Minimalismo na decoração: o que é e como fazer

Compartilhe

Menos é mais em seu apartamento ou casa. Se depender do minimalismo na decoração, com certeza. Poucos objetos, poucas roupas  — o que vale é deixar apenas o essencial. Você conseguiria viver apenas com aquilo que realmente faria falta na sua vida e também na sua casa?

Consumir diversos itens e ostentar; um traço comum em países que exploram demais a cultura do consumo, alavancada pelo capitalismo. O minimalismo vai na contramão disso, oferecendo satisfação, literalmente sem exageros.

Descubra neste post, o que é esta filosofia de vida e como usar o minimalismo na decoração e arquitetura!

[the_ad_group id=”72″]

O que é o minimalismo?

Minimalismo na decoração, quarto de casal

 

Créditos: Pinterest

O minimalismo é uma filosofia, um estilo de vida e um modo de se pensar também, que tem como pilar a cultura de ter menos e ser mais. Dessa maneira, quem segue esta máxima estaria cada vez mais próximo de quem realmente é, e mais distante do que quer parecer ser.

Como essa filosofia se dá na prática? Simples, consumindo apena o essencial. Esqueça aquela coleção de mais de 30 relógios, ou mesmo vários carros na garagem, ou um armário abarrotado de roupas.

Viver apenas com poucas peças, desde que sejam dentro da sua personalidade e propósito é a regra geral do minimalismo.

Quais são os benefícios do minimalismo na decoração?

Minimalismo na decoração, sala e sofá de canto

Créditos: Pinterest

Há diversos benefícios de se adotar o minimalismo na decoração. Contudo, não é porque essa cultura traz benefícios, que outras linhas arquitetônicas e decorativas não trazem também. Portanto, essa lista abaixo é para você conhecer e se curtir, adotar para si.

Veja os diversos benefícios do minimalismo em decoração:

  • vida mais simples e funcional, tendendo a entregar mais qualidade — menos coisas para se preocupar geram menos estresse e ansiedade;
  • com menos peças, o ambiente exige uma rápida organização;
  • espaços harmônicos e sem poluição visual;
  • espaços mais simples e fáceis de limpar;
  • custo baixo.

Como usar o minimalismo na decoração?

Minimalismo na decoração, sala de apartamento

Créditos: Pinterest

O minimalismo na decoração é muito simples de utilizar, e pode ser adotado em qualquer ambiente. Se você já tem um apartamento ou casa com diversos móveis e objetos, vai ter que retirar algumas peças. Já se está montando o seu espaço ou mesmo fazendo uma reforma, vale recomeçar na linha minimalista.

Sala

Minimalismo na decoração, sala decorada

Créditos: Pinterest

Salas minimalistas contam com pouquíssimos itens. Por exemplo, um rack, uma TV ou mesmo nenhuma, um tapete e sofá, já são suficientes. Esqueça home theaters, sistemas de som, livros, plantas e decorações. Esses ficam totalmente de lado.

QuartosMinimalismo na decoração, quarto decorado

Créditos: Pinterest

Uma cama e uma armário — são o suficiente ou você precisa de um aparato especial para dormir? O interessante do minimalismo é exatamente fazer você abrir a cabeça para descobrir o que sempre funcionou. Que é possível viver com menos peças do que imagina. Uma mesa de cabeceira no quarto complementar o visual minimalista, bem.

Veja diversos criados-mudos na Etna!

Varandas

Minimalismo na decoração, varanda

Créditos: Pinterest

Tirando máquinas de lavar e outros aparatos para você lavar suas roupas e fazer outros serviços domésticos, não são necessários tantos itens no espaço. Estes ambientes ainda ficam mais ergonômicos com poucas peças.

Áreas externas

Minimalismo na decoração, sacada de apartamento

Créditos: Pinterest

Um banquinho, uma mesinha, um vaso de plantas e só. O minimalismo na decoração usa poucos objetos e privilegia a contemplação do espaço, a funcionalidade na medida certa, e os ambientes pouco preenchidos. Tudo é pensado e feito para realmente se voltar para seu interior, em lugares minimalistas.

Cozinha

Minimalismo na decoração, cozinha

Créditos: Pinterest

Armários, fogão, micro-ondas e geladeira são a essência de qualquer cozinha. Porém, além deles, não é preciso muito mais. Mobiliário simples e poucas peças de louça também são muito bem-vindas no minimalismo. Uma mesa pequena e poucas cadeiras completam o espaço.

Sala de estar

Minimalismo na decoração, sala de estarCréditos: Pinterest

Uma cadeira, uma estante pequena, um tapete. Tudo isso fica bem quando se usa o minimalismo na decoração de uma sala de estar. Geralmente esses ambientes recebem TVs, aparelho de som, livros, e um monte de objetos decorativos. No minimalismo eles dão lugar a mais espaços vazios.

Confira vários tapetes na Etna!

Adotar o minimalismo na decoração não apenas traz a estética clean, os benefícios de custo e de organização, como também, cria espaços muito relaxantes. Com menos peças para se atentar, a proposta desta tendência em estilo de vida, é prestar atenção às experiências da vida e a cada momento, que são únicos.

Veja também a tendência simples e que fica incrível de decoração com cimento queimado para deixar a casa linda!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.