Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Compartilhe

Sentir-se bem no seu cantinho é tudo e bom e, nesse sentido, ter plantas como parte do seu ambiente, proporciona essa sensação diariamente. E um dos melhores jeitos de trazer essas amigas verdes para o seu espaço, é com um canteiro de jardim. Do tijolo ao de madeira e requintado, há muitas possiblidades de fazer o seu.

Suculentas, rosas, cactos, plantas ornamentais e muitas outras. Cada espécie de planta tem a sua característica estética que dá o teor de paz e tranquilidade que você merece, e a beleza que o seu ambiente também deve ter.

Neste post, você vai descobrir vários estilos e tipos de canteiro de jardim, e saber como fazer cada um deles com poucos e bons itens. Além de se inspirar com vários canteiros!

[the_ad_group id=”72″]

O que é um canteiro de jardim?

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim é um espacinho simples ou requintado cheio de plantas que vai trazer aquela paz a tranquilidade a sua casa ou apartamento. Esse tipo de decoração viva não precisa de grandes áreas, e cabem nos locais mais compactos.

Para manter um canteiro de plantas, basta seguir quais são os cuidados com as espécies que você vai cultivar. Assim, elas serão sempre vistosas, trazendo folhas e flores lindas todos os anos para te presentear com cores, aromas e formatos.

No mais, um canteiro de jardim é uma terapia à parte, tanto na hora de montar um quanto em sua conservação, que exige sim, muita responsabilidade e carinho. E pode ter certeza que esse trabalho será bem retribuído com ótimas sensações.

Como fazer um canteiro?

Há vários jeitos de você conquistar o seu canteiro de jardim em casa ou em um apê. Cada um exige um lugar para ser feito, até porque, dependendo das plantas que você vai cultivar, ele precisará de muita ou pouca luz, assim como água.

YouTube video

Canteiro de plantas vertical

Fácil de fazer e que aproveita de um modo pratico o seu espaço de casa ou apartamento. O canteiro de jardim vertical é uma escolha ideal para quem mora em locais compactos.

Esse tipo de jardim pode ser feito com peças prontas, já que você o compra em gardens e lojas de jardinagem. Madeira ou grades de aço pintado são as bases mais comuns esse tipo de estrutura para pendurar as plantas em seus vasinhos.

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

 

Canteiro de jardim no chão

A não ser que você já tenha um espaço dedicado para colocar terra no chão, esse canteiro de jardim será um pouco trabalhoso de fazer. O que exige até a contratação de um designer ou arquiteto para te ajudar a definir as medidas e estilo.

Com o espaço dedicado e a profundidade necessária para plantar as espécies, dependendo da área, serão precisos poucos ou muitos sacos de terra adubada.

Basta plantar as plantinhas, assim como em vasos, e decorar o espaço com pedras brancas, coloridas, cascalhos e artigos de madeira, que ficará perfeito.

Canteiro de jardim em vasos

O mais prático e que serve bastante a quem não tem tempo de cuidar tanto das plantas. Para fazer esse canteiro de jardim, basta ir à lojas e comprar tanto as mudas quanto as espécies já dentro de vasos.

Mas, como a maior parte das plantas são vendidas em vasos de plástico simples, é aí que entra a sua escolha criativa. Selecione vários formatos e tamanhos de vasos, desde que atendam ao tipo de planta, e decore o seu cantinho com eles.

A grande vantagem desse tipo de canteiro de jardim é sua mobilidade. Então, se chover ou fazer sol, você pode expor as plantas aos diferentes climas que elas gostam.

Veja diversos vasos e cachepots na Tok&Stok!

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de plantas em blocos de cimento

Esse tipo de canteiro de jardim já é moda entre quem gosta de plantas em casas e apartamentos. Custo baixo, praticidade e beleza rústica e simples fazem dessa versão de jardim, bastante escolhida.

Veja se você tem alguns blocos de cimento que sobraram da sua última reforma. Se não, basta ir à uma obra que acabou, e ver se sobraram alguns. Do contrário, o jeito é comprar algumas peças em uma loja de materiais de construção.

Então, basta plantar as mudas com a terra preparada, em alguns dos buracos desses blocos de cimento. Depois, empilhe cada peça do jeito que achar mais bonito. Pode ser reto, em laterais, debaixo de escada, etc. Só tome cuidado porque os blocos são frágeis.

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim em caixotes de madeira

Os caixotes de madeira são ao lado dos blocos de cimento, a escolha de quem preza por um estilo mais natural e orgânico de canteiros de jardim. Eles garantem, assim, um apelo estético suave e delicado.

Caixas de feira e outras, que sejam de madeira, são as estrelas desse jardim que pode ser ainda pintado com as cores que você desejar. Esse visual confere bastante vida ao seu ambiente e, junto com as plantinhas, vai ser o destaque do ambiente.

Para fazer esse canteirinho, forre o fundo das caixas com manta de bidim — um tecido especifico para esse tipo de uso —, coloque a terra por cima e depois plante. Já se as caixas forem vazadas, a melhor escolha é colocar vasos dentro, para não cair terra no chão do seu cômodo.

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim com peças e mobiliário antigo

Você deve ter peças antigas aí em casa ou no apê, que podem ser reaproveitadas para um canteiro de jardim. Mesas, cadeiras, escadinhas, jarros e garrafas de vidro, entre outras, podem servir muito bem para ser a casa de suas plantas.

Nesse tipo de canteiro de plantas, a sua escolha e gosto pessoal é que mandam. Então, basta fazer as suas opções e plantar as mudas em cada objeto, ao seu estilo.

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Veja diversos canteiros de plantas para se inspirar

Inspire-se com canteiros criados com vários materiais e designs, e crie o seu, unindo o melhor de cada tipo.

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

Canteiro de jardim com cactosCanteiro de jardim: como fazer e alguns modelos lindos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazer um canteiro de jardim é uma arte que pode ser aprendida em pouco tempo, e com ele, você também vai aprender mais sobre como cada planta se comporta. Assim, vai fazer as adubações e regas no tempo certo, além de deixá-las ao sol ou não. Certeza de muita vivacidade e beleza em seu cantinho. Boas escolhas!

Fazer um canteiro de plantas é barato. Descubra aqui neste post, quais são outras dicas para deixar o seu ambiente ainda mais lindo e aconchegante, gastando pouco!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.