Como fazer uma varanda para apartamento pequeno? Descubra!

Compartilhe

Com a verticalização imobiliária, os apês estão, a cada dia, apresentando plantas menores. Por essa razão, não é raro encontrar pessoas que vivem em locais supercompactos e com as metragens reduzidas. E, nessas condições, é muito comum que os moradores sintam falta de uma área externa — seja para ter maior sensação de acolhimento, ou também, para garantir um cantinho próximo da natureza. É aí que a varanda para apartamento pequeno se torna importantíssima.

Além de ser pra lá de charmosa, essa área se tornou um grande diferencial das construções contemporâneas. Aliás, e dependendo de sua disposição, é possível aproveitá-la de inúmeras formas, como para receber alguns convidados ou, simplesmente, montar um verdadeiro refúgio de descanso e bem-estar.

Mas, como colocar todas essas ideias em prática e fazer com que esse ambiente fique otimizado? Neste post, vamos te contar tudo sobre o assunto. Para entender melhor e valorizar o seu imóvel, siga a leitura e anote as nossas dicas de estilo e funcionalidade!

[the_ad_group id=”72″]

 

Descubra a finalidade da sua varanda para apartamento pequeno

O primeiro passo não poderia ser outro. Para conseguir aproveitar ao máximo a área externa do seu apê, é necessário definir qual será a sua finalidade. Nesse momento, você deve considerar as suas necessidades — e as dos demais moradores —, para então, eleger o melhor uso do local.

Há algumas pessoas, por exemplo, que aproveitam a varanda para criar um minijardim. Outras, por sua vez, preferem montar um cantinho de leitura; enquanto há aquelas que desfrutam do espaço e constroem um belo home office. As possibilidades são inúmeras!

Inclusive, caso não saiba por onde começar, vale responder algumas perguntas básicas, mas muito importantes. São elas:

  • quantas pessoas moram no apartamento?

  • qual é a rotina dos moradores?

  • algum morador está trabalhando em casa?

  • vocês possuem área de lazer disponível no condomínio?

  • quais são as suas principais necessidades ao longo da semana?

  • vocês costumam receber amigos em casa?

Somente após concluir essa etapa é que você deverá passar para a outra fase do processo de ambientação e definir quais são os melhores revestimentos, elementos decorativos e mobília.

varanda para apartamento pequeno

Considere a integração dos ambientes

Hoje em dia, muito se tem falado sobre a integração de ambientes.  Tendência no setor de design de interiores e arquitetura, essa técnica consiste em “unir” dois cômodos, removendo as suas portas, paredes ou qualquer outra divisória presente no local. Com ela, é possível aproveitar melhor as metragens, além de promover uma boa sensação de amplitude no local.

E, obviamente, com a varanda para apartamento pequeno não seria diferente. O mais comum, é que a sala de jantar ou a sala de estar sejam os cômodos integrados à varanda. Nessas situações, é preciso remover parte da parede e ter um cuidado redobrado com o nivelamento do piso.

Fora isso, e caso a sua varanda para apartamento pequeno seja aberta, será preciso fechar o espaço utilizando uma cortina de vidro. Assim, além de proteger o ambiente, os moradores terão mais conforto térmico, silêncio e segurança.

Aproveite ao máximo o espaço vertical

Quando falamos sobre uma varanda para apartamento pequeno, já fica subentendido que o espaço disponível é bem reduzido. Por essas e outras, existem pessoas que mal sabem como aproveitá-lo adequadamente — fato que leva muitos moradores a, simplesmente, desistirem da reforma.

Porém, nada de deixar esse desejo de lado! Felizmente, e graças aos conhecimentos de arquitetos e designers de interiores, vários truques podem ser colocados em prática em sua ambientação. Um deles diz respeito ao uso do espaço vertical.

Em vez de aproveitar as metragens disponíveis na horizontal do local, considere usar toda a área livre nas paredes e, até mesmo, em parte do teto. Uma ideia interessante e que se aplica muito bem nesse contexto é o famoso jardim ou horta vertical.

Caso você prefira algo mais funcional, outra possibilidade é instalar nichos, prateleiras e armários suspensos para organizar pertences que, até então, não tinham lugar definido na parte interna do apartamento. Fica demais!

varanda para apartamento pequeno

Escolha os móveis certos para sua varanda para apartamento pequeno

Assim como em qualquer outro cômodo do apê, a varanda pequena exige o uso dos móveis corretos. Aqui, a escolha das peças dependerá única e exclusivamente da finalidade do espaço.

A ideia é criar um home office simples? Então, a melhor saída é utilizar peças que sejam versáteis e facilitem a sua rotina de trabalho. Entre elas, está a escrivaninha ou mesa dobrável, um gaveteiro com boa capacidade de armazenamento interno e uma cadeira ergonômica, que oferecerá mais conforto e te protegerá contra problemas de saúde no futuro.

Por outro lado, caso a proposta seja transformar o ambiente em um cantinho para receber convidados, como um minibar, você precisará dar atenção a outros fatores. Prefira, por exemplo, adquirir cadeiras estilosas, com o encosto e o estofado confortáveis. Se o local for pequeno e você tiver dificuldade para guardá-las, as versões dobráveis são ótimas saídas.

No mercado, existem várias lojas que produzem peças sob medida e outras, que trabalham com mobiliários pequenos — desenvolvidos especialmente para ocupar pouco espaço. Entre eles, destacamos as mesinhas de centro e as laterais, as bancadas, os puffs e até as churrasqueiras portáteis e elétricas.

Leve cor e vida para o décor

Além das plantas, que já são coloridas por natureza, uma maneira de adicionar mais cor à composição do ambiente é utilizar revestimentos pautados por tonalidades marcantes. Ladrilhos, azulejos e até adesivos de parede cumprem muito bem essa função.

De qualquer modo, a forma mais prática de conquistar um efeito bacana é aplicando a boa e velha tinta de parede. Dependendo do material da mobília, você ainda pode escolher um tom que se destaque para criar uma atmosfera intimista.

Imagine, por exemplo, que os móveis da sua varanda para apartamento pequeno sejam todos feitos em madeira. Assim, é possível pintar uma única parede de verde-musgo ou azul royal. Em contrapartida, um mobiliário clean e com detalhes metálicos, pode ficar ótimo quando coordenado com revestimentos quentes. O vermelho, o terracota e o mostarda estão nessa lista. Experimente!

varanda para apartamento pequeno

E então, curtiu as nossas dicas sobre como montar uma bela varanda para apartamento pequeno? Acredita que, agora, está mais fácil garantir um cantinho charmoso e capaz de suprir as suas necessidades diárias? Esperamos que sim!

Caso tenha gostado e queira conferir mais dicas exclusivas, aproveite para acessar outro artigo e descobrir algumas ideias de decoração para pets. O post está demais!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.