limita a apenas “quebrar as paredes” que dividem essas áreas. Muito além disso, você precisará analisar o nivelamento do piso e utilizar uma decoração unificada para todo o espaço, garantindo uma sensação de continuidade e fazendo com que o efeito fique bem equilibrado.

decoração de casas pequenas

Dica 2: aproveite o espaço aéreo

Outra recomendação que não pode passar despercebida, diz respeito aos espaços aéreos. Na hora de criar uma decoração de casas pequenas, temos o costume de atentar somente ao piso, esquecendo que um cômodo também conta com áreas mais altas e podem ser aproveitadas tranquilamente.

A melhor saída é investir em prateleiras, armários, nichos, estantes e demais estruturas que consigam usufruir de toda a parede. Nelas, procure guardar aqueles itens que não têm muito uso no dia a dia — edredons, malas, livros e revistas antigos, roupas de estações passadas são bons exemplos disso.

E mais: também é interessante escolher um local de fácil acesso para instalar esses móveis. É preciso que eles estejam seguros e possam ser alcançados facilmente, assim que houver a necessidade.

decoração de casas pequenas

Dica 3: use a criatividade para organizar

Manter a casa organizada é um cuidado primordial — ainda mais, quando se trata de um imóvel pequeno. Para tanto, você pode usar a criatividade ao arrumar cada cômodo.

Vamos aos exemplos. Na cozinha, que costuma ser um espaço compacto, há a possibilidade de incluir na decoração alguns porta-talheres, nichos, aramados e demais objetos com uma proposta funcional.

Só tenha cuidado com o visual dessas peças. Em uma residência de metragens reduzidas, o design precisa ser analisado detalhadamente, para que você não corra o risco de misturar diferentes estilos em um mesmo local.

Dica para decoração de casas pequenas do Arquiteto de Bolso

Independentemente do ambiente, procure eliminar todo e qualquer utensílio que não seja útil. Doe, recicle, revenda. Quanto menos acúmulo tiver, melhor!

decoração de casas pequenas

Dica 4: fique de olho na iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes dentro de um projeto. Em um planejamento de decoração de casas pequenas, isso não seria diferente. Se a ideia é viver em um lugar agradável, seguro e capaz de refletir bem-estar, jamais deixe esse detalhe passar despercebido.

É fundamental que a maioria dos seus cômodos tenham entradas de luz natural. Fora isso, tente instalar muito bem as luminárias, incluindo lâmpadas em pontos estratégicos e que exigem maior concentração.

Veja opções de luminárias da Madeira madeira.

Assim que abraçar essa proposta, será possível aproveitar vários benefícios. Mais disposição para realizar as suas atividades, maior sensação de amplitude no espaço e, inclusive, uma melhora na saúde de todos os moradores.

decoração de casas pequenas

Dica 5: recorra aos móveis multiuso

A mobília também merece uma atenção especial para quem deseja realizar uma decoração de casas pequenas. Depois de apostar em prateleiras, nichos, bancadas e estantes, vale ampliar a sua visão e investir em peças multiuso para os seus cômodos.

Basicamente, são móveis que têm como finalidade proporcionar praticidade aos moradores de casas pequenas. Eles ainda podem apresentar um design diferenciado e contar com variadas funções. Mesas que são usadas como banquinhos, cadeiras dobráveis, sofás retráteis e camas-box costumam ser as opções mais exploradas pelo público. E são boas opções de decoração de casas pequenas.

Um ponto bacana é que existem itens capazes de ser instalados em todos os cômodos de um imóvel, como o banheiro, a cozinha, a sala de estar e os dormitórios — fato este, que tornará o lar mais moderno e preparado para acompanhar a sua rotina.

decoração de casas pequenas

Dica 6: abuse dos elementos transparentes

Não é novidade que os objetos transparentes possuem uma proposta contemporânea, clean e estilosa. Contudo, poucos são aqueles que entendem o seu poder dentro de um projeto de decoração. De acordo com as peças transparentes utilizadas, você conseguirá evidenciar a iluminação, além de valorizar os pontos de cor presentes no ambiente.

Existem vários elementos que conseguem se encaixar nessa ideia. Entre os mais populares do momento, estão os tampões de vidro, as portas de box, as molduras de quadros e, inclusive, as portas de armários ou estantes.

Já entre os mais ousados, há a possibilidade de substituir as tradicionais paredes e demais divisórias por estruturas transparentes e produzidas a partir de vidro. Para alcançar mais privacidade, no entanto, o uso de cortinas de tecido é bem-vindo e pode ser instalado nos quartos, salas ou varandas.

decoração de casas pequenas

E aí, o que achou das nossas dicas sobre como criar uma bela decoração de casas pequenas? Ao longo dos últimos anos, a Arquiteto de Bolso já ajudou muitas pessoas a tornarem os seus imóveis mais funcionais, estilosos e preparados. Siga esses conselhos e seja um deles você também.

Caso precise de ajuda nessa missão, não perca tempo e fale conosco. A nossa equipe terá o prazer em elaborar uma planta 3D e enviá-la em até 2 horas para o seu e-mail. Estamos te esperando!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.