Cores que combinam com dourado na decoração

Compartilhe

Quer trazer luxo e destaque ao seu cantinho, sem abusar de nada? Vá da cor do ouro, que a aposta é certa. O tom é perfeito para promover um charme ao ambiente. E, o melhor, é que há uma diversidade de cores que combinam com dourado, para diversificar a sua decoração.

O tom dourado remete à arquitetura clássica e ao período barroco, com construções ornamentadas e repletas de pintura dourada. Logo, colocar pitadas desta cor em seu décor é trazer ao seu espaço, a atmosfera de obras luxuosas e detalhistas.

Mas, cuidado. Essa cor não é nada discreta, o que requer usá-la em doses moderadas, para ficar na medida certa. Então, para acertar na sua decoração, conheça neste post, várias cores que combinam com dourado, e como usá-las!

[the_ad_group id=”72″]

 

Usar o tom sobre tom é perfeito em cores que combinam com dourado

Cores que combinam com dourado, tom sobre tom

Créditos: Pinterest

Muita calma nessa hora de usar o dourado tom sobre tom, afinal, a maioria dos objetos e do espaço será em tonalidades do tipo. A proposta desse décor é trazer o espírito do alto luxo para dentro do ambiente.

Alguns exemplos do que fica super bem nessa combinação de cores que combinam com dourado são usar cortinas em tons dourados, ou mesmo com detalhes na cor. Ainda, cadeiras, mesas e molduras de quadro no tom ficam excelentes.

Para quebrar o excesso dessa tonalidade, invista também em cores neutras, como o creme, bege e outros tons terrosos em paredes e alguns itens. Elas suavizam a impressão visual do lugar.

Veja diversas cortinas douradas na Leroy Merlin!

Distribuir o dourado com prata traz muito luxo

Cores que combinam com dourado, prata

Créditos: Pinterest

Nem tudo que reluz é ouro, pode ser prata também. Essa dobradinha de tons que respondem da mesma maneira quando iluminadas retrata um ambiente de alto luxo e moderno. Combinando o perfil clássico do dourado com o ar futurista da cor prata.

Peças como lustres, sofás e espelhos trazem o impacto que você deseja no ambiente, na medida certa. Também, cabe aqui um barzinho decorado nessas cores, que une o estilo de ambas em uma peça que é sinônimo de requinte e bom gosto.

Equilibrar o dourado com azul reflete seriedade

Cores que combinam com dourado, azul

Créditos: Pinterest

Sobriedade e extravagância. Das cores que combinam com o dourado, o azul é, sem dúvidas, uma cor que reflete essa mescla com o dourado. Além de trazer seriedade ao espaço, tons azuis transmitem a ideia de confiança.

Uma das grandes tendências do momento são as cozinhas monocromáticas e, móveis deste ambiente revestidos em azul, são muito chiques. Aplicar o dourado em peças estratégicas como maçanetas, puxadores de armários e mesmo no jogo de louça é sucesso.

Descubra muitos itens em tom azul, para cozinha, na Leroy Merlin!

Trabalhar a cor dourada com o tom preto, é requintado

Cores que combinam com dourado, preto

Créditos: Pinterest

Das cores que combinam com dourado, o preto traz o simbolismo do luxo aliado ao “pretinho básico” que as decorações têm ganhado cada vez mais. Enquanto o dourado “abre o espaço”, o preto o mantém “estável”.

Mas, tome cuidado, não use nem um ou outro excessivamente, pois, muito dourado pode parecer brega, e o preto em excesso pode parecer sufocante ao ambiente. Uma boa dica aqui é mediar essa relação com cores brancas, combinado?

Combinar o dourado com madeira é ir além na decoração

Cores que combinam com dourado, madeira

Créditos: Pinterest

A decoração de cores que combinam com dourado não deve se restringir apenas a tons sintéticos de pintura ou revestimentos. Nesse sentido, buscar um apelo orgânico vai super bem.

A madeira cumpre com maestria o papel de aliar a cor de ouro ao seu tom terroso natural. Móveis em estilo clássico, com estofados robustos, além de portas, estantes, mesinhas de centro, entre outras, ficam perfeitas com a cor.

O mais fácil de acertar nesta combinação é aplicar o dourado no estilo clássico. Mas, cabe aqui também, inovar e buscar estilos contemporâneos para usar essa mistura de cores maravilhosa.

Distribuir a cor de ouro pela decoração cai muito bem

Cores que combinam com dourado

Créditos: Pinterest

As cores que combinam com dourado devem ser espalhadas pelo ambiente de maneira bem distribuída, para que o efeito seja brilhante na medida certa. Para tal, invista em luminárias, cachepots e também em iluminação incandescente — este tipo tem cor amarelada, que inspira o dourado.

A grande vantagem de decidir pequenos décors é que você pode escolher por último, muitas dessas peças, quando tiver seu projeto quase concluído ou mesmo acabado. Ficando com você a tarefa de colocar essas cerejinhas do bolo do seu décor.

Confira várias decorações douradas na Leroy Merlin!

Decorar com dourado e vermelho traz excentricidade

Cores que combinam com dourado

Créditos: Pinterest

O vermelho é uma das cores que combinam com dourado que fazem o status do ambiente ir ao luxo extravagante.

Como o vermelho é uma cor quente, o dourado ajuda a suavizar o ambiente. Dentro dessa linha você pode usar tons intensos como a marsala ou o vinho, que é ainda mais sóbrio e dá um toque bastante charmoso e fino.

A dica é moderar o uso dessas combinações, porque de tão intenso que o tom vermelho é, se for aplicado demais, você pode até enjoar dele.

Peças em que essa cor vermelha fica com um bom resultado são em abajures, uma só parede, uma estante, e em detalhes.

Combinar o dourado com marrom mostra sobriedade

Cores que combinam com dourado, marrom

Créditos: Pinterest

O marrom combinado ao dourado garante um aspecto rústico e sóbrio, sem perder o toque de luxo.

Essa é uma das cores que combinam com dourado na decoração, que remete a casarões coloniais e o estilo barroco. Na época, o ouro era usado em entalhes de madeira.

Portanto, sabendo que a mistura entre os dois tons cria um efeito barroco, você já tem a ideia de que o estilo é muito carregado e chama a atenção.

Uma vantagem desse estilo é que ele transmite uma sensação muito aconchegante, quase que te convidando a passar mais tempo dentro do cômodo decorado. Uma ótima ideia para usar em ambientes que você quer curtir muito.

Mesclar dourado com branco suaviza o ambiente

Cores que combinam com dourado, branco

Créditos: Pinterest

O branco continua a funcionar com qualquer outro tom, pois tem seu estilo neutro que equilibra qualquer cor mais viva ou extravagante como o dourado.

Dentro da paleta do tom branco, há as tonalidades de gelo, pérola e também os efeitos tipo pátina. Essa variação permite mais combinações com o dourado e trazem muita versatilidade para você criar ambientes estilosos em sua casa ou apartamento.

Trabalhar dourado com rosa traz feminilidade

Cores que combinam com dourado, rosa

Créditos: Pinterest

A combinação de dourado com rosa traz um efeito bastante feminino, valorizando essa característica no ambiente. Portanto, se você quer colocar essa marca nos cômodos, vá fundo.

Para não errar nessa escolha de cores que combinam com dourado, vá pelo caminho de tons mais suaves, que tendem a não ficar sobrecarregados como os mais vivos. Uma coloração do tipo metalizada também vai bem com a cor de ouro, usando ambas em proporções discretas.

Por fim, não escolha aqueles tons do tipo rosa shock ou em neon, pois eles vão disputar o espaço do dourado, que deve ser a “cereja do bolo” da sua decoração.

O dourado com bege equilibra o ambiente

Cores que combinam com dourado, bege

Créditos: Pinterest

O bege é um dos tons que combina com dourado, que traz ares clássicos e contemporâneos, acertando em cheio nos dois décors.

Esse tom é um curinga nas combinações, porque consegue transmitir bastante estilo ao lado do dourado, com muita serenidade. O que prova que a aposta é a sua chave para um ambiente relaxante e estiloso, que não vai passar despercebido.

Pisos e revestimentos em tom bege são ótimos exemplos de como preencher o ambiente com a cor. O dourado pode ficar por conta de molduras de espelhos, quadros, vasos e lustres.

Confira lustres, na Leroy Merlin!

Dourado com roxo mostra alta expressividade

Cores que combinam com dourado, roxo

Créditos: Pinterest

O roxo é, sem dúvidas, uma das cores que combinam com dourado, que mais trazem o ar de fantasia e diversão. Essa mistura parece até fazer o ambiente virar um conto de fadas surreal como Alice no País das Maravilhas, que é recheado de tons.

A mistura traz bastante expressão, mas que também pode se tornar exagerado se for usado sem cuidado. Nesse caso, para não errar, tanto o roxo como o dourado devem ser aplicados em pequenas doses, a fim de chegar em um efeito moderado.

Peças de cama, almofadas e detalhes na parede, como pinturas ou molduras de quadros, com ambas as cores, trazem ótimos resultados.

Veja almofadas diferentes, na Leroy Merlin!

Confira dicas para aplicar o dourado em seu ambiente, sem errar

Para fazer a sua decoração de tons com o dourado, separamos várias dicas de detalhes que fazem toda a diferença no ambiente. Por isso, anote tudo para usar aquelas que melhor combinam com o seu projeto de décor.

Paredes

As paredes podem receber um papel de parede que leva o tom de ouro por completo ou apenas cores que combinam com dourado, em detalhes.

Com tantos modelos desses artigos para casas e apartamentos, você poderá escolher o tema que mais combinar com a sua personalidade.

Também, não deixe de ver os modelos de papéis de parede que já trazem as duas cores que você quer usar. Geralmente as combinações mais clássicas com o dourado, como a com o azul e a bege, são bastantes disponíveis.

Tetos

Para uma decoração com dourado mais discreta e nem por isso quase ausente, aposte em aplicar o dourado no teto do ambiente.

As dicas para acertar são:

  • se o ambiente for pequeno, use um tom suave no teto inteiro;
  • se o ambiente for maior, experimente usar o dourado mais intenso, ou faça detalhes no teto, como uma moldura.

Também, uma boa escolha para fazer na sua decoração de apartamento com cores que combinam com dourado, é usar um lustre ou luminárias no tom. Os estilos metálicos estão com tudo e combinam com decorações modernas.

Para acompanhar essa estética, você pode até usar algumas lâmpadas de cor amarela, para reforçar ainda mais o tom dourado.

Móveis

O tom dourado é marca registrada de móveis clássicos como poltronas, sofás e cadeiras. E você pode fazer a sua decoração com o mobiliário nessa linha, para distribuir a cor de ouro pelos cômodos.

Também, um método de colocar a cor dourada em evidência na sua decoração, sem exagerar, é usá-la em puxadores e acabamentos.

Tampos com as laterais na cor, pés de mesa, torneiras e suportes para toalhas são bons exemplos de uso com as cores que combinam com dourado.

Detalhes

Se você gosta do tom dourado, mas quer usá-lo pouco no seu décor, pode ir pelo caminho dos detalhes, que ele vai funcionar bastante.

Molduras de espelhos e de quadros, peças decorativas em cima de mesas e vasos de plantas com detalhes em dourado são meios de conquistar “o seu ouro” no décor.

Também, peças de cama, como colchas e almofadas, além de uma boa e clássica luminária de cabeceira ou abajur no tom, preenchem o ambiente com a dose exata da cor do ouro.

Artigos para cozinha, como baixelas e jogos de copos também podem ser usados caso você queira só um toque básico de cores que combinam com dourado, ou reforçar o tom já usado no ambiente.

As cores que combinam com dourado mostram que as possibilidades de você transformar um lugar simples em um ambiente luxuoso, são enormes. Basta só encontrar o equilíbrio entre as suas escolhas e partir rumo à sua decoração.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e receba dicas e novidades de decoração cheia de estilo e que cabe no seu bolso!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.