Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Compartilhe

Quem mora em um apartamento ou em uma casa no centro da cidade, sabe como decorar cozinha pequena pode ser um desafio e tanto, afinal esse cantinho da casa deve ser bonito, funcional, bem organizado e permitir que você faça pequenas refeições com certo conforto.

Além disso, esse espaço deve ser bem iluminado e exibir cores claras, que façam com o espaço pareça mais amplo e cheio de vida.

Para te ajudar, daremos algumas dicas de como decorar cozinha pequena e tornar esse espaço mais prático e bonito. Confira!

[the_ad_group id=”72″]

 

6 Dicas de como decorar cozinha pequena sem estourar o orçamento

Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Foto: tuacasa.com.br

1. Prefira cores claras 

Cores claras fazem com que os espaços pareçam maiores e mais iluminados, por isso, prefira esses tons ao escolher os revestimentos das paredes e dos armários.

Cozinhas coloridas, com paletas de cores mais sofisticadas são uma tendência de decoração. Tons de verde como o esmeralda e o piscina ganharam muito destaque na pintura de móveis e revestimentos nos últimos anos, formando um contraste para lá de atraente com pisos claros e puxadores dourados. Revestimentos e móveis de madeira também são ótimas combinações para esses tons de tinta.

Claro, você ainda pode usar tons mais sóbrios como o preto e o azul-petróleo, mas utilize essas cores nos detalhes do piso, nos objetos de decoração ou nos eletrodomésticos para que o ambiente não pareça menor do que realmente é.

Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Foto: casa.abril.com.br

2. Capriche na iluminação 

Outro ponto importante ao saber como decorar cozinha pequena é cuidar da iluminação – espaços bem iluminados parecerão mais amplos e cheios de vida.

O ideal, é combinar diferentes tipos de luz em uma abordagem em camadas. Além de dar vida extra a cada cantinho da cozinha, essa solução ajuda a criar uma atmosfera agradável e permite personalizar a iluminação em áreas específicas, usadas para diferentes tarefas e em horários variados.

Existem três tipos de iluminação: ambiente, realce e tarefa. A iluminação ambiente pode ser conseguida ao instalar luminárias de teto, que fornecem um brilho difuso a cozinha. Arandelas fornecem luz focal e deve combinar com o estilo de design do espaço.

Já a iluminação de tarefa deve fornecer a quantidade certa de luz para as áreas de trabalho. Assim, essas luzes podem ser instaladas acima da pia, das bancadas ou da ilha. Prefira lâmpadas de LED, que economizam energia e são bastante duráveis.

Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Foto: Arkpad.com.br

3. Invista em móveis sob medida

Um tópico importante quando o assunto é como decorar cozinha pequena é a compra dos móveis. Os armários devem ser escolhidos como muita atenção: não devem ser grandes demais, ocupando espaço desnecessário e nem pequenos demais, que não comportem os eletrodomésticos e nem os mantimentos de maneira adequada.

O ideal é optar por armários sob medida, que além deixarem a cozinha linda e cheia de personalidade, aproveitam ao máximo o espaço disponível e garantem que tudo seja guardado no seu devido lugar.

Caso você não queira gastar demais, a opção é apostar em armário modulados ou prateleiras sem portas, que são mais acessíveis. Nesse caso, é preciso planejar a disposição dos eletrodomésticos e encaixar os móveis no espaço disponível com atenção para aproveitar ao máximo o espaço.

Também é importante observar a organização interna dos armários e o tamanho das gavetas, caso não tenha lugar para guardar tudo o que você precisa, talvez seja uma boa ideia investir em organizadores para ampliar o espaço de armazenamento e evitar que os objetos que não estão sendo usados sejam abandonados em cima do balcão.

Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Foto: revistacasaejardim.globo.br

4. Escolha o formato da cozinha

Ao estudar como decorar cozinha pequena, defina o formato que esse espaço deverá ter. Você pode optar pelo formato em U, em L, corredor, americano e, claro, pelo conceito aberto.

A cozinha americana, por exemplo, deve se integrar a sala de jantar, assim, a decoração desses espaços precisam dialogar entre si para garantir que o ambiente seja o mais acolhedor e agradável possível. Para isso, o ideal é usar o mesmo revestimento em ambos os ambientes, luminárias do mesmo material e móveis das mesmas cores ou de tonalidades semelhantes.

A cozinha estilo galley ou corredor é o layout mais popular de como decorar cozinha pequena. Nesse formato, os eletrodomésticos como lava-louças, fogão e pia são agrupados em na mesma área.

Os armários superiores e inferiores são usados para o armazenamento, deixando espaço do balcão livre para preparar os alimentos. Embora ocupe muito pouco espaço, uma cozinha bem projetada permite encontrar os itens importantes com muita rapidez, o que torna o dia a dia muito prático.

Como decorar cozinha pequena gastando pouco
Foto: delikatissen.com

5. Decida se o espaço terá mesa ou não

Na hora de decidir como decorar cozinha pequena muitas pessoas não sabem se devem ou não investir em uma mesa.

Mesmo que a sua cozinha seja extremamente apertada – você ainda tem opções. Uma mesa retrátil, por exemplo, não ocupa espaço e que você pode desdobrá-la sempre que receber convidados.
Esse modelo é bom por vários motivos – além de deixar a cozinha um charme quando está contra a parede com as folhas para baixo, permite que você se sente com um convidado sem que precise abri-la totalmente.Essa peça também serve para exibir itens decorativos como jogos americanos e castiçais e pode ser utilizada para fazer anotações ou ler um livro, como você faria com uma ilha. Caso a sua cozinha seja quadrada, opte por uma pequena mesa do canto, assim, terá espaço extra para preparar os alimentos e fazer refeições rápidas com certo conforto.

Como decorar cozinha pequena gastando pouco

Foto: elmoeble.com

6. Contrate o Arquiteto de Bolso

No Arquiteto de Bolso você recebe consultoria online para descobrir como decorar cozinha pequena gastando pouco. Essa orientação do seu arquiteto ou designer deixará o projeto com a sua cara e você poderá visualizar, na hora, como ficará cada ambiente da sua casa e fazer todas as modificações que quiser.

Vai construir ou reformar e quer saber como decorar a cozinha pequena? Entre em contato com o Arquiteto de Bolso agora mesmo e transforme o seu ambiente!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.