Dicas para quarto de bebê: 8 coisas que você precisa saber

Compartilhe

Montar o quarto do seu pequeno exige paciência e atenção aos detalhes, afinal, a criança vai ficar no espaço por bastante tempo e precisa de todo o cuidado. Esse é um dos melhores momentos na vida dos pais, por isso, deve ser também prazeroso. Ter dicas para quarto de bebê nessa hora é essencial para você fazer o seu nenê curtir o ambiente tanto quanto você.

A chegada de um bebê na família muda a rotina em casa, e a atenção fica toda voltada para ele. Por isso, parte desse suporte dado pelos pais deve ser facilitado por um quarto de bebê seguro e confortável. Assim você vai atender bem o seu nenê a qualquer hora.

Descubra neste artigo 8 dicas para quarto de bebê, que você precisa saber antes de fazer o espaço para o mais novo membro da família!

[the_ad_group id=”72″]

8 dicas para quarto de bebê para o melhor bem-estar dele

Confira dicas para quarto de bebê essenciais para você montar um ambiente ideal para o desenvolvimento saudável da sua criança, e ainda facilitar a vida do casal.

Dica 1. Use móveis planejados

Dicas para quarto de bebê, móveis planejados
Imagem: Pinterest

Escolha móveis planejados para o ambiente, já que o seu bebê vai chegar em um espaço já feito, e muitas vezes ocupado para outro fim. Portanto, o lugar deve ser remodelado às necessidades da criança e família.

Adaptar alguns móveis que você já tenha é possível, porém essas são raras exceções, que quase sempre não funcionam. Então, com o trabalho de um arquiteto ou designer de interiores, planeje os móveis de acordo com a capacidade do ambiente.

Assim, tudo vai ficar ergonômico, bonito e principalmente seguro para a criança e os pais.

Dica 2. Escolha um berço do tipo 3 em 1

decorar quarto de bebê com berço 3 em 1
Imagem: Pinterest

Uma opção que é aplicável principalmente para ambientes pequenos é o que chamam de berço 3 em 1, ou berço combo. Berço, gavetas e trocador ficam em um mesmo aparato, que pode ser móvel — com rodinhas — ou fixo.

Nesse mesmo móvel você terá como guardar fraldas, toalhas, panos, roupinhas e tudo o mais que o seu bebê precisar em sua jornada de crescimento. Você pode comprar esse móvel pronto, que em boa parte dos modelos tem o tamanho de uma cama de solteiro, ou mandar fazer.

Dica 3. Tenha uma poltrona

Dicas para quarto de bebê, poltrona
Imagem: Pinterest

Nas dicas para quarto de bebê, a criança é a prioridade número 1, e depois vem a mamãe e o papai. Por isso, é preciso colocar uma poltrona pequena, com assento e encosto confortáveis para que a mãe amamente a sua criança de forma confortável e segura.

Priorize também os apoios de braços, que devem ser bem firmes e suficientes para que a mãe se apoie enquanto amamenta.

Também leve em consideração usar um apoio para as pernas, que mesmo após o parto, permanecem inchadas por um período. O que exige que fiquem em posição mais alta para aliviar a pressão do corpo da mãe e auxiliar na circulação sanguínea.

Dica 4. Decore o quarto com elementos que se relacionem com a criança

Para a decoração do ambiente, você deve pensar em algo harmônico e que tenha a ver com a vida da criança. É importante pensar em elementos que se relacionem com a cultura da família, para que a criança experiencie e habitue-se a objetos que façam parte do cotidiano de casa.

Podem ser desde brinquedos, como cores, fotografias pelo ambiente, e claro, as toalhinhas, roupa e outros artigos que a criança usa.

Dica 5. Utilize uma iluminação difusa

Dicas para quarto de bebê, iluminação difusa
Imagem: Pinterest

A iluminação é parte essencial das dicas para quarto de bebê, e principalmente para a vida da criança. É a partir desse elemento que o seu pequeno vai ficar acordado ou relaxado, apto para dormir tranquilamente e se desenvolver.

Dê preferência para usar luzes difusas no ambiente, que se espalham mais pelo ambiente e não incidem diretamente sob a criança. Isso a deixaria despertada demais, causando um efeito que deixa o cérebro em estado de alerta, confundindo-o sobre o que é noite e o que é dia.

Você pode também usar a iluminação natural, mas sempre com uma cortina ou persiana na janela, para controlar a incidência de luz que entra no quartinho.

Dica 6. Defina cores claras no ambiente

Dicas para quarto de bebê, cores claras, papel de parede
Imagem: Pinterest

É possível sair do tradicional azul e rosa claros no quarto de bebê, contudo, deve-se primar sempre por clores mais claras. Afinal, as cores têm poder sob as emoções e o efeito de tons escuros ou vibrantes pode afetar a rotina do nenê.

Essa escolha está também baseada em um criar um clima calmo e aconchegante no quartinho. A escolha das cores são uma das dicas para quarto de bebê essenciais.

Se você quiser, pode usar alguns tons levemente escuros ou chapados, em detalhes do quarto, assim eles dão destaque ao ambiente, sem ser predominantes.

Dentro dessas dicas para quarto de bebê, você também pode usar papel de parede. Esses artigos são muito simples de instalar — você pode fazer em casa com um tutorial rápido na web, ou chamar uma equipe especializada.

Quanto aos padrões de papel de parede, opte por temas infantis, ou mesmo com figuras geométricas e outros elementos, mas sempre bem dosados no ambiente. Não exagere nas estampas para não causar uma poluição visual e carregar o ambiente, ao invés de amenizá-lo.

Dicas 7. Disponha almofadas

Dicas para quarto de bebê, cores claras, papel de parede
Imagem: Pinterest

Use almofadinhas no quarto do seu bebê, para dar aquele aconchego especial ao lugar. Pense tanto na criança quanto em você e seu par, e use almofadas pequenas no berço, para proteger o nenê e dar um charme no bercinho.

Já na poltrona, use uma ou duas peças confortáveis dessas, para apoiar-se quando o nenê está mamando ou você quer apenas ficar no quarto observando seu filhote. Essas são dicas para quarto de bebê indispensáveis para o bem-estar de toda a família no espaço.

Dica 8. Monte prateleiras na parede

Dicas para quarto de bebê, cores claras, papel de parede
Imagem: Pinterest

Um quarto de bebê pede também alguns móveis para que você acomode as coisas dele, como fraldas, brinquedos, mamadeiras, bolsa, entre outros apetrechos. Mas, nem sempre é possível colocar mais um móvel no espaço, além do berço e de uma poltrona, então o que deve ser feito nesses casos é usar prateleiras.

Tanto as prateleiras convencionais quanto os nichos aproveitam melhor o espaço, pois “livram o caminho” do quarto, ocupando apenas a parte aérea e lateral.

Você pode comprar ou mandar fazer essas peças, para combinar com o restante do ambiente. O melhor de usar prateleiras ou nichos é que você poderá usá-los a longo prazo, para depois que a sua criança crescer, acomodar livros e outros objetos.

Uma das dicas para quarto de bebê essenciais também é fazer o seu projeto de acordo com o seu orçamento. Estabeleça o investimento levando em conta qualidade, segurança e durabilidade de tudo o que você vai usar no espaço. Mesmo que alguns itens sejam usados só por alguns anos, eles devem atender bem ao que a criança e você precisam.

Gostou do artigo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo para decoração!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.