Como organizar guarda-roupas?

Compartilhe

A gente até tenta deixar tudo arrumado, porém com a correria do dia a dia fica difícil conseguir manter. Bate até um desespero na hora de se trocar já que, com tudo bagunçado, é impossível encontrar o que vestir. Quando isso acontece, o melhor jeito é parar tudo e colocar as coisas no lugar. Mas, como organizar guarda-roupas de modo que a arrumação dure por mais tempo?

Sabemos que o grande vilão da desorganização sempre é a rotina agitada. Porém, o modo mais prático e funcional de como organizar guarda-roupas está na gestão do espaço disponível. Prateleiras, gavetas e cabides devem ser arrumados não com uma configuração pré-definida, mas de acordo com as suas reais necessidades e hábitos.  

[the_ad_group id=”72″]

Dicas de como organizar guarda-roupas

Dentre as diversas maneiras de como organizar guarda-roupas, existem algumas dicas que irão lhe ajudar a manter tudo em ordem no seu quarto. O importante é saber definir dentro do armário qual local é melhor para cada tipo de peça de acordo com o uso. Ficou com curiosidade? Confira abaixo todas elas!  

Comece tirando tudo para fora

A melhor maneira de iniciar uma arrumação realmente é retirando todos os itens do guarda-roupas. Coloque uma música animada para começar o trabalho, espalhando as peças em cima da cama, na poltrona ou cômoda. Tente manter as peças divididas, assim será mais fácil na hora de colocar de volta. 

Aproveite para limpar bem as gavetas e as prateleiras. Se você preferir, já deixe um sachê de fragrância em cada cantinho do armário. Assim, quando colocar as roupas de volta, tudo ficará muito mais cheiroso e agradável. 

Decida já quais peças serão doadas

Antes de começar a arrumação, é recomendado já encarar de primeira o momento desapega total.. Sabe aquela blusa que você comprou na promoção e nunca usou? Aquela saia que ganhou de presente de aniversário e detestou ou a calça da juventude que não entra mais? Doe! 

Existem muitas entidades assistenciais que recolhem esse material e distribuem para pessoas em situações de fragilidade que realmente precisam. Vale ressaltar que a roupa para ser doada deve estar em bom estado de conservação, por isso é legal fazer constantemente esse tipo de triagem. 

Uma boa maneira de organizar o guarda-roupas é seguir o método Konmari idealizado pela especialista em organização, a japonesa Marie Kondo. Segundo a indiscutível guru da ordem, é preciso deixar no armário apenas as coisas que trazem alegria e bom humor. Experimente! 

Faça divisões entre as roupas 

É uma boa ideia dividir as peças de vestuário por categorias, como por exemplo: esportes, trabalho, lazer, festas. Ao fazer isso, certamente ficará mais fácil de encontrar na hora de se vestir, principalmente para quem levanta cedo e tem que escolher a roupa logo quando acorda. 

Separe as roupas de acordo com a estação

Essa divisão também pode ser feita de acordo com a estação do ano. Na primavera e no verão, o ideal é guardar casacos mais pesados no fundo do armário. O mesmo vale para as roupas e acessórios de praia durante os meses de baixa temperatura.   

Os sacos herméticos de plástico são ótimos para diminuir o volume e abrir espaço no guarda-roupa. Eles são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e possuem diversos tamanhos. 

Invista nos cabides certos para cada roupa

Já foi o tempo em que tínhamos que equilibrar tudo em um único modelo de cabide. Hoje em dia, o mercado está cheio de novidades, com diferentes cabides multiuso para cada tipo de vestimenta e até acessórios. 

Para criar uma harmonia dentro do guarda-roupas, mesmo os cabides estando em diferentes formatos, você pode optar por uma padronização de cor ou mesmo de material.

Utilize caixas organizadoras

Um ótimo jeito de manter tudo em ordem são as caixas organizadoras. Geralmente elas são melhores adaptadas dentro de gavetas. Existem modelos específicos para roupas e também para acessórios como óculos e gravatas. Para as roupas íntimas ter uma caixa organizadora do tipo colmeia é fundamental. 

Coloque os sapatos em ordem

Se você não tiver uma sapateira disponível, é recomendado duas formas de guardar seus sapatos: sacos de pano, caixas de papelão clássicas ou caixas de acrílico transparentes. Em todos os casos, os sapatos se conservam muito bem e evitam que bactérias e sujeira se instalem nas prateleiras do armário.

como organizar o guarda-roupa
Foto: Reprodução Arquiteto de Bolso

Pendure as roupas de acordo com o uso

Como arrumar guarda-roupas se não for para simplificar a sua vida, não é mesmo? Pendure os casacos e vestidos tendo como base a sua rotina de uso. Deixe as peças que você mais veste sempre bem visível, logo que você abrir a porta do armário. Já os vestidos de festa, que usamos só de vez em quando, podem ficar nas extremidades. 

Faça regularmente uma manutenção 

Na pressa, é normal experimentar um monte de roupas e não ter tempo para colocar novamente as pecas no cabide. Acabamos dobrando de qualquer jeito e enfiando no primeiro buraco que aparece dentro do armário. 

Para que essa prática não se transforme em uma bola gigante capaz de cair em cima do primeiro que abrir uma das portinhas, o ideal é fazer uma leve arrumação de vez em quando. É uma organização rápida, somente para tentar controlar a situação e não acumular bagunça. 

8 ideias de como organizar guarda-roupas para você se inspirar! 

Depois de conferir algumas dicas de como organizar guarda-roupas e manter todas as suas vestimentas em ordem, chegou o momento de se inspirar. Confira a seleção de diferentes alternativas de arrumação que separamos para vocês!

1 – Caixas transparentes para guardar sapatos facilitam a organização

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

2 – Os organizações no estilo colmeia são ideais para roupas íntimas

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

3 – Organizar em caixas ajudam a manter a arrumação

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

4 – As funções dos cabides multiuso devem ser exploradas

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

5 – Chapéus devem ter um espaço próprio para que não sejam danificados

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

6 – Dividir as roupas por tons ajuda na hora de se vestir

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

7 – É preciso ter um espaço entre um cabide e outro para não amassar as roupas

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

8 – Vale a pena investir em organizadores de acessórios

como organizar o guarda roupas
Foto: Reprodução Pinterest

Gostou das nossas dicas de como organizar guarda-roupas? Então você vai adorar o nosso post especial sobre Dicas e Macetes para organizar a casa. Confira!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.