Divisórias de vidro: tipos, dicas, como usar e inspirações

Compartilhe

É comum pensarmos nos cômodos da nossa casa como um espaço delimitado, uma espécie de pequenas caixas. As divisórias de vidro surgiram para transformar um pouco essa ideia, permitindo criar ambientes bastante originais e cheios de personalidade por um preço acessível. 

Bem versátil, as divisórias de vidro podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa, desempenhando funções específicas ou mesmo dando uma característica estética mais moderna para cada ambiente. Ficaram interessados? Então confira os diferentes tipos de materiais, algumas dicas preciosas e as inspirações, que certamente você irá amar! 

[the_ad_group id=”72″]

Separando o ambiente com vidro

As divisórias de vidro usadas como paredes, permitem variadas possibilidades de personalização de um ambiente. Os vidros podem ser transparente, semi transparente, opaco ou meio opaco. 

O importante é que sejam inquebráveis e realmente seguros. Para isso, sempre é bom pesquisar muito bem o fornecedor do material, visando qualidade acima de qualquer coisa. 

Quais ambientes ficam bons separados por vidro?

Não existem limites quando o bom gosto está em ação. Porém, o uso em alguns ambientes são sempre mais recomendados. Confira abaixo quais: 

Sala e cozinha 

A cozinha aberta junto com a sala sempre é muito linda, mas como fazer isso de maneira que o cheiro não incomode todo o ambiente? A divisória de vidro é uma possibilidade de adequar ao mesmo tempo que une os dois cômodos. Ela pode ser utilizada do teto até o chão ou de um parapeito até o teto, utilizando uma porta para facilitar o acesso. 

Banheiro 

O vidro usado dentro do banheiro costuma ser sempre o mais fosco possível, já que possibilita e garante a privacidade de quem o utiliza. Com isso, é possível utilizar diferentes texturas e cores de vidro, brincando com a transparência. As divisórias de vidro podem ser também uma ótima opção também para suítes, ampliando a luz natural que vem do próprio quarto. 

Dormitório 

Dentro dos quartos as possibilidades são muitas. É possível utilizar a transparência nas divisórias e aproveitar melhor a luz.  

divisórias de vidro no banheiro
Foto: Reprodução Pinterest

Em dormitórios grandes, que possuem área de estudo, pequena sala com poltrona ou mesmo penteadeira, a divisão do ambiente utilizando o vidro pode ser uma alternativa funcional e ao mesmo tempo bem charmosa. 

Divisórias de vidro: tipos mais utilizados

divisórias de vidro sala e quarto
Foto: Reprodução Pinterest

As placas de vidro são constituídas por diferentes tipos de tecnologias, cada qual com a sua tecnologia própria. Confira quais são as mais seguras e as mais utilizadas no mercado de decoração de ambientes:

Divisória de vidro temperado: dentro dos chamados vidros de segurança, o vidro temperado possui uma alta resistência. Não aceita furos e nem cortes após o processo de têmpera, por isso seu uso deve ser bem pensado dentro do projeto. Por este motivo, ele é recomendado em aplicações estruturais. Bastante sólido, dificilmente quebra, mas caso isso ocorra, seus casos são pequenos e pouco cortantes, podendo ser facilmente retirado. 

Divisória de vidro laminado: o vidro laminado também faz parte da categoria de vidros de segurança. Firme contra impactos, ele é composto por duas ou mais placas de vidro que, em caso de quebra, ficam fragmentadas dentro da película de Polivini Butiral (PVB), que compõe o material. Para quem busca uma separação de ambiente eficaz, ele suaviza vibrações sonoras.

Divisória de vidro com cores e esmaltados: existe uma vasta cartela de opções de cores no mercado com diferentes tons capazes de harmonizar as divisões com diferentes ambientes da casa. 

Divisória de vidro polarizado: revolucionário, o vidro polarizado possui a tecnologia capaz de mudar da transparência para o opaco, somente por meio de um comando, seja por meio da voz, celular ou do interruptor. 

Divisória acústica de vidro: capaz de reduzir os ruídos mais fortes, o vidro com acústica é uma ótima opção para ser utilizado no dormitório. Em tempos de Home-office, ele também pode ser uma opção para os escritórios em casa. 

Vantagens de ter divisórias de vidro

Você deve estar se perguntando por qual motivo é interessante optar pelo vidro, por isso preparamos uma lista com os principais benefícios do seu uso: 

  • Amplia as possibilidades de divisão de ambientes;
  • Possui uma alta resistência térmica e mecânica;
  • Melhora dentro dos ambientes a acústica 
  • Oferece leveza e transparência; 
  • Pode facilmente transformar um ambiente aberto em um lugar mais privado; 
  • Aumenta a iluminação natural dos cômodos;
  • Garante mais espaço;
  • Possibilita a comunicação visual dentro do espaço;
  • Proporciona a personalização dos ambientes;
  • Evita que os cheiro, fumaças e vapores se espalhem pelos cômodos. 

Afinal, divisórias de vidros são caras?

Como qualquer outro material, o preço das divisórias de vidro variam muito de acordo com a tecnologia empregada e também do projeto. Além disso, a instalação deve ser feita por um profissional capacitado. 

Os orçamentos sempre são realizados de acordo com o planejamento, por isso saber quanto custa as divisórias de vidro depende muito do que está sendo proposto. De qualquer forma, é pertinente saber que o vidro temperado costuma ser mais barato que o vidro laminado. Isso se dá por diversos fatores, entre eles a resistência, flexibilidade e isolantes utilizados. 

De maneira geral, por ser um material muito frágil e sensível, é importante buscar por um fornecedor de confiança. A segurança conta muito quando o assunto é vidro.Verifique sempre se o vidro possui os certificados do INMETRO ou do ISO 9001, garantindo a qualidade do material. Informe-se também com o fabricante sobre o tempo de garantia disponível pela placa. 

Inspire-se 

Confira alguns projetos fascinantes que fazem uso das divisórias de vidro em suas composições: 

Sala de estar e cozinha separados por estrutura metálica com vidro

divisórias de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Separação de ambientes com vidro fosco

divisórias de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Divisão de ambientes dentro do quarto

divisórias de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Cozinha e sala com divisórias de vidro apoiados 

divisórias de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Ambiente home-office separado por vidro

divisórias de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Banheiro com divisória de vidro em textura

divisórias de vidro no banheiro
Foto: Reprodução Pinterest

Divisórias de vidro entre a sala e o quarto 

Divisória de vidro para o quarto
Foto: Reprodução Pinterest

Separação de vidro transparente entre ducha e vaso sanitário

Banheiro cpm box de vidro
Foto: Reprodução Pinterest

Crédito: Pinterest

Procurando dicas para deixar o seu cantinho bem especial? Siga o Arquiteto de Bolso nas suas redes sociais preferidas e fique por dentro de todas as novidades!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.