8 dicas para fazer seu jardim vertical de apartamento

Compartilhe

Dar vida, cor e qualidade ao ambiente: um jardim vertical de apartamento faz tudo isso. Essa peça é um ótimo jeito de redecorar o ambiente gastando pouco, e com ideias criativas ainda cabe em qualquer canto do seu apê.

Os jardins verticais são um refúgio verde em meio ao caos metropolitano. Por oferecer muita beleza sem exigir um espaço amplo para plantio no chão, essa décor ainda é excelente para a espaços pequenos.

Descubra neste artigo, 8 dicas muito criativas para você montar o seu jardim vertical de apartamento e dar uma nova vida ao seu espaço!

[the_ad_group id=”72″]

1. Use prateleiras para montar o seu jardim vertical de apartamento

jardim vertical prateleiras

As prateleiras são ótimas para você montar o seu jardim vertical de apartamento, gastando pouco. Voce pode escolher modelos que combinem com o restante dos seus móveis, ou então usar peças diferentes, para criar um espaço único no apê.

Para dar um efeito simples, três prateleiras são suficientes. Já se você quiser ter muitas plantas e obter um efeito mais carregado, pode usar prateleiras do chão ao teto.

Ainda, você pode seguir um padrão reto ou colocar as prateleiras em diferentes posições, para dar um efeito visual diferente ao espaço.

2. Reaproveite uma escada dobrável antiga

 

jardim vertical com escada dobrável

Se você quer ter a facilidade de trocar o seu jardim vertical de apartamento a hora que bem-quiser, pode usar uma escada antiga de madeira, aço ou alumínio. O modelo dobrável é perfeito para acomodar plantinhas e dar um efeito charmoso dentro do apê. O seu jardim vertical com escada antiga pode ser colocado na sala, no quarto, na varanda etc. A facilidade de montagem e o reaproveitamento de uma peça são pontos fortes desse tipo de décor.

3. Faça o seu jardim vertical com pallets

Jardim vertical de apartamento, pallet

 

 

Se você prefere um aspecto mais rústico, pode preparar o seu jardim vertical com pallets. Essas peças de madeira pregadas são encontradas em qualquer armazém, ou serem compradas em lojas de artigos para casa.

Para um efeito de madeira crua, pode deixar os pallets originais e, no máximo, lixá-los suavemente para dar um acabamento leve.

Já se você vai usar o material em uma área externa é bom que dê um acabamento maior com lixa e verniz para madeira. Assim, o seu jardim vertical de apartamento pode ficar exposto ao sol, água de chuva e das regas periódicas.

4. Acomode as plantas em garrafas pet ou potes de sorvete

Jardim vertical de apartamento, garrafa PET

Um jardim vertical de apartamento é uma iniciativa muito sustentável, porque pode ser feito com materiais que seriam jogados no lixo. A exemplo de garrafas PET e dos potes de sorvete que dão ótimos vasos na montagem do seu jardim.

No caso das garrafas, é preciso fazer um corte nelas, para que fiquem em formato de vaso, enquanto o pote de sorvete de 2l está na medida certa. Basta fazer os furos embaixo, tanto na garrafa quanto no pote, para drenar a água e manter a terra mantenha as raízes saudáveis.

5. Cultive plantas que se adaptem ao clima do local

Jardim vertical de apartamento, espécies

Se você vai usar o seu jardim vertical dentro do apartamento ou na varanda, é preciso colocar plantas adequadas ao tipo de ambiente escolhido.

Ou seja, espécies que podem viver sem luz direta e pouca água devem ficar dentro. Enquanto plantas que precisam de rega constante e luz, devem ficar em locais que atendam a essas necessidades.

Veja só a seleção de plantas para cada tipo de ambiente, que separamos para você montar o seu jardim vertical de apartamento.

Plantas que podem ficar expostas a luz direta:

  • aspargo-pluma;
  • clorofito;
  • lambari-roxo;
  • orquídea-grapete;
  • flor-de-coral;
  • hera-inglesa;
  • brilhantina;
  • jibóia.

Plantas que pode ficar à sombra:

  • chifre-de-veado;
  • antúrio;
  • rabo-de-gato;
  • flor-de-maio;
  • dedo-de-moça;
  • samambaia;
  • bromélia;
  • dedo-de-moça;
  • singônio.

6. Pendure as plantas em uma grade ou tela de alumínio

Jardim vertical de apartamento, grade

Se você quer um jardim vertical mais discreto, pode optar pelo uso de uma grade de aço ou alumínio. O material pode ser comprado em casas de ferragens, artigos de construção ou mesmo em floriculturas.

Além da tela ou grade, os vasos em que as plantas ficarão devem ter ganchos para ficarem presos à estrutura de metal. Além de economizar espaço, esse jardim vertical de apartamento com tela de metal fica minimalista.

7. Faça um jardim vertical suspenso por cordas ou correntes

Jardim vertical de apartamento, garrafa PET suspensa

O seu jardim vertical de apartamento não precisa necessariamente ficar grudado à parede, e pode muito bem ficar pendurado, criando um efeito bastante interessante.

Essa ainda é uma ótima forma de separar ambientes, se o seu apê tem cozinha junto à sala ou quarto, como alguns estúdios são montados.

Você pode usar canos de PVC largos pendurados ou tábuas de madeira presas à cordas ou correntes de aço, em ganchos no teto. A primeira opção confere mais rusticidade ao ambiente, lembrando casas de campo, enquanto a segunda dá um aspecto industrial.

8. Decore o ambiente com outros artigos

Jardim vertical de apartamento, cactos em vasos

Além da própria base onde você vai montar o seu jardim vertical e das plantas que o compõem, vale também incrementar o espaço com mais artigos.

Se você fizer o seu jardim na varanda, pode colocar almofadas ao seu gosto, além de uma mesinha ou um banco de madeira, para dar um charme a mais no ambiente. Já se montar em um espaço interno, pode colocar quadros, uma fonte e também vasos e artigos decorativos no chão, como esculturas.

O que vale é a criatividade para complementar o seu jardim vertical de apartamento, com objetos que refletem a sua personalidade.

Além da decoração, um jardim vertical de apartamento confere mais umidade, melhorando a respiração no local. Não se esqueça de sempre cuidar de suas plantinhas, adubando quando necessário e regando sempre que for preciso.

Siga nosso Facebook e Instagram e receba conteúdos especializados sobre decoração!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.