Na dúvida cruel se vale investir em um lava-louças? O eletrodoméstico é quase que um item essencial em casas e apês de muitas famílias, mas, é preciso conhecer bem essa peça, antes de fechar negócio. Até porque, além de vários modelos, há o jeito certo de usar essa máquina e, o quanto você vai usá-la prova se compensa ou não comprar.
Mais do que um item para se livrar daquela pilha de louças em casa, a máquina de lavar louças pode trazer muita qualidade de vida! Isso mesmo! Uma analogia bacana é a qualidade de vida que uma máquina de lavar traz para quem a possui. Poupa tempo, energia e muito mais. Por isso, esse tem se tornado um item cada vez mais procurado nos lares brasileiros.
Têm dúvidas sobre o lava-louças? Gostaria de saber como funciona e o que você tem a ganhar com ele?
Nesse post, você vai conferir um guia completo sobre o lava-louças, com dicas sobre como usar, cuidados, principais benefícios e onde colocar o seu. Acompanhe!
[the_ad_group id=”72″]
Como usar um lava-louças?
Créditos: Pinterest
Um lava-louças é como qualquer outra máquina, ou seja, tem o seu jeito certo de usar e exige produtos específicos para durar por muitos anos.
De maneira geral, as máquinas do mercado brasileiro funcionam com os seguintes produtos:
- detergente: sem segredos, é o mesmo que você usa nas suas lavagens à mão;
- pó secante: é feito especificamente para além de lavar, ajudar na secagem dos utensílios;
- tablete de lavagem: funciona como um detergente ou sabão, mas, é específico para máquinas de lavar-louça, no tamanho e composição certa.
Com os produtos adequados à mão, basta conectar a máquina de lavar-louças na rede de água que está em sua casa ou apê, puxando um cano somente para ela. Relaxe, porque a maioria dos modelos já vem com a peça, que é macia e flexível.
Por último, a máquina é ligada a rede elétrica. Antes de usar é só ler o manual, pois, cada modelo tem funcionamento específico. Umas digitais, outras ainda mecânicas, mas, cada qual com seu jeito de trabalhar.
Quais são os principais benefícios de uma máquina lava-louças?
O lava-louças se destaca entre os eletrodomésticos porque reserva muitas vantagens. A começar, por não ter que lavar a maior parte das louças, na mão.
Economiza de tempo
Com lavagens na máquina, o seu tempo será muito poupado. Uma vez que a louça esteja dentro da máquina e ajustada com os produtos e no modo de funcionamento, é só apertar um botão que ela faz o resto. Isso faz com que sobre muito mais tempo para você curtir com a família. Prático, não?
Tem lavagens específicas para pouca, média ou muita louça
Pouca, mais ou menos, ou muita louça… A maioria das máquinas de lava-louças tem um modo de uso para cada quantidade de utensílios e intensidade de sujeira.
Ou seja, não precisa gastar muita água em pouca louça, nem ter o risco de ficar com a sujeira nos pratos, porque a máquina vai funcionar de acordo com o volume — é só programá-la.
Conta com função pré-lavagem
Algumas máquinas têm a função de pré-lavagem, que é jogar um pouco de água com sabão na louça, apenas para remover o excesso. Assim, aquela sujeira toda não fica impregnada nas panelas, garfos e facas, deixando mau cheiro.
Mas, essa função é ideal para ser usada quando você junta louça durante o dia, e não apenas um pouquinho.
Créditos: Pinterest
Economiza água
A economia de água é significativa com um lava-louças, que gasta, em média, 45 litros d’água em uma lavagem de até 40 utensílios. Para lavar a mesma quantidade à mão, cerca de 15 minutos são usados e, ao todo, mais de 100 litros d’água.
Promove economia para o seu bolso
Se a economia é de água, então, a sua conta também será impactada. Ainda que a conta de luz fique praticamente estável, já que a máquina consome energia elétrica, a queda na conta de água a compensa.
Apesar do custo alto do item, esse valor é recuperado (e compensando) com a economia de água. Além do ganho em qualidade de vida e conforto, você economiza! Um bom custo-benefícios, não é mesmo?
Deixa a louça ainda mais limpa
Não queremos dizer que você lava mal as suas louças, mas a máquina de lavar leva a melhor nessa parte, porque ela usa água quente. Assim, a temperatura alta ajuda a remover tudo o que é sujeira, além de prevenir acúmulo de fungos e bactérias.
Também seca
Os melhores modelos de máquinas de lavar-louças têm a função de secagem, o que adianta muito o seu lado, e ainda dobra a vantagem da economia de tempo. Assim fica fácil, né?
Como escolher os móveis e organizar o espaço para o lava-louças?
Créditos: Pinterest
Na hora de ajeitar um lava-louças dentro do seu apê ou casa, você precisa levar em conta basicamente o tamanho que tem disponível para colocar a peça. Seja na cozinha ou em outra área.
As máquinas não são leves, pesando no mínimo, seus 10kg. O ideal é deixá-las no chão, assim, ficam mais estáveis e não correm o risco de simplesmente cair.
Já se a sua pia for grande e bem fixada na parede, com mão francesa, cola e tudo o mais, e desde que a máquina não seja um “caminhão”, pode colocá-la em cima. Mas, veja se fica estável e com as bases todas apoiadas.
Contudo, o mundo perfeito é ter um móvel ou dedicar um espaço apenas para a máquina. Nesse sentido, móveis planejados são a melhor opção, pois, uma vez que você escolher a lava-louças, vai encomendar a mobília com o encaixe do tamanho certo.
A única desvantagem é que, se um dia tiver que trocar a máquina, você terá que comprar uma nova, exatamente do mesmo tamanho da antiga, para caber no móvel.
Quais são os cuidados que devo ter com um lava-louças?
Créditos: Pinterest
Para que um lava-louças dure bastante tempo, é preciso ter alguns cuidados com esse equipamento, seja com a máquina ligada ou desligada.
Veja aqui os principais cuidados que um lava-louças exige:
- não desligar o equipamento enquanto ele estiver funcionando;
- não encher demais a máquina com louças acima da sua capacidade;
- sempre programar a função de lavagem coerente com a quantidade de louças e a sujeira que está nelas;
- retirar o excesso de comida das louças, antes de colocá-las na máquina;
- não derrubar água em cima da máquina — isso pode estragar os circuitos do painel;
- sempre deixar a máquina em uma base estável;
- não passar nenhum produto corrosivo ou esponjas e espumas abrasivas por dentro e por fora;
- limpar a máquina por dentro, quando necessário, seguindo as instruções do manual;
- nunca tentar fazer a manutenção por conta, caso a lava-louças apresente algum problema, chame um técnico;
- organizar as louças dentro da máquina de acordo com o manual;
- de preferência, encher a máquina para aproveitar o máximo de capacidade e economizar água;
- checar sempre se os seus pratos e utensílios podem ser lavados na máquina — plástico pode deformar com a água quente;
- usar sempre os produtos adequados para lavagem.
Quais são as peças que podem ser lavadas no lava-louças?
O lava-louças tem seus limites e, para evitar qualquer problema com ele, é preciso segui-los certinho.
De forma geral, um lava-louças pode lavar:
- panelas;
- pratos;
- canecas e copos;
- talheres.
Mas, para não ter erro, confira sempre o manual da máquina, que evita que você coloque qualquer utensílio ou louça que ela estrague ao invés de limpar.
Como escolher a máquina de lavar louças ideal?
Créditos: Pinterest
Um lava-louças segue critérios de compra como qualquer outro eletrodoméstico. Mas, ela tem suas particularidades que você deve sempre considerar.
Veja quais são os principais aspectos para analisar em uma lava-louças:
- 12, 6 ou demais serviços: escolher de acordo com o número de pessoas na casa;
- lava e seca: se ela tiver as duas funções é a melhor escolha;
- capacidade: veja uma capacidade compatível com o seu uso — nem abaixo e nem acima;
- porta talheres removível: nem todos os lava-louças têm essa peça, que ajuda muito na organização dos utensílios dentro.
Veja lava-louças de várias marcas, na Telhanorte!
Viu só como um lava-louças facilita demais a sua vida? Agora que você conhece todos os cuidados e dicas de uso, quando você decidir por comprar um, terá a segurança de usá-lo do jeito que ele exige, com a garantia de muitos anos de ajuda.
Está dando um trato em casa nesse período? Veja aqui como fazer uma boa reforma de cozinha, sem dor de cabeça!
[adsforwp-group id=”69″]