Democratizando a arquitetura e o design de interiores: conheça o Arquiteto de Bolso

Compartilhe

Quer reformar a sua casa ou o seu apartamento, mas acha que o preço de um serviço de arquitetura é mais caro que do que você pode pagar? Saiba que você não é a única pessoa que pensa assim. Mas, há uma solução que mostra como a arquitetura é mais democrática do que você imagina. O nome dela é Arquiteto de Bolso.

Com um sentimento de insatisfação frente à pecha de serviço caro, é que a consultoria em arquitetura e design de interiores começou sua história. Qual era a ideia? Mudar de vez o cenário de reformas e decoração no país.

Prepare-se para descobrir como é muito mais fácil, prático e barato fazer a reforma dos seus sonhos, conhecendo a história e o serviço do Arquiteto de Bolso!

[the_ad_group id=”72″]

Como o Arquiteto de Bolso começou?

O Arquiteto de Bolso tem uma história que pode parecer até mesmo com as suas reformas e decorações, ou seja, não foi feita da noite para o dia. Mas sim, veio de um processo longo e cuidadoso, que precisava de tempo para saber como chegar ao melhor resultado.

O inconformismo

Tudo começa em 2015, com a arquiteta e sócia do escritório FM Arquitetura, Marcia Monteiro, junto ao designer de interiores e diretor criativo da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), Daniel Alves.

Ambos tinham um pensamento em comum: o inconformismo sobre a arquitetura e design de interiores serem taxados como “muito caros para o bolso de muita gente”.

Marcia e Daniel entendem que a arquitetura e design de interiores influencia diretamente no bem-estar humano, nas emoções, na saúde e na qualidade de vida das pessoas. E eles não se conformavam que isso estivesse nas mãos de tão poucas pessoas.

Entendendo que a arquitetura e o design de interiores é algo que contribui para desenhar os contornos da existência de um indivíduo e de como ele vive, os sócios queriam que isso fosse levado para mais pessoas. E para levar para mais pessoas, eles precisavam encontrar uma forma barata e escalável

Com esta inquietação a respeito da área, eles deram o início do que viria a ser o Arquiteto de Bolso, hoje. 

O trailer e os primeiros atendimentos

Trailer do Arquiteto de Bolso enquanto era só Upik

O queridinho amarelo e roxo da Upik, que depois de pouco tempo deu luz ao Arquiteto de Bolso (Foto: divulgação) 

Marcia e Daniel investiram em um trailer móvel, deram a cara e as cores — amarelo e roxo — ao novo xodó e batizaram a empresa de Upik. O nome é uma referência à expressão em inglês you pick, traduzido para o português, ‘você pega’. Nada melhor para o sentido de montar o seu próprio espaço com facilidade, acessibilidade e gastando pouco.

Arquiteto de Bolso, interior do trailer da Upik

Interior do escritório móvel da até então somente Upik não deixava nenhum espaço fixo para trás (Foto: divulgação)

De forma ainda tímida, no modo offline, indo de porta e porta em grandes lojistas de construção, eles estacionavam o trailer e atendiam as pessoas. Tanto o público que ia lá olhar o trailer amarelo e roxo por curiosidade como as pessoas que agendavam por WhatsApp, um horário para a consultoria em arquitetura.

Depois de um ano, eles perceberam que precisavam alcançar as pessoas onde elas mais estavam e, acima disso, escalar o negócio. Afinal, não seria possível atingir o verdadeiro objetivo de democratizar a arquitetura, atendendo pessoas só presencialmente.

Foi então que veio o ponto de virada para a Upik: o serviço online.

A startup acelera

Com uma visão mais ampla sobre como a empresa levaria serviço de alta qualidade ao maior número de pessoas possível, Marcia e Daniel entraram em um programa de aceleração de startups.

Inscritos no Work in Progress, um programa focado para startups no ramo de construção civil, eles foram uma das quatro empresas selecionadas pela ACE, uma das maiores acelerador de negócios do Brasil. Esse foi um salto decisivo para a formatação e expansão do serviço, para chegar realmente a mais pessoas.

A pesquisa que confirma um panorama

Com muita pesquisa de campo, de loja em loja de materiais de construção, eles entrevistaram consumidores sobre como eles faziam suas reformas e decorações.

Com dados de meses indo em porta em porta, eles chegaram à conclusão espantosa de que a maioria das pessoas que buscavam reformar e decorar seus próprios espaços, levam de 8 a 10 semanas para decidir por comprar os itens e iniciar seu décor.

Ainda, com a pesquisa mostrou que mais de 80% das pessoas aqui no Brasil, não contam com o serviço de um profissional da área. Ou seja, um arquiteto ou designer de interiores.

Nesse momento, estava claro que o que as pessoas tinham em mente sobre um serviço de um arquiteto ou designer de interiores, estava fora da realidade de como a arquitetura realmente deve ser: democrática e acessível. Nascia então, o Arquiteto de Bolso.

O Arquiteto de Bolso começa a democratizar

Arquiteto de Bolso, Daniel Alves e Marcia Monteiro, prêmio Building Blocks Saint-Gobain

Daniel Alves e Marcia Monteiro com o prêmio Buliding Blocks, da Saint-Gobain — startup foi selecionada e acelerada, de nov./2018 para mar./2019, com a Liga Ventures (Foto: divulgação)

Com a mentoria da aceleradora e novas ferramentas, o Arquiteto de Bolso, chegava à web em 2017, por um serviço de chat no Messenger do Facebook.

Assim, o Arquiteto de Bolso também passou a atender grande lojistas parceiros, como Leroy Merlin, Tok&Stok, MadeiraMadeira, Telhanorte, Mobly, e outros.

Nos lojistas, o serviço de consultoria de arquitetura é oferecido como um diferencial aos clientes que buscam produtos, mas não contam com profissionais ao lado. Ou seja, o cliente pode tirar dúvidas antes mesmo de comprar os materiais para sua decoração, o que facilita ainda mais a vida da pessoa.

A partir de 2018, o Arquiteto de Bolso já contava com mais de 50 profissionais cadastrados na base, entre arquitetos e designers de interiores. Além de um time especializado por detrás, trazendo muita inovação e tecnologia ao serviço.

Em 2019, a plataforma continua a expandir e aderir a novas tecnologias. Tudo para chegar de fato à democratização da arquitetura, que sempre foi o principal objetivo do Arquiteto de Bolso.

Vale reforçar que durante a expansão, a startup se destacou com inúmeros prêmios do setor, e em alguns deles angariou ainda mais recursos para seu crescimento.

2016

  • Prêmio Internacional de Design Objeto Brasil: OURO em Estatégias de Design (Upik)
  • Prêmio Sebrae Novos Negócios (Upik)

2018

  • Prêmio Fórum de Inovação Leroy Merlin Brasil – Startup Vencedora do 2º Lugar (Upik)

2019

  • Melhor Pitch – Super Demo Day – Liga Ventures (Upik)

Qual é a missão do Arquiteto de Bolso?

Com a ferramenta Arquiteto de Bolso queremos atender a 85% da população que hoje faz suas obras sem nenhum auxilio e atender ao maior número de pessoas, com qualidade, praticidade e, principalmente, com um valor que cabe no orçamento delas.

“A gente quer tirar essa ideia de que o serviço com um profissional custa caro”

Marcia Monteiro, CEO do Arquiteto de Bolso

Acreditamos também que a arquitetura assim como o design de interiores, servem para integrar ainda mais as pessoas aos espaços, e promover conexão com o ambiente. Através desta conexão, queremos aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

“Espaços são sempre espaços até o momento em que a gente se aproprie deles. A partir do momento em que a gente coloca a nossa personalidade, eles começam a se tornar lugares que a gente reconhece, que trocamos emoções e relações.”

Daniel Alves, COO do Arquiteto de Bolso

Como a consultoria em arquitetura tem ajudado as pessoas?

O Arquiteto de Bolso já prestou mais de 11 mil consultorias em todo o Brasil. Facilitando projetos e entregando melhoria em qualidade de vida e bem-estar.

Veja os depoimentos de clientes do Arquiteto de Bolso, sobre o que acharam da consultoria e do resultado final de suas decorações:

Evelyn Ramos

YouTube video

Edvaldo Silva

https://www.youtube.com/watch?v=xwJtR3aEDKc

Clientes felizes!

YouTube video

 

Como a plataforma funciona?

Como você usa o Arquiteto de Bolso? Simples! Mostramos o passo a passo a você:

1. Acesse o Arquiteto de Bolso, no Facebook ou no Instagram — aproveite e curta as páginas para receber conteúdos sobre decoração e arquitetura, todos os dias.

2. Em seguida, acesse o nosso site www.arquitetodebolso.com.br, clique em comprar consultoria, escolha um dos pacotes que mais atender suas necessidades: 1 ambiente ou 2 ambientes.

3. Preencha suas informações em nosso painel e crie sua senha. Pronto, o seu acesso ao painel foi criado!

4. Clique em continuar, e você será direcionado para o nosso robô, o Oscar, que vai fazer o seu agendamento. Com ele, você deve escolher o melhor dia e horário para falar sobre o seu projeto, enviar suas plantas ou medidas do ambiente junto com fotos do que gostaria de aproveitar, ou apenas imagens do espaço!

5. Então, você vai receber um e-mail do Arquiteto de Bolso, confirmando a consultoria. O seu acesso deve ser feito por um botão na mensagem.

6. É só entrar no dia e horário escolhidos para ser atendido com um profissional — arquiteto ou designer de interiores.

Lembrando que os horários de consultoria são:

  • De segunda a sexta-feira, das 13h às 21h
  • Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h

7. No horário agendado, converse com o profissional e explique a sua intenção de projeto. Compartilhe mais fotos do ambiente, se for preciso, sempre detalhando os seus objetivos para o espaço.

8. Com o briefing em mãos, o arquiteto vai entregar a você, em até 2 horas, uma solução para um ambiente com:

  • Planta baixa
  • Imagem 3D
  • Diversas opções de mobiliário
  • Várias alternativas de acabamentos e revestimentos
  • Lista online com todos os produtos escolhidos, incluindo preços e quantidades
  • Tudo isso ainda conta com alterações ilimitadas durante a consultoria

Trabalhamos sempre com o foco no melhor para o seu ambiente, mas se você ainda assim, achar que o resultado não ficar satisfatório, nós devolvemos o seu dinheiro. Ou seja, garantimos 100% do serviço.

Vale reforçar que o Arquiteto de Bolso é um serviço que visa atender aquelas reformas pontuais, e não projetos completos, sejam residenciais, comerciais ou grandes empreendimentos.

Viu como tudo o que você precisa para fazer um projeto que tanto deseja, está mais acessível do que você pensa? E por um custo que está muito abaixo daquilo que você poderia imaginar. Quer arquitetura mais democrática do que essa?

O Arquiteto de Bolso ainda tem muito espaços para decorar, e do melhor jeito: com praticidade, facilidade, rapidez e o melhor que você precisa, orçamento adequado. Sua próxima reforma ou decoração já pode contar com um profissional especializado para te ajudar.

Faça o seu projeto com o serviço que ajuda milhares de pessoas a conquistarem o espaço dos sonhos!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.