Estilo industrial: conheça esse queridinho da decoração

Compartilhe

Os anos 2000 foram marcados por deliciosas séries de televisão, que além de nos divertir, colocaram o estilo industrial em evidência ao exibir amplos espaços abertos e iluminados que contrastavam com a correria urbana.

O apartamento de Dan Humphrey em “Gossip Girl” e o loft de Jess Day em “New Girl” contavam com uma estética moderna e, ao mesmo tempo, simples, focada na funcionalidade bruta dos elementos.

Nesses espaços, tubos hidráulicos e dutos de ventilação se destacavam no design, que mistura madeira, aço e pedra de forma inusitada e harmônica.

[the_ad_group id=”72″]

 

O que é o estilo industrial?

No início do século XX, indústrias abandonadas se tornaram a principal opção de moradia em muitos centros urbanos que passaram a experimentar um rápido crescimento.

Assim, moinhos e armazéns que já não operavam mais foram convertidos em espaços de habitação que não tinham a sua estrutura totalmente reformulada — a maior parte da arquitetura era mantida do jeito que estava.

O estilo industrial surgiu, portanto, da necessidade arquitetônica de converter antigas fábricas em espaços destinados à convivência familiar: é marcado pelo conceito aberto, paredes de tijolos expostos e amplas janelas metálicas que permitem o melhor aproveitamento da luz natural.

Na sua essência, incorpora objetos comerciais, antigos ou vintage ao projeto para dar-lhes um segundo sopro de vida, mantendo, no entanto, a sua originalidade. Ou seja, embora a estética seja simplificada e minimalista, os objetos contam uma história, qualidade que torna cada espaço único.

Quais são as características desse estilo?

Ao longo dos anos, o estilo industrial passou a ser marcado por espaços únicos, repletos de personalidade.

Assim, banheiros e cozinhas exibem azulejos de metrô, chuveiros pretos e painéis de aço com a vibração nervosa que ficou famosa em marcas como a Restoration Hardware, que incorpora a essência do design industrial.

Os espaços exibem conceito aberto, que incorpora a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha em um único ambiente.

A decoração é fortemente marcada pelo uso de materiais contrastantes, como o aço e a madeira, o vidro e o couro. O metal como o ferro, alumínio e o cobre está presente nas janelas, nas portas, nas luminárias e em diversos itens de decoração modernos e elegantes ou em elementos antigos, resgatados de antigas construções.

Pisos de concreto e tijolos aparentes e outras superfícies texturizadas dialogam com dutos e vigas expostas em todos os ambientes.

Inspirações

Mais do que uma forma de morar, o estilo industrial é ideal para quem preza a sustentabilidade e deseja agregar um pouco de história nos objetos usados no dia a dia, sem deixar a modernidade de lado.

1. Loft no centro da cidade

Foto: pinterest.com

Esse loft exibe conceito aberto, fundindo a cozinha e a copa em um único espaço, o que é ideal para reunir a família e os amigos para jantares e comemorações. Os ambientes integrados tornam o ambiente mais prático e funcional, facilitando a movimentação.

Exibe tijolos aparentes e piso de concreto, móveis de madeira e couro tornam o espaço mais bonito e aconchegante.

2. Sala com janelas de madeira

design industrial

Foto: homedepot.com

O uso de textura é destaque nesse ambiente que exibe tijolos aparentes, detalhes vintage e acabamentos de aço. Embora o estilo industrial utilize muito móveis mais “ásperos”, esse espaço incorpora linhas limpas e simples, o que o torna mais chique e elegante.

As janelas amplas janelas saem do chão e se expandem até teto, deixando que a iluminação natural penetre por todo o ambiente.

3. Restaurante moderno

design industrial

Foto: pinterest.com

Esse ambiente é ricamente decorado com materiais recuperados, como a madeira e o vidro, e sofás com assentos de camurça. Elementos de ferro forjado e aço dão um toque de ousadia ao restaurante, que mistura elementos modernos e antigos para criar um ambiente alegre e descontraído.

O estilo industrial permite ver a crueza das suas estruturas, que de destacam esteticamente com pouca influência externa.

4. Quarto do jovem casal

Foto: pinterest.com

A Revolução Industrial fez mais do que modernizar o sistema produtivo, ela pavimentou o caminho para o estilo industrial como conhecemos hoje. As restrições financeiras eram, em parte, responsáveis pela rusticidade de alguns espaços, que passaram a usar móveis feitos sob medida para torná-los ainda mais autênticos.

Aqui, acessórios como quadros, tapetes, bancos de metal, livros e lâmpadas combinam cores neutras com tons mais vibrantes, tornando o espaço mais acolhedor e refinado.

5. Quarto em conceito aberto

design industrial

Foto: ladydecluttered.com

Muitas famílias procuram a arquiteto de bolso para criar espaços abertos como esse que une o quarto ao banheiro. A planta sem paredes permite que os ambientes dialoguem entre si e permite uma ampla visão da área externa, com muito charme.

6. Lavabo industrial

design industrial

Foto: pinterest.com

Assim como nos demais ambientes do estilo industrial, aqui a paleta de cores é monocromática. Tijolos de concreto e uma imensa bancada de cobre completam a decoração, que exibe ainda um imenso painel aramado e belos espelhos circulares. Luminárias pendentes dão ainda mais charme a decoração.

7. Loft no centro da cidade

 

design industrial

Foto: vivadecora.com.br

A decoração desse loft mistura objetos modernos com antigos em todos os ambientes. Diferentes tipos de madeira e metal se justapõem, o que dá um toque divertido e cativante a decoração.

As peças de madeira não são novas e nem totalmente acabadas, são móveis que contam uma história. No que diz respeito ao metal, o acabamento desempenha um papel fundamental na estética: ambientes com toque mais antigo, devem investir em design escovado ou oleado.

Contudo, espaços  contemporâneos podem apostar no cromo polido ou no alumínio. Lembre-se de que o metal não é usado apenas em luminárias – na decoração industrial esse material está nas estantes e até nos bancos da cozinha.

Agora que você conhece melhor o estilo industrial, que tal descobrir como escolher armário de cozinha para um espaço compacto?

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.