Quando o assunto é o universo do design de interiores, não há como negar que existem várias tendências pipocando por aí. Uma delas diz respeito aos espaços integrados. Funcionais e capazes de se adaptar ao lifestyle moderno, eles podem ser utilizados de várias maneiras em um layout. Isso acontece, por exemplo, quando temos uma cozinha conectada à sala de estar. Ou então, uma sala de estar com uma varanda gourmet.
De qualquer maneira e para garantir mais privacidade, muitos moradores também estão optando pelas divisórias de ambientes pequenos. Basicamente, estamos falando de estruturas acessíveis e versáteis, que podem ser utilizadas nesses locais com o propósito de dividi-los e, logo, proporcionar efeitos diversos em uma ambientação. Há quem as utilize para garantir uma atmosfera mais intimista. Já outros, preferem aproveitar tais peças para fazer com que toda a produção tenha uma atmosfera mais descolada e alternativa.
E independentemente do seu objetivo, o ideal é se aprofundar no tema, a fim de descobrir quais são os modelos mais usados do momento e como eles podem ser aproveitados ao máximo. E aí, ficou curioso? Então, continue com a gente e veja o post que preparamos especialmente para você!
[the_ad_group id=”72″]
Para que servem as divisórias de ambientes pequenos?
Uma coisa é verdadeira: com a febre dos ambientes integrados, muitos imóveis passaram a ser usados de maneiras diferentes. Para exemplificar, imagine que você tem uma cozinha aberta no apê. Com ela, é possível receber os convidados com mais tranquilidade, uma vez que os anfitriões conseguem cozinhar ao mesmo tempo em que interagem com amigos e familiares.
Em paralelo, existem visitas que preferem ficar sentadas na sala de estar e, ainda assim, continuam participando da conversa. Ou seja, a integração de espaços é uma maneira interessantíssima de não apenas deixar a casa visualmente mais atraente, como também, de garantir momentos inesquecíveis e bem aproveitados.
No entanto, não é sempre que sentimos vontade de estar em um espaço completamente integrado. Há situações, como os períodos de descanso, que o nosso único desejo é ter um cantinho mais intimista, acolhedor e privado para relaxar. É nessas horas que as divisórias de ambientes pequenos entram em ação. Sem comprometer a integração do local, essas estruturas acessíveis — e charmosas — podem ser adicionadas à decoração como uma maneira de criar uma área privada.
Inclusive, existem várias formas de obter esse efeito — sem que, para isso, seja preciso prejudicar a circulação ou a visão das pessoas presentes no espaço. No próximo tópico, apresentamos quais são as principais soluções e as suas indicações em um projeto de ambientação.
Quais as melhores divisórias de ambientes pequenos do momento? 4 opções!
Sabendo da importância de contar com as divisórias de ambientes pequenos, chega o momento de, finalmente, descobrir as versões mais utilizadas desta temporada e como elas podem ser aplicadas em seu apê. Já adiantamos: existem opções maravilhosas para diferentes estilos e você só precisa escolher a sua preferida.
1. Venezianas
Sem dúvida, as venezianas são um clássico no mundo da decoração. Agora, já imaginou poder usá-las como uma divisória de ambientes? Nesse caso, você precisará investir em um modelo “de correr”, de preferência, fabricado em madeira. De modo geral, a opção consegue oferecer mais privacidade em um espaço, mas sem dividi-lo completamente de outro.
Por apresentar vãos em cada uma de suas folhas, a veneziana ainda promove um efeito leve e equilibrado nos cômodos. E se preferir, há a possibilidade de pintar a sua superfície com cores variadas. As neutras, porém, são as mais indicadas para um efeito suave e equilibrado. O branco, o preto, o cinza chumbo e a tonalidade natural da madeira estão nessa lista.
Foto: tuacasa.com.br
2. Estantes vazadas
Outra possibilidade incrível, é apostar no uso das estantes vazadas. O ponto positivo, é que esses móveis podem ser encontrados tranquilamente no mercado e, como bônus, não exigem que os moradores modifiquem a estrutura de um espaço para usá-los.
Não tem segredo: assim que adquirir a sua peça, basta instalá-la na área onde você deseja criar uma divisória parcial. Entretanto, o seu charme ficará por conta dos elementos decorativos presentes na estrutura.
Para que a produção tenha um efeito impecável, sugerimos utilizar somente adornos sofisticados ou que transmitam a personalidade dos moradores. Esse é o caso de souvenires de viagens, porta-retratos, bibelôs e pequenas esculturas.
3. Ilha gastronômica
Acredite ou não: além de facilitar o preparo das refeições e deixar a cozinha mais atrativa, a ilha gastronômica pode ser uma ótima maneira de dividir dois ambientes. Nesse caso, a estrutura pode surgir encostada em uma parede, ou então, na área central do ambiente — transmitindo a ideia de que a cozinha e o outro cômodo estão devidamente separados.
Atualmente, essa tem sido uma alternativa elegante e moderna para delimitar os cômodos e fazer com que os locais fiquem mais organizados. Tudo isso, é claro, sem dividi-los definitivamente e facilitando a interação.
4. Cobogó
Temos aqui uma alternativa exclusiva para quem gosta de um estilo rústico e, ao mesmo tempo, artesanal. Clássicos, os cobogós são elementos simples, produzidos em cimento, cerâmica ou gesso e que ajudam a complementar a construção de paredes.
Eles podem ser feitos em diferentes formatos geométricos, carregando as mais variadas tonalidades. Em apartamentos compactos, tais peças são ótimas para separar:
-
a lavanderia da cozinha;
-
a cozinha da sala de jantar;
-
a varanda da sala de estar;
-
o quarto do escritório.
Graças ao seu visual vazado, a solução proporciona grande sensação de continuidade no espaço, facilita a ventilação e a iluminação dos ambientes, assim como oferece um excelente custo-benefício. É difícil não se apaixonar!
Foto: casavogue.globo.com
Viu só? Depois desse post recheado de dicas e inspirações, temos certeza de que você já sabe como utilizar as divisórias de ambientes pequenos.
E se você gostou da leitura e quer continuar por dentro de outros conteúdos exclusivos, aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, Pinterest e Instagram.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Em breve, um de nossos especialistas responderá a sua questão. Até mais!
[adsforwp-group id=”69″]