Guia completo do Quarto montessoriano

Compartilhe

Quem disse que criança não pode ficar sozinha no seu quarto e aprender muitas coisas? Essa é uma das propostas do quarto montessoriano, um modelo de quarto infantil que não pode ser deixado de lado quando o assunto é garantir a autonomia e o crescimento saudável dos pequenos.

A ideia de um quarto que seja seguro o suficiente para que crianças na primeira infância possam desfrutá-lo sozinhas, parece irreal? Não se você entender como o ambiente pode ter as principais ferramentas para que seu pequeno se desenvolva sem você ficar o tempo todo ao lado.

Neste post você vai conhecer tudo sobre o quarto montessoriano, desde o conceito, como montar um, qual é a decoração adequada e como ele assegura e desenvolve os pequenos!

[the_ad_group id=”72″]

O que é o quarto montessoriano?

Quarto montessoriano branco

O quarto montessoriano é um ambiente dotado de recursos como o layout, a altura das peças e os tipos de materiais, que tragam muita segurança para a criança.

A ideia de quarto montessoriano tem uma mente pensante por detrás. A educadora italiana Maria Montessori criou o conceito do ambiente no começo do século XX. E ele é muito funcional e prático para os pequenos e os adultos. Não é à toa que é aplicado até hoje.

Qual é o método por detrás do quarto montessoriano?

Quarto montessoriano, cama

O método de construção de um quarto montessoriano segue as premissas de ser um espaço lúdico, funcional, seguro e incentivador para a criança descobrir o mundo e a si.

Um básico do que é um quarto montessoriano pode ser traduzido em uma cama baixa, móveis na altura da criança, barras fixadas nas paredes e muita decoração lúdica.

Claro que esses ingredientes decorativos e funcionais são apenas um pouco do conceito, mas já dizem muito sobre o método de montar esse quarto. A prioridade principal é que a criança tenha uma autoeducação, ou seja, cresça com autonomia.

Qual é a finalidade do quarto montessoriano?

Quarto montessoriano de menina

O foco central do quarto montessoriano vai além de entregar uma estética que valoriza o melhor dessa parte doce da vida. Aqui, a finalidade é que a criança seja estimulada por um ambiente controlado sem a necessidade dos pais ao lado.

Assim, o pequeno vai ganhando confiança em si e percebendo as cores, texturas, cheiros, formatos e outros estímulos que o ambiente oferece. E assim, cresce com mais segurança sobre o mundo ao redor, trabalha a imaginação e os sentidos.

O quarto é um dos primeiros locais de descobertas para uma criança. Então, quando o ambiente é formatado com o fim de estimular criativamente o pequeno, ele se torna um local de predileção dele.

Qual é a melhor idade para fazer um quarto montessoriano?

Quarto montessoriano de menino

Não há uma idade específica para que seu pequeno desfrute de um quarto montessoriano. Esse ambiente pode ser feito desde a primeira infância até quando o pequeno tomar a decisão, por conta própria, de mudar o estilo do cômodo.

Uma das grandes vantagens do quarto montessoriano neste tópico é que ele pode ser adaptado conforme o avançar da idade da criança. Dessa maneira, tudo é ajustado conforme o crescimento dele, sem perder tantas peças no processo.

O que é necessário em um quarto montessoriano?

Para montar um quarto montessoriano no melhor do seu conceito, alguns itens específicos devem ser separados. Então, pode anotá-los porque eles serão a receita de sucesso para o crescimento de seu pequeno.

Móveis com cantos arredondados

Para evitar acidentes, os móveis com os cantos arredondados são perfeitos. Não há nenhuma restrição sobre colocar algum tipo de proteção macia nas bordas, como o EVA colante. Então, pode apostar.

Móveis de encaixe e em madeira leve, como o MDF ou o MDP também são ideais. Nem todo o mobiliário pode ser assim, mas uma cadeirinha e mesinha nesse material vão bem.

Quarto montessoriano, móveis

Cama baixa

A cama de um quarto montessoriano deve ter o colchão o mais próximo do piso, ou direto nele. Para sustentar a peça, você pode usar um tapete grosso ou um estrado.

Certifique-se de preencher as laterais da cama com almofadas ou outro tipo de proteção, para que a criança não role para fora enquanto dorme.

Bicama montessoriana

Para quem tem duas crianças, a bicama montessoriana é a solução. Há dois modelos do tipo:

  • com compartimento debaixo do colchão, de onde sai a segunda cama;
  • beliche baixo com proteções laterais.

O que é decisivo para a escolha por um ou outro modelo é a área disponível para a cama montessoriana.

Quarto montessoriano, beliche

Barra na parede

As barras na parede são usadas para que a criança se apoie nelas enquanto aprende a andar. E assim, consiga ter firmeza em cada passo sem que a mãe ou o pai fiquem o tempo todo de mãos dadas. A ideia é deixar o pequeno descobrir por si só.

Tapete

O tapete tem as funções de proteger a criança em casos de quedas e também de aquecer os pés e o corpo dela, assim como o quarto, principalmente quando estiver frio.

Quadros baixos

Na decoração, os quadros baixos farão com que a criança veja cada detalhe das peças, sem esticar o pescoço. Tudo deve ser pensado para a altura dela.

Quarto montessoriano, quadros

Nichos baixos

Os nichos servem para guardar brinquedos e outras decorações, e devem ficar ao alcance rápido da criança.

Brinquedos

No conceito de quarto montessoriano, os brinquedos devem passar por um rodízio a cada 15 dias. O motivo é que a criança vai descobrir um pouco de cada, sem largar a brincadeira no meio. O intuito é deixá-la livre para decidir por qual brinquedo usar.

Como montar um quarto montessoriano?

Quarto montessoriano, cama vermelha

Evitar pregos, usar fita dupla face, estabelecer o layout mais adequado para o seu pequeno e aplicar uma decoração leve e lúdica dá um trabalhinho. Mas não é nada impossível e você ainda pode usar esse momento para ficar com seu pequeno.

Sabia que você pode ter um quarto montessoriano desenhado especialmente para as necessidades do seu pequeno, de forma rápida?

O Arquiteto de Bolso te ajuda a montar esse quarto dos sonhos das crianças, entregando uma consultoria de ambiente online em até 2 horas.

Vamos olhar o que você precisa, definir as prioridades juntos, montar o projeto em planta baixa e arquivo 3D, além de entregar a lista de compras. Fazemos questão de escolher os brinquedos com os preços mais em conta!

O quarto montessoriano do seu pequeno está a poucos passos, e é projetado dentro do seu orçamento. Duvida? Deixe seu comentário!

Imagens: Pinterest

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.