Cores para sala: saiba como escolher a melhor

Compartilhe

Que tal escolher novas cores para sala de estar? Como sabemos bem, este é um dos cômodos mais utilizados em um lar — seja para relaxar, receber os convidados ou assistir à TV no fim do dia. Por isso, é de grande importância eleger as tonalidades certas para o ambiente e que, inclusive, estejam devidamente alinhadas com a sua decoração.

O ideal é investir em tons que são tendência no setor, mas que também sejam capazes de refletir um pouco da personalidade e estilo dos moradores. Dependendo da opção escolhida, é possível transmitir sensações diferentes, deixando o espaço mais alegre e vibrante, ou também, intimista, calmo e próprio para o relaxamento. Você é quem manda!

No Arquiteto de Bolso, nós adoramos uma boa mudança. E foi com esse pensamento que decidimos dividir algumas dicas — e inspirações — de cores para sala de estar que, certamente, ficarão incríveis em seu cantinho. Acompanhe este post completo e defina, de uma vez por todas, qual a solução ideal para o seu apê.

[the_ad_group id=”72″]

 

O que analisar ao escolher as cores para sala

O universo de decoração está cada dia mais diversificado. Ao sair em busca de cores para sala de estar, você encontrará inúmeras opções — que vão desde as mais clarinhas e ideais para quem gosta de um visual clean, até outras marcantes e que não passam despercebidas.

É neste momento que podem haver uma certa indecisão: afinal, como acertar em cheio no tom? Para tanto, um bom truque é considerar alguns fatores básicos, especialmente, porque as tonalidades conseguem mudar completamente a produção e a proposta de um ambiente. Entre os itens que merecem ser analisados, destacamos:

  • o estilo dos móveis;
  • as características do piso;
  • o tamanho do ambiente;
  • o perfil dos moradores;
  • o modelo arquitetônico do imóvel;
  • as atividades realizadas no espaço etc.

 

cores para sala

Foto: article.com

Como decorar a sala usando cores fortes

A sua paleta de cores para sala é formada por tonalidades intensas e vibrantes? Tudo bem! Foi-se o tempo em que as pessoas acreditavam que esses tons não poderiam ser utilizados nos ambientes internos, por sobrecarregá-los.

Hoje, graças aos truques de design, é possível coordená-los de modo harmônico, brincando com os elementos decorativos para que o cômodo fique repleto de personalidade, mas sem comprometer o bem-estar visual dos moradores e seus convidados.

Um segredo bacana, é apostar nos pontos de cor. Por exemplo: em vez de utilizar um tom intenso em todas as paredes ou no piso, você pode aplicá-lo em um único móvel, ao mesmo tempo em que o combina com outras tonalidades neutras, tais quais o branco, o off-white ou o cinza. Assim, o visual ficará equilibrado e original na medida certa.

Você também pode pintar somente uma parede ou utilizar detalhes coloridos no cômodo. Hoje em dia, o setor conta com uma vasta variedade de luminárias, relógios, porta-retratos, molduras e móveis pequenos que carregam cores intensas, sendo ótimas soluções para embelezar, mas sem prejudicar a composição do local.

 

cores para sala 2

Foto: beautyeq.co.nz

As cores para sala mais utilizadas do momento

A cada temporada, temos novas cores para sala que ficam em alta no segmento do design e da decoração. Assim como, existem tons que nunca saem de moda e podem ser aplicados no espaço por quem deseja ter mais praticidade e economia no lar.

Independentemente da sua motivação, uma coisa é certa — há várias opções e caberá a você definir qual delas é capaz de transmitir melhor o seu estilo, assim como, promover as sensações desejadas no cômodo, como calma e tranquilidade ou alegria e motivação.

E para facilitar essa tarefa, selecionamos abaixo quais são as cores para sala mais utilizadas do momento. Já garantimos: há boas alternativas para todos os gostos. Inspire-se!

Cores para sala: branco

Sem dúvida, o branco é uma das tonalidades mais utilizadas nas salas — ainda mais, em se tratando dos espaços pequenos. Normalmente, esse tom ajuda a ampliar o ambiente, propagando a luz natural e mantendo o local visualmente confortável.

Ainda é uma ótima opção para quem possui mobília colorida e deseja criar um contraste neutro, impedindo que o resultado fique exagerado. Vale ressaltar, que o branco conversa muito bem com todos os estilos de decoração, do clássico e romântico, passando pelo rústico e contemporâneo, até o moderno e exótico.

 

cores para sala branco

Foto: domino.com

Cores para sala: amarelo

Quer mais opções de cores para sala? Invista no amarelo! Forte e intensa, a tonalidade pode ser utilizada em uma parede inteira, ou também, apenas nos detalhes de um papel de parede ou outro tipo de revestimento.

Ideal para promover um efeito alegre e descontraído, o amarelo garante luminosidade, principalmente, quando adicionado em projetos de salas escuras e que não recebem muita incidência solar.

Para um resultado moderno, uma ótima solução é coordenar essa opção com elementos metálicos, como os móveis e demais objetos que apresentam um acabamento em prata.

 

cores para sala branco

Foto: shakemyblog.fr

Cores para sala: azul

A verdade é que o azul consegue ser encontrado em diferentes variações — das mais clarinhas, até as fortes. As versões suaves são ideais para os moradores que desejam criar um ambiente calmo, ideal para descansar após um dia estressante.

Já se preferir uma proposta mais sóbria e sofisticada, vale recorrer aos tons escuros, que ficam incríveis quando combinados com revestimentos ou móveis em madeira. Faça o teste e veja a mágica acontecer!

 

cores para sala azul

Foto: nesttwentyeight.blogspot.com

Cores para sala: rosa

Para encerrar o post, que tal um pouco de feminilidade? De todas as cores para a sala de estar, a rosa é a mais delicada, combinando muito bem com produções românticas, clássicas e contemporâneas.

A parte boa, porém, é que você não precisa se limitar ao papel ou tinta de parede para usar o tom. Extremamente versátil, o rosa é utilizado em diversos itens dentro de uma composição, como nos tapetes, nas almofadas, no próprio sofá ou em uma estante bem chique.

 

cores para sala rosa

Foto: theglitterguide.com

E aí, curtiu conferir as dicas de cores para sala? Acredita que, após a leitura, vai ser fácil repaginar o espaço e deixá-lo de acordo com as suas preferências? Estamos na torcida!

Caso tenha gostado e queira continuar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de seguir as páginas do Arquiteto de Bolso no Facebook e Instagram.

Lá, você encontra recomendações simples e super acessíveis sobre o mundo do décor, da arquitetura e do design.

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.