Não sabe como criar um home office confortável? Te ensinamos já!

Compartilhe

Com a quarentena a todo vapor, boa parte dos profissionais passou a trabalhar em casa. Foi então que muitos começaram a se perguntar: “como criar um home office confortável?”. Isso porque, um ambiente de trabalho organizado e bem equipado consegue proporcionar inúmeros benefícios para o nosso desempenho profissional, como mais facilidade para gerenciar as tarefas e, claro, um aumento significativo da produtividade.

E uma vez vivendo em um apê pequeno, parece que fica difícil conseguir encontrar o cantinho ideal. Afinal, qual é a fórmula certa para achar um espaço adequado e conseguir manter o foco ao longo do dia? Para tanto, você precisará considerar vários fatores, que vão desde uma simples (e boa!) decoração, até a ergonomia — um fator que influenciará diretamente em sua saúde.

Pensando nisso, reunimos neste post vários detalhes que devem ser considerados daqui para frente. Acompanhe e descubra agora mesmo como criar um home office confortável e parar de trabalhar do sofá!

[the_ad_group id=”181″]

 

Comece pela ergonomia

home office confortável

O principal truque para aprender como criar um home office confortável é ficar de olho na ergonomia. Do grego, a palavra ergon quer dizer “trabalho”, enquanto “nomos” diz respeito às normas ou leis. Logo, o termo serve para descrever a ciência responsável por estudar as condições de trabalho.

No office, essa técnica é imprescindível e deverá estar presente em vários elementos do espaço — indo desde a sua poltrona, até a disposição da mesa.

Contudo, existem ainda alguns pontos que não podem ser deixados de lado, como os destacados abaixo. Vamos lá?

  • O teclado precisará estar posicionado de uma forma que os seus antebraços se mantenham paralelos ao chão. Já os pulsos, deverão ficar retos.
  • A cadeira precisa estar devidamente ajustada para que as coxas fiquem totalmente apoiadas e permitam o descanso completo dos pés no chão ou em um apoio específico, caso você tenha baixa estatura. Lembre-se ainda de verificar se o encosto é confortável e capaz de manter as suas costas eretas.
  • A tela do computador deve ficar em uma altura abaixo ou ao nível dos olhos. Com esse cuidado, será possível evitar a incômoda fadiga ocular.

Priorize uma boa iluminação

home office confortável

Se, em algum momento, você precisou trabalhar em um lugar mal iluminado, já deve saber que essa tarefa não é nada agradável. Dentro de espaços assim, o esforço para enxergar bem, por exemplo, pode se tornar um problema sério de saúde a longo prazo. Além disso, espaços mal iluminados comprometem diretamente o nosso foco e disposição. Ou seja, é melhor evitar!

Sendo assim, durante a produção da sua mais nova área de trabalho, reserve um tempo para projetar a iluminação. O ideal é definir, muito bem, onde a sua mesa ficará disposta e, em seguida, identificar o tipo de luz mais recomendado para o ambiente.

Aqui, uma boa dica é investir na iluminação natural, posicionando o seu móvel de trabalho próximo a uma janela e investindo em cortinas não muito grossas, para favorecer a entrada da luz solar. Em relação à iluminação artificial, procure instalar uma lâmpada ou spots com LED no teto — priorizando as opções de tonalidade fria, que são mais econômicas e conseguem melhorar o foco.

Dica do Arquiteto

Ao pensar na rede elétrica, não se esqueça de ocultar os itens que podem prejudicar o visual do ambiente. Fios de luminárias, cabos do computador ou impressora são alguns exemplos.

Em vez de deixá-los expostos, compre uma régua de energia, que é bem acessível e consegue conectar todos os equipamentos em um só ponto. Combinado?

Manter a organização em dia é fundamental

home office confortável

Vamos aos fatos: um lugar mal arrumado é o grande vilão da produtividade e do bem-estar. Por isso, se a ideia é aprender como criar um home office confortável, comece revendo os seus pertences e mantendo todos eles muito bem organizados. Isso vale para tudo — documentos, itens de papelaria e equipamentos eletrônicos.

E aí, muitas pessoas também não sabem como fazer para armazenar esses objetos, ainda mais, quando o cômodo não conta com espaço de sobra para incluir um novo armário ou estante. A solução? Apostar em acessórios próprios para essa finalidade, sendo as prateleiras e nichos alguns deles.

Para um resultado ainda melhor, também é possível apostar nas caixas organizadoras. Em lojas especializadas, você encontrará opções de diferentes modelos e tamanhos, com a possibilidade de escolher aquela que melhor se encaixa no visual do seu pequeno escritório.

Decore para garantir personalidade

home office confortável

A decoração é mais uma peça-chave para quem está a fim de criar um home office confortável. Ao investir nas peças, cores e texturas adequadas, você conseguirá tornar o espaço mais acolhedor, charmoso e, claro, com o toque da sua personalidade.

O caminho para o sucesso é pensar no décor, mas sem cometer exageros para evitar distrações durante a execução de uma atividade. Você pode, por exemplo, levar um pouco do visual dos demais espaços para dentro do seu escritório.

Encontre itens que lhe tragam boas memórias ou consigam quebrar o clima “corporativo” do local. Porta-retratos, quadros e bonecos decorativos estão no topo do nosso ranking.

Em relação à paleta de cores, tente recorrer aos tons neutros, para que o resultado fique leve e equilibrado. Se estiver sentindo falta de um efeito diferenciado, busque por tonalidades presentes nos detalhes.

Pode ser um móvel colorido, uma luminária mais chamativa ou, até mesmo, um relógio de parede com visual moderno. A criatividade é essencial para garantir identidade e transmitir a sensação de prazer.

Confira mais materiais de escritório na Tok&Stok.

Leve um pouco de verde para o espaço

Quem disse que as plantas devem ser utilizadas somente em áreas externas, como no quintal ou na varanda do apê? Não caia nessa!

Nos últimos tempos, diversos profissionais de arquitetura estão investindo nessas belezas para garantir inúmeros benefícios aos seus moradores: uma atmosfera limpa, mais cor, redução do estresse e alta produtividade.

Para abraçar a ideia, escolha uma folhagem que se dê bem com esse tipo de ambiente. Os cactos são ótimas soluções, além de serem muito bonitos, demandam baixa manutenção e ocupam pouco espaço.

Mas, também é possível ir além, de acordo com o seu estilo. Outras plantas que fazem parte dessa lista são a babosa, a heras, o bambu, o clorofito, a planta-jade e as populares suculentas.

Invista em móveis que são essenciais

Existem certos móveis que não podem faltar em um home office completo. Ao longo do seu planejamento, faça uma listinha com todos os itens necessários para realizar o seu trabalho e, de quebra, garantir conforto e bem-estar.

O nosso destaque vai para uma boa mesa, que deverá ter o tamanho adequado para acomodar os seus equipamentos eletrônicos, um bloquinho de anotações e o que mais for preciso. Se a intenção é economizar espaço, prefira ainda os modelos em formato de L, que conseguem aproveitar os cantos do ambiente sem comprometer a funcionalidade.

Depois, vem a cadeira. Como citamos, essa escolha deve ser realizada com todo cuidado, pois ela é um verdadeiro investimento para a sua saúde e performance profissional.

Temos também as estantes, gaveteiros ou prateleiras. Caso o espaço permita, considere adicionar uma poltrona ou sofá extra, sendo uma ótima solução para a realização de pausas ou pequenos momentos de descanso durante o expediente.

Viu só? Com essas dicas práticas sobre como criar um home office confortável, você terá mais facilidade para cumprir a agenda e se adaptar a sua nova rotina de trabalho.

E após conferir todas essas informações, aproveite para baixar o e-Book gratuito do Arquiteto de Bolso: 7 Dicas Imperdíveis para sua Decoração ou Reforma. O material está imperdível!

[the_ad id=”1415″]

[adsforwp-group id=”3739″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.