Adeus, bagunça! Como organizar quarto infantil!

Compartilhe

Organizar quarto infantil no dia a dia não é nada fácil! Diante da rotina corrida da vida de quem tem crianças em casa, a tarefa de deixar a casa arrumada pode se tornar um verdadeiro desafio!

Quanto mais funcional é o espaço do quarto, mais fácil será a organização do ambiente! Confira nossas dicas sobre como decorar e organizar quarto infantil e deixe a bagunça pra trás!

Como arrumar um quarto para criança?
Fonte: Pinterest

Como arrumar um quarto para criança?

O ideal é que a criança, aos pouco e conforme cresce, consiga organizar seu próprio quarto. Embora a limpeza tenha que ficar por conta dos adultos, arrumar as próprias roupas e objetos faz parte do processo de educação e facilita muito a rotina da casa!

O quarto montessoriano é uma das ideias para que a criança consiga ganhar autonomia em seu próprio espaço!

No entanto, é preciso que o espaço seja adequado para isso! Os móveis muito altos e desfuncionais impedem que as crianças se movimentem bem pelo próprio espaço.

Outro item que deve ser observado é o risco. O ambiente do quarto infantil precisa ser seguro. Isso porque a criança ficará cada vez mais sozinha em seu próprio lugar da casa!

Assim, camas muito altas, quinas de móveis e janelas inseguras precisam ficar de fora desse espaço. Quanto mais voltada para os pequenos é a organização do quarto, mais fácil a rotina diária se torna!

Como arrumar um quarto para criança?
Foto: Reprodução Pinterest

Dicas para organizar quarto infantil

Acompanhe algumas dicas para organizar o quarto infantil de forma facilitada. O ideal é montar o quarto de forma funciona, gastando pouco e decorando de forma incrível!

Abuse das pratelerias funcionais

Organizar o quarto infantil fica muito fácil quando ele dispõe de diversos lugares para guardar objetos. O ideal é que o ambiente das ciranças tenha prateleiras em diversos lugares.

As pratelerias devem ser acessíveis para que os pequenos possam alcançar os brinquedos. Mas também é importante orientar que guardem depois no mesmo lugar. Assim, o quarto ficará organizado de forma fácil.

Guardar brinquedos em prateleiras é vantajoso em relação às caixas. Isso porque podem servir como objetos de decoração. Além do mais, o ideal é que as crianças não precisem virar a caixa todas as vezes que desejem brincar.

Dicas para organizar quarto infantil
Fonte: Pinterest Quarto de Menina
Abuse das pratelerias funcionais
Fonte: Pinterest Owntdecor Marcenaria

As cores são a primeira forma que as crianças utilizam para classificar e organizar seus objetos. Antes de separar brinquedos por formatos e tipos, a criança os agrupa por cores.

Assim, dividir os espaços do quarto em cores pode ser uma ótima ideia!. Essa divisão pode ocorrer de diversas formas conforme a necessidade de organização da casa.

Uma opção é fazer a divisão por gavetas ou cestas para objetos. Cada cor corresponde a um tipo de objeto. Assim, uma cor é a gaveta de brinquedos, outra é para livros e assim por diante.

Mas há também quem opte pela separação em cores das paredes. Uma boa ideia é usar prateleiras maiores de cores diferenciadas ou cada parte da parede de um tom.

Assim, a criança pode aprender enquanto organiza seu quarto!

Abuse das pratelerias funcionais
Fonte: Pinterest tuacasa.com.br

Como organizar quarto de menina

Os quartos de meninas costumam ter muitos objetos que ocupam espaço, como bonecas e acessórios de vestuário. Assim, organizar o quarto pode ficar muito mais fácil com os móveis e decoração personalizada.

Veja dicas que podem ajudar a organizar quarto infantil de meninas de forma prática e rápida!

Abuse dos armários

Os armários embutidos são boas alternativas para guardar objetos, mas podem não ser práticos dependendo de como são instalados. Uma boa ideia é personalizar os armários durante o projeto de decoração!

Armários mais baixos e espalhados pelo quarto são a melhor opção. Assim, a criança pode guardar seus objetos com facilidade. Além disso, as cores dos armários e gavetas são itens decorativos e podem ser feitos em diversas opções de cores e formatos!

Como organizar quarto de menina
Fonte: Pinterest Raquel Cavalcante Arquitetura

Use poucos móveis e objetos

Como organizar quarto de menina
Fonte: Pinterest Casa Vogue Globo

Uma grande armadilha para montagem do quarto de meninas é o excesso de móveis. Muitos objetos espalhados pelo quarto dão ar de bagunça ao local.

Por isso, para organizar quarto infantil de menina, o ideal é otimizar o espaço. Os móveis planejados podem ser grandes ideias para compor o ambiente.

Além disso, contar com gavetas embutidas na cama, prateleiras multi uso e guardadores laváveis auxilia a deixar objetos guardados em menos lugares. Tome muito cuidado também com o excesso de itens de decoração.

Muitas vezes, na ânsia de ter um quarto bonito, acabamos exagerando! Para crianças, não é ideal usar grandes quantidades de almofadas ou enfeites.

Use poucos móveis e objetos
Fonte: Pinterest Renata Menezes

Como organizar quarto de menino simples

Os quartos dos meninos tendem a ser mais exutos do que os das meninas. Mas isso não significa que não devemos caprichar na organização.

Um quarto simples não significa um quarto mal arrumado. Ao contrário, a simplicidade da decoração causa ar de organização e facilita muito a vida de quem quer organizar quarto infantil de menino!

Menos é mais

A regra utilizada para quartos de meninas vale aqui também. Busque não se exceder na quantidade de móveis e enfeites no quarto dos meninos.

O ideal é usar estantes e pratelerias bastante funcionais e caixas para guardar objetos menores. Os enfeites podem ser os próprios brinquedos e quadrinhos temáticos.

Como organizar quarto de menino simples
Fonte: Pinterest Loja Presente Perfeito

Decoração temática

Um quarto simples não é desprovido de temas. Precisamos tomar cuidado para não deixar o quarto dos meninos parecido com o de adultos.

Para crianças, funciona bastante decoração simples, mas temática. Decorar o quarto com temas de herois ou personagens que a criança gosta é a melhor forma de fazer o espaço se tornar aconchegante.

Decoração temática
Fonte: Pinterest Loja Presente Perfeito

Como arrumar quarto para meninos e meninas juntos

Nem sempre o espaço das casas e apartamentos permite quartos separados para as crianças. Assim, é muito comum que meninos e meninas dividam o mesmo espaço.

Não se desespere! Com criatividade e projetos certos é possível garantir a melhor forma de organizar quarto infantil para meninos e meninas juntos!

Decoração por cores

O mais comum é que o quarto seja separado em lados com cores diferenciadas. Aqui, é importante abusar das cores escolhidas pela criança.

Embora rosa e azul sejam clássicos, não precisa ser sempre dessa forma! É possível montar quartos mistos coloridos e com cores diferenciadas. Essa é uma ótima forma de garantir a identidade da criança mesmo em quartos conjuntos.

Decoração por cores
Fonte: Pinterest mamãe prática

Divisórias e cortinas

Se o espaço permitir, pode ser interessante fazer a separação do ambiente por cortinas ou divisõrias. Essa é uma opção barata que pode servir para ter dois cômodos em um.

No entanto, deve ser alternativa para quem possui espaço razoável. Em casos de quartos muito pequenos ou para crianças que desejam ficar juntas a opção pode não ser tão boa assim!

Usar cortinas coloridas e temáticas ainda garante decoração e organização! Organizar quarto infantil de meninos e meninas juntos também pode ser feito usando cores neutras e caprichando nos enfeites de cada um!

Divisórias e cortinas
Fonte: Pinterest soumãe.org

Fonte: Pinterest soumãe.org

Conte com o Arquiteto de Bolso

A melhor dica de todas para dar adeus à bagunça é conhecer o Arquiteto de Bolso. Nossos profissionais podem auxiliar quem deseja organizar quarto infantil com alta qualidade e beleza, além de custos reduzidos!

Outra grande vantagem de contratar o Arquiteto de Bolso para desenvolver o projeto do quarto das crianças é a personalização. Assim, o quarto será montado dentro do espaço disponível e de acordo com o gosto dos pais e da criança!

Conheça nosso site e peça um orçamento! Acompanhe também todas as tendências de quartos infantis para 2022!

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.

Quero comprar Arquiteto de Bolso, meus dados são: