Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidade

Compartilhe

Quando falamos sobre moda, é bem fácil identificar o tipo de roupa que melhor combina com o nosso perfil. Agora, e quando o assunto é a nossa casa, você sabe quais são os principais estilos de decoração e como usá-los a seu favor? Assim como acontece com os trajes, os elementos que compõem um ambiente precisam ser escolhidos a dedo, a fim de deixar o local agradável e, claro, capaz de refletir um pouco da essência de seus moradores.

Daqui em diante, você precisará pensar nos seus gostos, lifestyle e, até mesmo, em suas preferências culturais. São detalhes aparentemente superficiais, mas que conseguirão influenciar diretamente no resultado da produção e fazer com que todos se sintam acolhidos no imóvel.

Por isso, querido leitor, vamos dividir com você quais são as opções disponíveis por aí — que vão desde o estilo clássico e tradicional, até outros mais marcantes, como é o caso do tropical. Para entender tudo e solucionar as suas dúvidas, não saia daí e acompanhe a fundo as nossas recomendações. O post está demais!

[the_ad_group id=”72″]

 

Estilos de decoração: clássico

Iniciando o conteúdo, te apresentamos o estilo clássico, ou seja, aquele que “nunca sai de moda”. Como o nome já diz, essa proposta carrega um ar tradicional, com visual “limpo” e, quase sempre, pautado por tons claros, de branco, cinza ou bege.

Em geral, os seus móveis contam com estruturas bem detalhadas, sendo fabricados a partir de madeira escurecida e de procedência nobre. Em alguns casos, ainda é possível pintar a mobília com cores mais claras para que o local fique com um aspecto “clean” e funcional.

Alguns detalhes também devem ser considerados nessas ambientações. Por exemplo: a sala de estar deve ser composta por tecidos fluidos e sofisticados, entre eles, o linho ou a seda, que podem ser encontrados em versões em dourado ou nude, seguindo uma proposta mais atemporal.

Já se a ideia for incluir itens marcantes no décor, vale apostar em poltrona com estampa chamativa ou almofadas coloridas. Incrível!

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidade

Foto: coolchicstylefashion.com

 

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: admagazine.ru

Estilos de decoração: rústico

Com o dia a dia repleto de compromissos, muitas pessoas começaram a sentir falta do contato com a natureza e dos ambientes ao ar livre. Foi aí, que o estilo rústico começou a ser notado em muitas decorações.

Ideal para quem deseja se aproximar do meio natural, com um lar calmo e acolhedor, essa proposta está em alta no setor e carrega inúmeros elementos ideais para promover uma atmosfera diferenciada. Mobiliários em madeira, fibras naturais, acabamentos envelhecidos e muita textura fazem parte do conceito. Aqui, ainda destacamos o uso das cerâmicas, do vime, do tricô e do couro sintético.

Também não podemos nos esquecer dos armários com ar vintage ou dos revestimentos que ajudam a reforçar a aparência campestre, como é o caso dos tijolinhos aparentes. Em relação aos tons, as versões pastel são as que mais se destacam, seguidas das cores acinzentadas, terrosas e das estampas florais. Em resumo, é a solução perfeita para tornar o seu lar um verdadeiro refúgio no meio da selva de pedra.

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidade

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: followtheyellowbrickhome.co

Foto: studio-mcgee.com

Estilos de decoração: romântico

Temos aqui, uma opção recomendada para quem se identifica com visuais mais delicados e femininos. No estilo romântico, há um vasto uso de tonalidades pálidas e uma intensa valorização de elementos do passado. Um exemplo disso são os móveis com design do tipo provençal, que carregam um ar muito parecido com as peças usadas nas decorações dos nobres de séculos atrás.

Para acompanhar a ideia, os adeptos do estilo romântico utilizam várias flores no décor — que podem surgir tanto nas estampas, quanto no papel de parede, em cortinas ou em arranjos dispostos em pontos estratégicos do cômodo. Só tenha cuidado para não exagerar nas folhagens e acabar fazendo com que o resultado fique carregado demais.

Inclusive, um bom truque para deixar essa ambientação ainda mais personalizada, é apostar no uso de espelhos com molduras clássicas, que podem ser instalados no lavabo, no hall de entrada ou no dormitório. Na sala de estar, por sua vez, considere incluir um lustre formado por cristais, ou então, em ferro desgastado. Que tal experimentar?

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: frenchcountrycottage.net

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: influenceimmo.com

Estilos de decoração: tropical

Em busca de uma ideia exótica e, ao mesmo tempo, supercharmosa para o seu lar? Invista no décor tropical! Considerado um dos estilos de decoração queridinhos do momento, esse tipo de ambientação traz um mix de cores fantástico para todo e qualquer cômodo. Azul, rosa, lilás, branco, verde, amarelo e branco estão no topo do ranking.

Contudo, é preciso cautela. Se a ideia é evitar que o ambiente fique muito exagerado, um truque bacana é eleger somente três dessas tonalidades, sempre coordenando com cores neutras e discretas. Até existe a opção de variar a composição usando diferentes variações de um mesmo tom. Exemplificando: azul claro, azul royal e azul-marinho.

Na maioria das vezes, o estilo tropical é caracterizado como uma solução descolada, que pode ser tranquilamente levada para os espaços de convivência de um imóvel. E para intensificar esse conceito, o uso de elementos estampados não pode ser ignorado.

Abuse de padronagens com palmeiras, borboletas, pássaros, abacaxis, listras e qualquer outra ilustração que remeta ao verão e ao litoral. Tais detalhes ficam ótimos quando usados nas roupas de cama, vasos, almofadas ou, simplesmente, em adesivos de parede.

Foto: lizmarieblog.com

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: hunker.com

Estilos de decoração: industrial

Dentre todos, talvez o estilo industrial seja o mais presente nos lares modernos. A tendência teve início na cidade de Nova Iorque, quando os moradores que não podiam pagar o aluguel, resolveram aproveitar os galpões antigos e transformá-los em lofts, com um visual atualizado e único.

Por essa razão, esses espaços contavam com características exclusivas que não eram facilmente observadas nas decorações tradicionais — estruturas aparentes, cores sóbrias, luminárias suspensas e muito aço.

Não quer ter trabalho na sua produção? Tudo bem! Existem alguns métodos ágeis para facilitar o processo, sem a necessidade de alterar a estrutura do imóvel. São eles:

  • utilize lâmpadas suspensas;
  • recorra a bancos de madeira ou aço;
  • utilize revestimento de tijolinhos;
  • aplique tinta cinza nas paredes;
  • inclua pôsteres e quadros artísticos para decorar;
  • deixe fios e tubulações expostos;
  • substitua as cadeiras por banquetas e muito mais!

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: etsy.com

Estilos de decoração: qual combina com a sua personalidadeFoto: mommythrives.com

E aí, depois dessas informações exclusivas você conseguiu definir quais desses estilos de decoração mais combinam com a sua personalidade? Caso queira continuar se aprofundando nesse universo, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar outros materiais valiosos como esse. Até lá!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.