Meu apê: 4 inspirações de divisórias de ambientes pequenos

Compartilhe

Quando o assunto é o universo do design de interiores, não há como negar que existem várias tendências pipocando por aí. Uma delas diz respeito aos espaços integrados. Funcionais e capazes de se adaptar ao lifestyle moderno, eles podem ser utilizados de várias maneiras em um layout. Isso acontece, por exemplo, quando temos uma cozinha conectada à sala de estar. Ou então, uma sala de estar com uma varanda gourmet.

De qualquer maneira e para garantir mais privacidade, muitos moradores também estão optando pelas divisórias de ambientes pequenos. Basicamente, estamos falando de estruturas acessíveis e versáteis, que podem ser utilizadas nesses locais com o propósito de dividi-los e, logo, proporcionar efeitos diversos em uma ambientação. Há quem as utilize para garantir uma atmosfera mais intimista. Já outros, preferem aproveitar tais peças para fazer com que toda a produção tenha uma atmosfera mais descolada e alternativa.

E independentemente do seu objetivo, o ideal é se aprofundar no tema, a fim de descobrir quais são os modelos mais usados do momento e como eles podem ser aproveitados ao máximo. E aí, ficou curioso? Então, continue com a gente e veja o post que preparamos especialmente para você!

[the_ad_group id=”72″]

 

Para que servem as divisórias de ambientes pequenos?

Uma coisa é verdadeira: com a febre dos ambientes integrados, muitos imóveis passaram a ser usados de maneiras diferentes. Para exemplificar, imagine que você tem uma cozinha aberta no apê. Com ela, é possível receber os convidados com mais tranquilidade, uma vez que os anfitriões conseguem cozinhar ao mesmo tempo em que interagem com amigos e familiares.

Em paralelo, existem visitas que preferem ficar sentadas na sala de estar e, ainda assim, continuam participando da conversa. Ou seja, a integração de espaços é uma maneira interessantíssima de não apenas deixar a casa visualmente mais atraente, como também, de garantir momentos inesquecíveis e bem aproveitados.

No entanto, não é sempre que sentimos vontade de estar em um espaço completamente integrado. Há situações, como os períodos de descanso, que o nosso único desejo é ter um cantinho mais intimista, acolhedor e privado para relaxar. É nessas horas que as divisórias de ambientes pequenos entram em ação. Sem comprometer a integração do local, essas estruturas acessíveis — e charmosas — podem ser adicionadas à decoração como uma maneira de criar uma área privada.

Inclusive, existem várias formas de obter esse efeito — sem que, para isso, seja preciso prejudicar a circulação ou a visão das pessoas presentes no espaço. No próximo tópico, apresentamos quais são as principais soluções e as suas indicações em um projeto de ambientação.

inspirações de divisórias de ambientes pequenos

Quais as melhores divisórias de ambientes pequenos do momento? 4 opções!

Sabendo da importância de contar com as divisórias de ambientes pequenos, chega o momento de, finalmente, descobrir as versões mais utilizadas desta temporada e como elas podem ser aplicadas em seu apê. Já adiantamos: existem opções maravilhosas para diferentes estilos e você só precisa escolher a sua preferida.

1. Venezianas

Sem dúvida, as venezianas são um clássico no mundo da decoração. Agora, já imaginou poder usá-las como uma divisória de ambientes? Nesse caso, você precisará investir em um modelo “de correr”, de preferência, fabricado em madeira. De modo geral, a opção consegue oferecer mais privacidade em um espaço, mas sem dividi-lo completamente de outro.

Por apresentar vãos em cada uma de suas folhas, a veneziana ainda promove um efeito leve e equilibrado nos cômodos. E se preferir, há a possibilidade de pintar a sua superfície com cores variadas. As neutras, porém, são as mais indicadas para um efeito suave e equilibrado. O branco, o preto, o cinza chumbo e a tonalidade natural da madeira estão nessa lista.

inspirações de divisórias de ambientes pequenos

Foto: tuacasa.com.br

2. Estantes vazadas

Outra possibilidade incrível, é apostar no uso das estantes vazadas. O ponto positivo, é que esses móveis podem ser encontrados tranquilamente no mercado e, como bônus, não exigem que os moradores modifiquem a estrutura de um espaço para usá-los.

Não tem segredo: assim que adquirir a sua peça, basta instalá-la na área onde você deseja criar uma divisória parcial. Entretanto, o seu charme ficará por conta dos elementos decorativos presentes na estrutura.

Para que a produção tenha um efeito impecável, sugerimos utilizar somente adornos sofisticados ou que transmitam a personalidade dos moradores. Esse é o caso de souvenires de viagens, porta-retratos, bibelôs e pequenas esculturas.

inspirações de divisórias de ambientes pequenos

3. Ilha gastronômica

Acredite ou não: além de facilitar o preparo das refeições e deixar a cozinha mais atrativa, a ilha gastronômica pode ser uma ótima maneira de dividir dois ambientes. Nesse caso, a estrutura pode surgir encostada em uma parede, ou então, na área central do ambiente — transmitindo a ideia de que a cozinha e o outro cômodo estão devidamente separados.

Atualmente, essa tem sido uma alternativa elegante e moderna para delimitar os cômodos e fazer com que os locais fiquem mais organizados. Tudo isso, é claro, sem dividi-los definitivamente e facilitando a interação.

inspirações de divisórias de ambientes pequenos

4. Cobogó

Temos aqui uma alternativa exclusiva para quem gosta de um estilo rústico e, ao mesmo tempo, artesanal. Clássicos, os cobogós são elementos simples, produzidos em cimento, cerâmica ou gesso e que ajudam a complementar a construção de paredes.

Eles podem ser feitos em diferentes formatos geométricos, carregando as mais variadas tonalidades. Em apartamentos compactos, tais peças são ótimas para separar:

  • a lavanderia da cozinha;

  • a cozinha da sala de jantar;

  • a varanda da sala de estar;

  • o quarto do escritório.

Graças ao seu visual vazado, a solução proporciona grande sensação de continuidade no espaço, facilita a ventilação e a iluminação dos ambientes, assim como oferece um excelente custo-benefício. É difícil não se apaixonar!

inspirações de divisórias de ambientes pequenos

Foto: casavogue.globo.com

Viu só? Depois desse post recheado de dicas e inspirações, temos certeza de que você já sabe como utilizar as divisórias de ambientes pequenos. 

E se você gostou da leitura e quer continuar por dentro de outros conteúdos exclusivos, aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, Pinterest e Instagram.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Em breve, um de nossos especialistas responderá a sua questão. Até mais!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.