7 lindos abajures de chão para a sua casa

Compartilhe

Não importa se a sua ideia é criar um clima despojado ou clássico no ambiente. Há vários abajures de chão ideais para essa tarefa de deixar a casa mais gostosa e bonita. E você deve conhecer todos os detalhes dessas peças, de como usá-los aos modelos que podem decorar os seus ambientes.

Mesmo se o seu ambiente é bem iluminado — em todos os sentidos — sempre falta aquela luzinha. Seja para reforçar a hora da leitura, criar um clima romântico na noite ou ajudar as crianças a estudarem melhor, um abajur sempre é bem-vindo.

Neste post, você vai descobrir tudo sobre abajures de chão, como escolher um, vantagens, além de descobrir 7 modelos para te fazer sentir muito bem em casa!

[the_ad_group id=”72″]

 

Como usar abajures de chão?

Abajures de chão, sala de TV

Créditos: Arquiteto de Bolso/Pinterest

Abajures de chão podem ser usados em diversos ambientes, trazendo um complemento de luz e charme ao espaço. Dessa maneira, salas, quartos e escritórios são alguns dos locais que recebem melhor essa decoração que deixa tudo mais bonito.

Basta ter um cantinho para essa peça decorativa e muito funcional, que ela será muito usada por todos de casa, além de evidenciar a beleza de outros móveis e decorações.

Quais são as vantagens de usar um abajur de chão?

Há muitos benefícios em usar abajures de chão. Sabendo escolher o modelo que mais combina com o estilo do seu ambiente, a peça tem tudo para trazer suas vantagens em dobro.

Veja os principais benefícios de usar abajures de chão:

  • ocupa pouco espaço;
  • complementa a iluminação;
  • dá um toque estiloso ao ambiente;
  • é encontrado em vários modelos;
  • cria um clima acolhedor e intimista;
  • melhora a sensação de conforto no ambiente;
  • tem muita durabilidade;
  • é econômico.

Como escolher abajures de chão?

Abajures de chão, sala moderna

Créditos: Arquiteto de Bolso/Pinterest

Para você escolher um abajur de chão, busque combinar o estilo da peça com a decoração do seu ambiente. Assim, fica mais simples e longe de errar o décor.

Veja também se o design da peça ocupa a área em que vai ficar, sem atrapalhar. Sem contar que você deve olhar se a iluminação é suficiente para a necessidade do espaço.

Este último ponto é bem importante, porque por mais bonito que seja um abajur e que combine com seu ambiente, às vezes ele não tem a iluminação que você deseja.

Por fim, na hora de escolher o seu abajur de chão, veja se o material é de boa qualidade, para garantir que ele decore o seu espaço por muito tempo.

Quais são os ambientes em que posso usar um abajur de chão?

Há muitos abajures para decorar cada cantinho, e com os passos certos para escolher a melhor opção, tenha a certeza de que o seu cômodo ficará lindo com a peça.

Sala

A sala é um ambiente que recebe bem esse tipo de decoração funcional. O abajur de chão pode ficar ao lado de um sofá, de uma poltrona, ou afastado ao canto, para dar uma luz de fundo.

Quarto

O quarto é um cômodo que pode ser decorado com abajures de chão de diversos tipos.

Ao lado da cama eles são quase como peças obrigatórias, uma vez que acordar no meio da noite, ler e ficar conversando antes de dormir são hábitos cotidianos. Para esses momentos, uma iluminação discreta faz todo o sentido.

Abajures de chão, quarto de casal

Créditos: Arquiteto de Bolso/Pinterest

Escritório

Uma das maiores necessidades de um escritório, seja ele home office ou não, é o tipo de iluminação. Por conta de que a luz favorece muito na produtividade diária. Assim, acertar no modelo para esse espaço depende mais da luz do que do design.

No geral, combine seu abajur de chão com o estilo do seu escritório. Se ele é mais descolado, invista em peças diferentes e coloridas. Já se for mais discreto, uma peça mais sóbria fará a vez para o seu trabalho render muito bem.

Sala de estar

Salinhas de estar são mais do que convidativas para uma leitura, ouvir música e refletir sobre a vida.

Assim, o abajur de chão combina exatamente com esses e outros momentos, que parecem ganhar uma atmosfera ainda mais aconchegante com abajures de chão.

Sala de leitura

Se você tem uma salinha de leitura ou para ouvir música, ou então para ser o seu cantinho em que pratica um hobby, abajures de chão ficam perfeitos nela.

Assim como no escritório, use um abajur que combine com o clima do ambiente e com o que você desenvolve nele. Se vai para uma atividade mais relaxante, busque uma peça neutra, já se pratica uma tarefa mais enérgica, como fazer atividades físicas, traga um modelo mais vivo.

Áreas externas

Desde que a área externa tenha uma proteção contra chuva, você pode deixar um abajur de chão direto nela. Seja ela uma varanda de apartamento ou de casa. Já se não tiver cobertura, um modelo de abajur com rodinhas é ideal para decorar a área.

No mais, abajures de chão trazem um aconchego para espaços externos. Muito adequados para apreciar o ar livre, um drinque, ouvir música ou ficar conversando.

Abajures de chão, varanda

Créditos: Pinterest

Veja 7 modelos de abajures de chão para decorar o seu espaço

Esse acessório para vários cômodos tem diferentes modelos, encontrados em muitos materiais e designs. Assim, a combinação da peça com o ambiente e a sua escolha fica ainda mais práticas.

1. Abajur reto

O abajur de chão reto é bem simples e entrega uma iluminação mais difusa ao ambiente, já que seu desenho não tem focos específicos de luz.

Abajures de chão, modelo reto

Créditos: Pinterest

2. Abajur ajustável

Esse modelo funciona como um braço mecânico, que permite você ajustar a direção em que a luz incide. Ideal para escritórios e ateliês em casa.

Abajures de chão, modelo ajustável

Créditos: Pinterest

3. Abajur focal

Ele combina o modelo reto com o ajustável, mas apenas com o spot de luz regulável, sendo que a haste fica imóvel.

Abajures de chão, modelo focal

Créditos: Pinterest

4. Abajur de madeira

O abajur de madeira é um clássico no critério de materiais, com modelos retos, cilíndricos ou trabalhados em outro formato.

Veja diversos abajures de chão de madeira, na Mobly!

Abajures de chão, modelo de madeira

Créditos: Pinterest

5. Abajur de aço

Abajures de chão feitos em aço são mais pesados, porém, garantem uma peça para a vida toda. O material pode ser lixado, escovado ou pintado de várias cores, para combinar com o seu espaço.

Confira diversos abajures de chão de aço, na Mobly!

Abajures de chão, modelo de aço

Créditos: Pinterest

6. Abajur de plástico

Os abajures de chão de plástico são voltados para quem quer reforçar a iluminação do ambiente, mas, sem precisar de algo mais robusto.

Abajures de chão, modelo de plástico

Créditos: Pinterest

7. Abajur de inox

O abajur de inox tem visual moderno e combina com decorações futuristas, que dão destaque a peças arrojadas.

Abajures de chão, modelo de inox

Créditos: Pinterest

Dar um toque descontraído ou mesmo tradicional ao seu ambiente não depende de muitas peças. No caso aqui, apenas de uma: um abajur.

Agora você sabe que com abajures de chão, esse destaque bonito para o seu espaço é muito mais prático de ser conquistado. Reservando um clima ideal para aqueles momentos só em casa ou com pessoas mais íntimas.

Confira mais dicas de decoração para deixar o seu ambiente lindo. Siga a gente no Facebook, Instagram e Pinterest!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.