Como escolher sofás e poltronas para o seu ambiente

Compartilhe

Saber como escolher sofás e poltronas é bem importante quando você está planejando um ambiente para a sua casa. Afinal, esses móveis são os responsáveis não apenas por uma boa aparência, mas também para trazer conforto.

Com um sofá macio e confortável, você terá um local apropriado para fazer a leitura de um livro, ficar sentado olhando as redes sociais no celular, assistindo televisão ou até mesmo dar aquela cochiladinha gostosa depois do almoço.

Mas como escolher bons sofás e poltronas, que sejam bonitos e eficientes, para compor os seus ambientes. Para ajudá-lo nesse momento, trouxemos algumas dicas. Acompanhe!

[the_ad_group id=”72″]

Afinal, como escolher sofás e poltronas? Veja 4 dicas!

Existe uma série de fatores que devem ser considerados antes de você escolher um sofá ou poltrona para os seus ambientes. Veja as nossas orientações!

1. Analise o ambiente em que o sofá ou poltrona será utilizado

No momento em que você estiver pensando em como escolher sofás e poltronas, é importante pensar no ambiente em que o móvel será utilizado.

Isso porque cada cômodo da casa traz uma necessidade diferente para o móvel. Um sofá para sala de TV necessita ser mais macio e ter certa profundidade. Além disso, ele pode até mesmo ser alongado com uma chaise.

Agora, se o seu sofá for para uma sala que é mais usada para receber amigos e ficar sentado conversando, ele precisa ser mais firme. Caso contrário, fica difícil sentar ou levantar, bem como se manter sentado em uma postura mais ereta.

2. Escolha o tamanho do sofá

Escolher bem o tamanho do sofá é importante, tendo em vista que você precisa de um móvel que fique bem no seu ambiente. Logo, o mais inteligente a se fazer é medir o cômodo em sua totalidade, criando uma espécie de planta baixa com tudo o que deseja combinar.

Além disso, é uma boa prática definir um espaço mínimo de 60 cm livres de cada lado do sofá. Isso é importante para que a distribuição dos móveis possa ser feita sem que o espaço fique muito apertado.

Ainda falando no tamanho, se você mora em um prédio, antes de fazer a compra, deve analisar se o sofá ou poltrona cabe no elevador do condomínio. Afinal, subir vários lances de escada com um móvel desse tamanho nas costas é bem desconfortável, não é mesmo?

Em alguns casos, a entrada do móvel por içamento é uma alternativa. No entanto, você terá dificuldades caso pense em se mudar logo.

Para quem mora em apartamento alugado, por exemplo, essa não é uma boa prática. Se for esse o seu caso, opte pelos modelos menores e mais funcionais.

3. Determine a cor do sofá ou poltrona

Para você ter uma decoração mais bonita, escolher sofás pela cor do tecido que o reveste também deve ser feito com cuidado. O ideal é que sejam feitas combinações com o restante dos seus móveis.

Porém, além das combinações, também vale a pena pensar em outros fatores ao escolher a cor do sofá. As tonalidades mais claras, por exemplo, sujam muito fácil e é preciso estar sempre limpando para manter uma boa aparência.

Se você tem crianças pequenas ou animais de estimação em casa, portanto, as cores mais claras não são recomendadas. Nesse caso, opte por tonalidades mais escuras e que escondem melhor a sujeira e disfarçam eventuais manchas, como de alimentos derramados.

Caso você pense que um sofá ou poltrona escura deixa o ambiente com um clima mais “pesado”, pode usar um tapete mais claro para dar o contraponto. Pensar em técnicas de equilíbrio, como o feng shui também é uma alternativa das mais interessantes.

4. Teste o sofá ou poltrona antes de comprar

Testar o sofá antes de comprar é algo bem necessário. Já imaginou que perrengue comprar um móvel lindo, mas que você não suporta parar sentado por cinco minutos?

Para evitar esse tipo de situação, antes da compra, teste os mostruários da loja. Sente, deite, enfim… Não tenha vergonha e teste o sofá como o usaria na sua casa.

E, no caso de encontrar preços mais atrativos na internet, a nossa dica é: anote todas as características, salve fotos no celular e saia bater perna nas lojas da sua cidade.

Ao encontrar modelos parecidos com o que você quer comprar, faça o teste na loja física. Depois, é só ir para casa e fazer a compra no site em que o preço está mais atrativo.

Também há a possibilidade de mostrar o preço mais baixo, que você encontrou na internet, e dar aquela pechinchada. Para não perder a venda, pode ser até que a loja física faça um precinho ainda mais camarada.

Agora você já sabe mais sobre como escolher sofás e poltronas. Coloque as nossas dicas em prática e crie ambientes bonitos e confortáveis.

Continue por aqui e veja agora como escolher o melhor tipo de piso para cada ambiente!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.