Escritório planejado: o que é e como montar

Compartilhe

Você está encontrando dificuldades para se concentrar? Está percebendo que a sua produtividade não está tão boa quanto antes? Esse é um forte sinal de que está na hora de investir no escritório planejado para repaginar a atmosfera do seu office. Atualmente, este é o melhor caminho para ter móveis feitos sob medida, que se adequam bem no cômodo e, consequentemente, conseguem garantir o máximo de conforto aos profissionais — esteja você trabalhando em home office ou não.

Com o escritório planejado, é possível criar um “cantinho” de acordo com o seu gosto, pensando em suas necessidades e, logo, sendo capaz de promover mais bem-estar ao longo de uma jornada extensa de trabalho. Inclusive, há soluções incríveis e para todos os estilos de décor, com mobílias exclusivas e elementos decorativos que vão do clássico até o industrial.

E caso ainda não saiba como “colocar a mão na massa”, é só continuar com a gente. Hoje, queremos te apresentar tudo sobre essa tendência e algumas dicas para integrá-la com facilidade em seu dia a dia. Não perca!

[the_ad_group id=”72″]

Escritório planejado: colocando essa ideia em ação

Ainda que você não tenha tempo de sobra para investir no escritório planejado, saiba que essa tarefa pode ser mais simples do que parece. Aliás, durante o processo é possível contar com o apoio de profissionais especialistas no assunto, como abordamos nos próximos tópicos. Vamos lá?

Comece analisando as suas atividades diárias

O primeiro passo para criar um escritório planejado — e personalizado —, é observar quais são as suas atividades ao longo dos dias. Você passa boa parte do tempo digitando no computador? Ou então, precisa de um ambiente mais dinâmico para realizar reuniões e transmissões ao vivo?

Todas essas questões devem ser previamente analisadas e listadas. Somente com essas informações em mente, você conseguirá definir a sua rotina e identificar as reais necessidades.

Escritório planejado: o que é e como montar

Foto: redesignhome.co

De olho nos móveis

Assim que souber a fundo quais são as suas tarefas diárias, você já pode sair em busca dos móveis perfeitos. O segredo é investir em uma mobília compacta e feita sob medida em uma empresa especializada ou com um marceiro.

Esse também é um ótimo momento para eleger o estilo de decoração que você pretende adotar. Hoje em dia, os escritórios mais modernos estão sendo projetados com base nas seguintes estéticas:

  • visual nórdico: amplo uso de madeira; paleta de cores neutra, mas com pontos de verde; tecidos grossos e confeccionados de modo manual, como o tricô e o linho;

  • escritório industrial: queridinho da vez. Faz uso de elementos em metal e madeira. Possui as suas estruturas aparentes, como algumas fiações. As tonalidades usadas tendem a ser mais claras, com foco na simplicidade;

  • design vintage: ideal para quem deseja transbordar personalidade. Nesses ambientes, há o uso de objetos antigos e restaurados. Também é comum encontrar peças de acabamento envelhecido e compostas por cores em tons pastel;

  • office contemporâneo: possui a cor branca como protagonista. Em contraponto, apresenta detalhes coloridos, ótimos para quebrar a monotonia da composição. A ambientação ainda conta com madeira, aço, vidro e espelhos.

Escritório planejado: o que é e como montar

Foto: emilytaylordesigns.com

Funcionalidade em alta

O grande foco do escritório planejado é tornar as atividades dos profissionais mais simples. Desse modo, é essencial que você preste atenção na disposição da mobília, além dos pontos de tomada do ambiente. O ideal é que esse layout não comprometa a circulação de pessoas ou, tampouco, o fluxo de trabalho.

Escritório planejado: o que é e como montar

Foto: healthnutnutrition.ca

A boa iluminação não pode faltar

Um ponto importantíssimo está na iluminação. É imprescindível que o escritório seja bem iluminado, tanto por meio de luz artificial, quanto natural.

Utilize, por exemplo, cortinas que permitam a entrada de luminosidade e, ao mesmo tempo, facilitem a ventilação. Entre os modelos mais conhecidos, destacamos as persianas.

Se sentir a necessidade, ainda é possível adicionar alguns acessórios para reforçar a claridade do cômodo, como as luminárias de mesa, os pendentes ou até as luminárias de chão.

Foto: blackandblooms.com

Conte com os melhores profissionais

A melhor maneira de criar um escritório planejado perfeito, é contando com profissionais especializados no assunto. O Arquiteto de Bolso é um deles. Em nosso time, você encontrará especialistas em arquitetura, que conseguem desenvolver ambientações personalizadas e 100% descomplicadas.

E o melhor? Cada ambiente é feito de acordo com o seu orçamento disponível, tipo de trabalho, e até personalidade. Assim, ficará mais fácil conquistar um efeito certeiro e que torne a sua vida profissional mais simples.

Escritório planejado: o que é e como montar

Foto: chrislovesjulia.com

Os itens que não podem faltar em um escritório planejado

Para ser considerado um escritório de planejado completo, é necessário que o espaço seja composto por uma série de elementos importantes e que ajudarão você ao longo da semana de trabalho. Abaixo, te contamos já quais são eles:

  • mesa ou bancada;

  • cadeira confortável e ergonômica;

  • armário para armazenar livros, pastas e papeladas;

  • gaveteiros que facilitem a organização;

  • nichos e prateleiras;

  • mesinhas de centro, se houver espaço disponível;

  • mesas laterais, que são ótimas para um apoio extra.

Os pontos positivos ao investir no escritório planejado

O escritório planejado tem sido adotado por profissionais de todas as áreas, sejam eles autônomos ou colaboradores que estejam trabalhando em home office.

Nas empresas, por sua vez, muitos gestores vêm abraçando essa opção, como uma forma de oferecer mais bem-estar, comodidade e, com isso, melhorar o desempenho de toda a equipe. As principais vantagens são:

  • Economia de espaço: ao contar com mobílias feitas sob medida e soluções pensadas exclusivamente para cada profissional, é possível preencher todos os locais vazios e aproveitar o cômodo em sua totalidade.

  • Melhor estética: uma ambientação de escritório planejada bem feita é responsável por acabar de vez com a presença de fios aparentes, especialmente, aqueles originários de computadores e demais equipamentos eletrônicos. Esse cuidado permite que o visual fique mais clean, harmônico e seguro.

  • Resultados em alta: em um ambiente bem estruturado, os funcionários se sentem motivados e focados em realizar as suas funções. Dito isto, é possível aprimorar a qualidade do trabalho, garantindo ótimos resultados no fim do mês.

Escritório planejado: o que é e como montar

Foto: catesthill.com

E aí, curtiu a ideia de investir no escritório planejado? Acredita que, com essas dicas, será possível otimizar o seu ambiente e melhorar a rotina de trabalho? Estamos torcendo por aqui!

Se você gostou da leitura, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais. Os seus amigos vão adorar ficar por dentro dessa tendência!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.