Quando nos mudamos para uma casa ou apartamento novo é muito importante conhecer diversos detalhes a respeito do imóvel. As condições dos sistemas elétrico e hidráulico, as particularidades das estruturas e, até mesmo, o estado de conservação dos revestimentos devem entrar nessa lista. E, fora isso, também é interessante saber como medir seu ambiente.
Independentemente do tamanho da propriedade, é essencial saber as suas medidas básicas. Assim, você conseguirá ter mais facilidade na hora de realizar uma reforma ou reparo. Ou então, conseguirá adquirir uma mobília sem dor de cabeça, evitando correr o risco de comprar peças grandes ou pequenas demais para o local.
Mas, vamos falar a verdade: ainda hoje, muitas pessoas acreditam que medir um cômodo é uma tarefa trabalhosa demais. Por outro lado, existem aqueles que mal sabem o que é preciso analisar durante esse processo. Para evitar desentendimentos e facilitar a sua empreitada, vamos te contar todas as informações necessárias, além de dar algumas dicas simples e eficientes. Acompanhe e fique por dentro!
[the_ad_group id=”181″]
Por que é necessário tirar as medidas de um imóvel?
Ao pegar as chaves do tão sonhado e esperado imóvel é normal que algumas pessoas se preocupem com as questões estéticas do espaço. Esse é o caso dos revestimentos, acabamentos, mobília e por aí em diante.
No entanto, existe um elemento importantíssimo e que, muitas vezes, é ignorado por boa parte dos moradores. Especialmente, aqueles que são “marinheiros de primeira viagem”. Esse é o caso das medidas da propriedade.
É por meio da metragem de uma área que conseguimos ter mais facilidade na hora de tomar certas decisões. Imagine, por exemplo, que você pretende montar uma cozinha planejada. Nessa situação, saber como medir seu ambiente é essencial, já que cada peça da mobília será desenvolvida com base no tamanho e proporção do cômodo.
Há momentos em que queremos adquirir um sofá ou estante novos. E, então, como saber se o produto se encaixa harmoniosamente no espaço? Não tem segredo: você só terá essa resposta ao conferir as medidas do local.
Fora isso, a metragem será uma grande aliada durante uma reforma ou reparo. Isso porque, é a partir dela que você saberá, com exatidão, a quantidade de revestimento ou tinta necessários para determinada superfície. Em linhas gerais, é uma informação valiosa e que não pode ser descartada.
Como medir seu ambiente: o passo a passo infalível
Agora que você já entendeu a importância de descobrir as metragens de cada cômodo, chegou a hora da verdade. A seguir, vamos ensinar como medir seu espaço com rapidez e sem nenhum sufoco. Anote!
Você vai precisar de:
-
papel;
-
caneta ou lápis;
-
trena.
Passo 1
Primeiramente, analise todo o cômodo e o seu formato. Em seguida, desenhe o espaço no papel, à mão livre. Lembre-se de incluir no rascunho as paredes como se estivesse enxergando “de cima”. Indique ainda as portas e janelas.
Passo 2
Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.
Passo 3
Para medir as portas e as janelas, você precisará ir além. Nessa etapa, é necessário conferir a medida da altura, da largura, além da distância até o chão.
Passo 4
Com tudo pronto, passe as medidas para uma folha em branco. Se quiser, também é possível criar um novo e detalhado desenho, ainda mais, se você estiver com planos de passar essas informações a um arquiteto ou designer de interiores.
Dica bônus: apps para medir um espaço
A tecnologia está cada vez mais presente em nossa rotina, o que tem facilitado o desenvolvimento de diversas ferramentas que podem nos ajudar na medição de um cômodo. São aplicativos acessíveis, muitos deles gratuitos, e disponíveis tanto para Android, quanto para iOS. Confira a nossa lista.
Medida
Disponível para sistema iOS, esse app da Apple apresenta um funcionamento incrível. Com ele, será possível obter resultados com base no uso da câmera do smartphone — que, por sua vez, terá a função de identificar as superfícies.
Durante a consulta, é possível utilizar réguas e diferentes guias simultaneamente. E não termina por aí: além desses recursos, o Medida conta com uma ferramenta de nível, que ajuda a nivelar superfícies e objetos.
Measure
O Measure é um programa criado pelo próprio Google e, portanto, pode ser usado em dispositivos com sistema Android. Nele, há a opção de utilizar a câmera do aparelho para a realização de cálculos, ou então, para capturar as fotos dos ambientes e tirar as suas metragens.
Assim que tocar em cada medida que foi salva, o aplicativo exibirá os números em variadas métricas, incluindo também, alguns atalhos para que o usuário consiga salvar ou compartilhar as informações com terceiros.
Magicplan
Acessível para Android e iOS, o Magicplan é uma ferramenta bastante conhecida no universo da arquitetura e engenharia. Ao usá-lo, o usuário pode utilizar a câmera do celular para tirar medidas através da realidade aumentada.
Também existe a possibilidade de determinar as dimensões de um ambiente ou planta, assim como outros recursos incríveis. Por fim, você conseguirá criar relatórios, modelos de espaço em 3D e, inclusive, arquivos em formato PDF.
Prime Ruler
Não poderíamos encerrar o post sem citar o Prime Ruler — um app fantástico que merece a sua atenção. O programa conta com o recurso de realidade aumentada, muito parecido com os aplicativos próprios para essa finalidade. Ele ainda oferece régua em 2D e algumas funcionalidades que calculam o volume e a área de variadas superfícies. Experimente!
E aí, colega, após essa leitura você conseguiu aprender como medir seu ambiente e tornar toda e qualquer mudança no imóvel mais simples e eficaz?
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente. Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato para responder sua questão. Até logo!
[the_ad_group id=”126″]