Organização para espaços pequenos: como aproveitar melhor o seu espaço

Compartilhe

Quando o espaço em casa ou no apartamento é compacto, você precisa “se virar nos 30” para que tudo caiba no lugar e ninguém saia trombando em nenhum móvel. Para isso, é essencial você ter na manga, algumas dicas de como fazer a sua organização para espaços pequenos.

Diferente do que você pode até pensar, um espaço pequeno é muito aproveitável. Ainda, imóveis compactos também é tendência de mercado. Sinal que mostra que soluções de arquitetura e decoração cada vez mais criativas surgem para atender esses ambientes.

Por isso, para ter tudo em seu devido lugar e você não sentir sufoco dentro da própria morada, confira neste artigo, diversas dicas de organização para espaços pequenos!

[the_ad_group id=”72″]

Mantenha a organização para espaços pequenos em todos o lugar

Organização para espaços pequenos

Sem dúvida, a organização para espaços pequenos depende muito da ordem em cada canto dos ambientes.

Então, desde dentro dos móveis às peças aparentes, você deve organizar cada item. Muitas vezes, uma simples organização de alimentos em potes, de móveis alinhados e aproveitando os cantos, dá vagas a uma área mais circulável.

Mas atenção, não acumule tantos itens dentro de móveis, e deixe sempre um espaço entre o mobiliário e as paredes. Para que assim, o ar circule pela sua casa ou apê, e não junte aquela poeira ou manchas indesejadas na pintura dos cômodos.

Use estantes, prateleiras e nichos nas paredes

Organização para espaços pequenos, prateleira

Se o corredor, o quarto ou a sala são compactos e você quer organizar as suas decorações e aparelhos, deve usar os espaços laterais e aliviar o meio dos cômodos. Ou seja, usar as paredes.

As paredes reservam muito espaço para que sejam instaladas prateleiras, estantes e nichos — retângulos ou quadrados ocos de madeira, super modernos. Peças decorativas, livros, plantas e outras coisas ficam bem acomodadas nestes espaços.

Essas peças ainda podem ser de aço, madeira, acrílico ou outro material. O que confere muito charme e destaque ao espaço, combinando com o restante do ambiente.

>>> Veja também: 8 dicas para fazer seu jardim vertical de apartamento.

Invista em portas de correr

Organização para espaços pequenos, porta de correr

Colocando portas de correr em ambientes compactos, você fará um maior aproveitamento para melhorar a organização para espaços pequenos.

As portas de correr têm o movimento rente à parede e não ocupam aquele espação quando são abertas. Evitando que qualquer pessoa tenha que sair da frente ou detrás de porta, quando ela é aberta.

Ainda, há vários modelos de portas correr, de madeira, vidro, aço, entre outras. Você também pode escolher com os trilhos aparentes ou escondidos, para dar um aspecto mais detalhista.

Tenha móveis sob medida para os ambientes

Organização para espaços pequenos, móveis

Mesmo que você goste de um móvel lindo que acabou de ver em um uma loja ou em um site cheio de novidades de decoração para casa, eles não servem em todos as locais.

Pensar que o seu espaço tem limitações físicas, dá uma visão clara de que seu mobiliário precisa se adaptar ao ambiente, e não o contrário. Por isso, encomendar móveis de medidas coerentes com cada cômodo dará a organização para espaços pequenos ideal.

Assim, você não prejudica a sua ergonomia pelos espaços e tem a liberdade de circular pelos cômodos, sem se apertar entre os móveis.

Utilize uma cama-beliche

Organização para espaços pequenos, cama-beliche

Seguindo o conceito do aproveitamento de espaços altos dentro dos cômodos, uma cama-beliche faz milagres na organização para espaços pequenos.

Já que não há jeito de fazer com que essa peça seja pequena, porque deve acomodar o seu corpo inteiro, o beliche oferece o mesmo espaço duplicado. Sem carregar o ambiente e dificultar a passagem pelo local.

Ainda, essa é uma ótima opção para quem tem um casal de filhos, ou mesmo um só — embaixo das camas-beliches cabem nichos para guardar as coisas dos pequenos.

Melhore a iluminação do ambiente

Organização para espaços pequenos, iluminação

Ambientes escuros trazem a sensação de claustrofobia e aperto, parecendo verdadeiras cavernas. Por isso, a iluminação também faz parte dos truques que você deve usar para dar um melhor visual à organização de espaços pequenos.

Como em muitos casos não dá para fazer uma reforma e abrir uma parede dentro do apartamento ou de casa, pelo menos, dá para criar a impressão de amplitude. Como? Utilizando uma boa iluminação, que pode ser tanto elétrica como natural, proporcionada por janelas grandes.

Coloque espelhos pelos cômodos

Organização para espaços pequenos, espelhos

Os espelhos são ótimos aliados na melhoria da organização para espaços pequenos, já que conferem um destaque aos locais e aumentam a perspectiva do ambiente.

Essas peças podem ser retangulares, redondos, usados na vertical ou horizontal, você decide o jeito que usar de acordo com o espaço e o seu gosto. Alguns espelhos em um ambiente pequeno já darão a ideia de que o lugar é mais espaçoso, proporcionando uma nova harmonia ao local.

Aplique cores claras nas paredes

Organização para espaços pequenos, cores claras no ambiente

Fazer com que a iluminação privilegie ao máximo todos os cantos da casa, depende muito também das cores aplicadas no ambiente.

Tons claros causam um efeito visual de que o espaço é maior, fazendo que a luz também se espalhe com mais facilidade por todo o ambiente. Ainda, a dica que damos é a de que você pode usar um tom fosco nas paredes, para auxiliar na distribuição da luz pelo lugar.

Móveis claros também ajudam a dar uma sensação de amplitude no espaço. Não é preciso deixar todos os cômodos brancos como um quarto de bebê, mas um ou outro móvel claro ajudam nesse sentido.

Organize seus objetos em peças embutidas

Organização para espaços pequenos, gavetas embutidas

Dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, mas peças embutidas fazem com que uma mesma peça seja melhor aproveitada.

Há vários modos de embutir objetos. Por exemplo, debaixo de sua cama há um vão livre, certo? Use esse mesmo espaço já ocupado na parte de cima pela cama, com gaveteiros. Você pode organizar seus sapatos, acessórios, jogos de cama etc, dentro deles.

Outra ideia genial é usar mesas móveis, que ficam penduradas na parede quando não são usadas. Assim, quando você e sua família forem comer, basta abaixá-la.

No final das contas, há vários tipos de peças embutidas, uma para cada canto da casa e da sua necessidade. O eu você precisa é avaliar em quais espaços é possível aproveitar os “buracos” e encomendar uma peça sob medida para fazer a sua organização.

Instale rodinhas nos móveis

Organização para espaços pequenos, rodízio em estante

Uma organização para espaços pequenos também pede mais mobilidade. Colocar rodinhas, também conhecidos como rodízios, em móveis como mesinhas, criados-mudos e outras peças, traz muita praticidade.

Essas peças facilitam a sua vida na hora da limpeza de casa. Também, garantem que quando você se enjoar de um móvel no mesmo lugar, basta empurrá-lo para outro cantinho, que está resolvido.

Claro que não são em todos os móveis que é possível instalar rodinhas, mas naqueles que oferecem uma base sólida para a instalação, vale muito a pena. Ou você pode comprar seu mobiliário pensando nesse aspecto funcional.

Para realizar várias das dicas que passamos neste artigo, você vai gastar pouco, e algumas coisas podem ser feitas com as próprias mãos. Basta ter um pouco de ajuda profissional, que o seu ambiente ficará ótimo.

Viu como fazer uma boa organização para espaços pequenos depende de vários fatores? Móveis, paredes, iluminação e a própria ordem que você dá aos seus ambientes, são fatores essenciais para você usar com ergonomia a sua casa.

Siga a gente no Facebook e no Instagram, e acompanhe tudo para decorar e transformar os seus ambientes!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.