Equipamentos elétricos na cozinha: praticidade, saúde e sustentabilidade

Compartilhe

Fazer um prato com rapidez, lavar louça em minutos e sem colocar as mãos na água, e ainda saber que isso ajuda o mundo a ser mais sustentável. Essas vantagens ficam à sua mão quando você usa equipamentos elétricos na cozinha. E eles vão muito além nos benefícios ao seu dia a dia.

A sua rotina é cheia de tarefas, certo? E ela deixa pouco espaço para cuidar de casa e dar conta de fazer pratos mais saudáveis. Isso também acontece porque você ainda não usa as maravilhas que alguns equipamentos para cozinha oferecem. E estamos falando que eles resolvem mesmo várias tarefas que demoram muito manualmente.

Neste post você vai descobrir vários equipamentos elétricos na cozinha que agilizam a sua rotina, trazem muitos benefícios à sua saúde e ao que o meio ambiente exige. Confira!

[the_ad_group id=”72″]

Quais são os equipamentos elétricos na cozinha que vão me ajudar bastante a ter saúde e praticidade?

Ayr Fryer

Equipamentos elétricos na cozinha, air fryer

Créditos: Pinterest

Essa maquininha que ocupa pouco espaço em uma bancada de cozinha ou pia, faz acontecer. Para os menos íntimos, a ayr fryer é uma fritadeira elétrica que faz todas aquelas comidinhas crocantes, a seco.

Logo, empanados e outros pratos que precisam de litros de óleo para ficarem saborosos, são feitos de um jeito muito mais saudável.

Tudo bem que esse equipamento elétrico para cozinha consome energia, mas, o benefício de não ter que usar óleo, ajuda muito. Principalmente quando a gente fala em também evitar o descarte dessas gorduras no meio ambiente.

Máquina de pão

Equipamentos elétricos na cozinha, máquina de pão

Créditos: Pinterest

Se você acha que fazer pães é para padeiro, não se coloque desse jeito, porque a máquina de pão funciona para qualquer pessoa se aventurar na cozinha.

Uma das maiores vantagens de fazer pão em casa é saber exatamente de onde veio aquele pãozinho francês quentinho. Junto a isso, usar os ingredientes na medida certa evita o desperdício dos alimentos e de dinheiro, poupando o seu bolso.

Além disso tudo, hoje a maioria desses equipamentos elétricos na cozinha têm programas para assar diferentes tipos de pão, no tempo e temperaturas ideais. Isso evita que você corra o risco de o pãozinho passar do ponto.

Também, o que não faltam hoje são receitas no Youtube e pela internet. Pães integrais, com farinha de aveia, linhaça, versões diet e de baixas calorias serão fáceis de criar, contribuindo muito para a sua saúde.

Panela de pressão elétrica

Equipamentos elétricos na cozinha, panela elétrica

Créditos: Pinterest

Se você deixar a panela elétrica ligada, ir fazer outra coisa e voltar, o que vai acontecer? A comida vai ficar ótima. Na panela elétrica, esse risco de a comida queimar não existe porque ela conta com um dispositivo para se manter na temperatura adequada.

Principalmente para pratos corriqueiros, como o arroz e o feijão cozidos, ter uma panela elétrica ajuda muito. Ela prepara esses alimentos em pouco tempo e ainda traz a vantagem de não tostar o fundo, mesmo com ela ligada por horas.

Diferente do fogo direto, numa panela elétrica o calor é por indução e fica espalhado por toda sua base. Uma boa para garantir pratos saudáveis, fresquinhos e rápidos.

Chaleira elétrica

chaleira elétrica; equipamentos elétricos na cozinha

Créditos: Pinterest

Chá pronto ou a água quente para fazer suas próprias bebidas com diferentes ervas naturais. Soa como uma maravilha, não é? Pois saiba que na lista de equipamentos elétricos para cozinha, a chaleira elétrica faz isso com maestria.

Esse equipamento tem a façanha de evitar que a água passe da temperatura ideal para fazer um chá ou outra bebida quente. Se você ainda não sabia dessa, deveria, pois, a água fervida queima as ervas de chás, alterando seu sabor e acabando com suas propriedades.

Também, outro ponto bastante positivo que a chaleira elétrica traz para a sua economia, é que ao não ferver a água, ela não evapora. Logo, você não desperdiça esse líquido vital e nem encarece a sua conta de água, usando mais do que deveria.

Cafeteira elétrica

Equipamentos elétricos na cozinha, cafeteira elétrica

Créditos: Pinterest

As cafeteiras estão entre os equipamentos elétricos na cozinha que ganharam as casas e apartamentos de muita gente. E não é só por causa do sabor inconfundível de um café bem tirado. É por conta de suas economias.

Veja quais são os principais modelos de cafeteiras elétricas:

  • Cafeteira elétrica de cápsulas: recebe cápsulas com o café, e pode ser um modelo para vários tipos delas ou especificamente de uma marca como a Dolce Gusto ou a Nespresso, por exemplo. 
  • Cafeteira comum: é a versão elétrica do café coado, simples e prática, indica a quantidade de água e quantas xícaras rende.
  • Cafeteira com timer: ideal quando você vive no home office, porque permite programar o equipamento para fazer cafés em horários específicos.
  • Cafeteira a pó ou cápsulas: a mais versátil — serve quando você está com tempo para passar o café ou precisa de agilidade dos cafés em cápsula.

Triturador de alimentos

Equipamentos elétricos na cozinha, processador de alimentos

Créditos: Pinterest

Esse é um dos equipamentos elétricos na cozinha, com vantagens para fazer praticamente qualquer tipo de alimento. E mais um benefício deles é que você pode com apenas o triturador, não ter que usar um mixer ou liquidificador.

O motivo é que o triturador, também conhecido como processador de alimentos, traz diversas lâminas e compartimentos para triturar comida. Assim, do tomate em cubinhos ao alho mais triturado para temperos, ele dá conta de vários recados.

Com esses equipamentos elétricos para cozinha, é bem mais fácil cortar legumes e verduras, e garantir saladas e sopas, e cozidos saudáveis. Além de evitar o desperdício de muita comida.

Mixer

Equipamentos elétricos na cozinha, mixerCréditos: Pinterest

Um equipamento que é para fazer aqueles sucos, achocolatados e bebidas bem rápido. O mixer é um dos equipamentos elétricos na cozinha que economiza mais energia e não dá o mesmo trabalho de um liquidificador para limpá-lo depois.

Existem modelos que também trazem mais de um tipo de lâmina, e duas velocidades de rotação — uma normal e outra turbo. Ajudando a cortar desde pedaços macios de melancia, a até os mais durinhos como o mamão ou morango. Garantia de saúde em minutos.

Churrasqueira elétrica

Equipamentos elétricos na cozinha, grill elétrico

Créditos: Pinterest

Churrasquinho em casa e sem aquela fumaceira é a grande vantagem de um grill assim, um dos equipamentos elétricos para cozinha indispensáveis para curtir.

Outra vantagem interessante dessa aposta é sua portabilidade. Então você consegue levar o equipamento para a varanda e outras áreas, facilmente. No mais, por dispensar o uso de carvão, o grill elétrico ajuda a proteger a sua saúde e o meio ambiente de fumaça e gases. 

Máquina de lava-louças

máquina de lavar louça

Créditos: Pinterest

Já fizemos uma matéria especial falando sobre essa queridinha de pessoas que precisam economizar água, luz e ter pratos, talheres e copos limpos à mão.

Então, se ela ganhou um post só dela, é porque esse equipamento elétrico para cozinha tem vários motivos que a fazem sustentável e econômica.

Se os equipamentos elétricos na cozinha fazem você eliminar o uso de alguns produtos tóxicos, evitam o desperdício de alimentos e ainda poupam o seu tempo, é porque eles valem a pena. Resta você encontrar aqueles que atenderão ao seu estilo de vida, pois essas garantias estão mais que comprovadas. Boas compras.

O que achou do post? Percebeu que o mundo dos equipamentos elétricos para cozinha trazem muitas facilidades? Compartilhe este post em suas redes sociais!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.