7 Erros na reforma de banheiros

Compartilhe

Não quer cometer erros na reforma de banheiros? De fato, reformar esse ambiente da casa pode ser bastante desafiador: o espaço é destinado ao relaxamento e ao bem-estar dos moradores, no entanto, ele precisa ser funcional, bem iluminado e contar com muito espaço de armazenamento.

Além disso, qualquer erro na parte hidráulica ou elétrica pode causar muitas dores de cabeça aos moradores. Mas como solucionar todos esses problemas?

Calma, estamos aqui para te ajudar!  A seguir mostraremos os principais erros na reforma de banheiros e como evitá-los!

[the_ad_group id=”72″]

 

7 erros na reforma do banheiros que você deve evitar 

 

banheiro

Foto: nobisi-com.cdn.ampproject.org

1. Não observar o layout

Nos últimos anos, os apartamentos e, consequentemente, os banheiros se tornaram cada vez menores. Na prática, isso significa que é preciso abrir mão das pias duplas e das banheiras de hidromassagem na decoração de um banheiro.

Mas isso não significa que o espaço não será um recanto dedicado ao relaxamento, não é mesmo?

Para garantir um espaço acolhedor e cheio de personalidade é preciso apostar em peças funcionais e elegantes, que tenham o tamanho adequado para o espaço. Também é preciso reservar espaço para a circulação e para que as atividades básicas sejam realizadas com um certo conforto.

Além disso, usar louças ou pisos de cores claras e deixar as janelas abertas durante o dia fará com que o banheiro pareça mais amplo.

7 Erros na reforma de banheiros

Foto: br.pinterest.com

2. Deixar a iluminação em segundo plano

Deixar a iluminação de lado é outro dos erros mais recorrentes na reforma de banheiros. Nesse cômodo, em geral, só é instalada a iluminação central.

No entanto, mesmo os lavabos precisam de uma luz secundária na área da pia, que será usada pelos moradores para fazer a barba ou para se maquiar. Aqui, é necessário instalar uma luz focal, de preferência fria, que será muito útil durante todo o dia.

Espaçar a iluminação para que o espaço entre os espelhos e os armários pareça mais equilibrado dará um toque de sofisticação ao espaço. Além disso, instale uma arandela em cada lado do espelho, com a altura da lâmpada entre 60″ e 66″ — quando combinadas com a luz central, essas fontes de luz tornarão o espaço ideal para o relaxamento.

banheiro

Foto: arkpad.com.br

 3. Escolher os revestimentos somente pela estética

A escolha dos revestimentos é um dos erros na reforma de banheiros mais comuns – em geral, os materiais de construção usados nesse espaço são escolhidos pela estética, deixando de lado aspectos como a durabilidade e a resistência.

Além disso, é preciso observar se os revestimentos usados podem estar em contato constante com a água e sabão ou se não escorregadios.

Alguns materiais, como a madeira e o MDF, devem ser tratados para serem utilizados no banheiro, o que além de tornar o projeto mais caro pode não ter o resultado desejado. Nesse caso o ideal é substituir esse revestimento por cerâmica ou pedra natural, materiais bonitos e bastante duráveis.

banheiro

Foto: br.pinterest.com

4. Instalar a porta do boxe no lugar errado 

Posicionar a torneira em um local que faça você se molhar sempre que abrir o chuveiro é um dos piores erros de projeto que alguém pode cometer.

Como você sabe as válvulas de liga/desliga e de temperatura devem ser instaladas na mesma parede do chuveiro. Imagine: se esse item estiver do lado oposto da porta, será preciso atravessar o boxe inteiro antes de ligá-lo.

A solução é simples: analise a planta e imagine-se abrindo o box para tomar um banho. Você pode acessar a torneira facilmente sem ter que entrar embaixo do chuveiro? Se a resposta for negativa, revise a planta e mude a porta do boxe de lugar.

banheiro

Foto: vivadecora.com

5. Não usar a mesma decoração dos outros espaços da casa

Os banheiros e os demais ambientes da casa devem ter o mesmo estilo. Assim, o piso, as cores e as texturas usadas devem se conectar aos demais espaços, dando uma noção de continuidade.

No caso de uma suíte, cores claras e portas de correr integrarão ainda mais os diferentes ambientes, tornando-os mais bonitos e acolhedores.

Claro, não é ruim ser eclético, mas não faz sentido ter um banheiro contemporâneo em uma casa estilo “country”, por exemplo.

banheiro

Foto: arkpad.com.br

6. Não pensar no armazenamento

Muitos banheiros e, até mesmo algumas suítes, não possuem espaço adequado de armazenamento. No entanto, além de bonito, esse cômodo precisa ser prático e funcional.

Por isso, é importante considerar todos os itens que precisam ser armazenados no local, o que inclui os produtos utilizados na rotina de beleza e higiene diária dos moradores, tolhas, e suprimentos como papel higiênico e sabonete.

Após listar os produtos usados diariamente, pense na melhor forma de armazená-los: hidrantes, xampus e soros fisiológicos precisam permanecer na vertical, já objetos como secadores e escovas de cabelo muitas vezes não cabem em uma gaveta estreita.

Por isso, o projeto deve incorporar gavetas de diferentes profundidades, assim como armários com portas. Embaixo pia pode ser um ótimo lugar para esconder o cesto de lixo. Produtos maiores como spray de cabelo e hidratantes também devem ser armazenados sob a pia.

Não sabe onde colocar os objetos de decoração? Que tal usar nichos? Abertos ou fechados, essas peças também são ótimas para organizar sabonetes e xampus dentro do box de forma integrada à decoração. Nesse caso, basta posicioná-los a uma altura que facilite a utilização.

banheiro

foto: br.pinterest.com

7. Não observar as dimensões do box

Claro, muitos erros na reforma de banheiros ocorrem na hora de definir o box. Esse item deve ser construído com as medidas mínimas de modo que o banho seja confortável.

Também é preciso escolher o tipo de porta correto: portas camarão ocupam o espaço de abertura, assim como as portas de abrir. Modelos de correr fixados em dois pontos são os mais indicados para espaços reduzidos, uma vez que não comprometem a circulação.

Quer saber mais sobre reforma e decoração? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receba as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.