Como organizar quartos de irmãos: menino e menina

Compartilhe

Organizar quarto de irmãos parece uma tarefa difícil — especialmente quando você tem um menino e uma menina no mesmo cômodo. Além da bagunça toda que eles podem deixar depois das brincadeiras, os objetos deles podem se misturar e causar aquelas briguinhas típicas. Mas, se você adotar alguns passos para delimitar a área de cada um, vai evitar qualquer conflito.

Quando se chega perto da fase adulta, dividir o quarto com uma irmã ou irmão é coisa simples. Mas, quando o casal de filhos ainda está na infância ou adolescência, é preciso impor limites para que eles compartilhem o mesmo ambiente sem discussões bobas.

Neste post, provamos que com dicas certeiras é possível organizar quarto de irmãos, para que o menino e a menina aproveitem a área com bastante conforto!

[the_ad_group id=”72″]

 

Delimite o espaço com cores para organizar quarto de irmãos

Organizar quarto de irmãos, paredes coloridas

Essa tática não é novidade, mas pode ficar para trás quando você pensa em organizar quarto de irmãos de maneira rápida. E claro, nesse quesito, é ideal sair da zona comum, ou seja, ir além do “azul para menino e rosa para menina”.

Trabalhar cores de forma bem explícita, é um ótimo meio de fazer o casal de filhos bater os olhos no cômodo e dizer: “aquele cantinho ali é meu”. E apesar de o cômodo ser de uso compartilhado, ter essa noção simplifica a vida deles e a sua.

Na hora de escolher os tons para aplicar, chame a garotada para ver as cores que eles mais gostam. Isso é ótimo para que todo mundo entre em consenso.

Use as janelas a favor de organizar o quarto do casal de filhos

Organizar quarto de irmãos, janela

A moldura e a iluminação que entra por cada uma das janelas podem ser usadas como recursos que demarque os espaços de cada irmão no quarto.

Dessa forma, é preciso organizar quarto de irmãos com um layout que se encaixe à posição da janela, seja ela uma só ou duas peças.

Quando há apenas uma janela no quarto do casal de filhos, veja se consegue deixar as camas em cada lado dela. Se há duas janelas no quarto, posicione as camas de maneira que cada uma case com uma respectiva janela.

Coloque adesivos do gosto de cada irmão

Organizar quarto de irmãos, adesivos na parede

Para que o seu custo seja bem barato e consiga ter um ótimo efeito para organizar quarto de irmãos, uma boa saída é usar adesivos nas paredes.

Esses detalhes conseguem preencher de forma discreta ou muito aparente — dependendo do tipo de adesivos — cada área das crianças.

Aproveite o momento e também conte com a ajuda das crianças para que essa hora seja prazerosa e democrática. Assim, com a escolha de figuras do gosto do menino e da menina, eles não terão motivos para discutir quem fica em qual espaço.

No final, na hora de os filhos colarem os adesivos, sempre esteja por perto, para dar aquela mãozinha e também caprichar no resultado final.

Separe os brinquedos em áreas diferentes

Organizar quarto de irmãos, brinquedos

Bonecas, carrinhos, jogos de memória, entre outros são o passatempo das crianças, especialmente quando se fica mais tempo em casa do que antes. Logo, por que não aproveitar esses artigos para te ajudar a organizar quarto de irmãos?

Os brinquedos podem ser organizados dentro de caixas organizadoras, com cores que representem o gosto de cada filho, deixando uma caixa em cada área. Mas, se a quantidade de brinquedos for pequena, eles podem ser colocados no pé de cada cama.

Dessa forma, os pequenos vão associar cada cama aos seus respectivos brinquedos, sabendo que cada um terá o seu espaço, por mais compacto que seja. No mesmo sentido, aqueles brinquedinhos que são de uso dos dois, podem ficar organizados do jeito deles — é importante que eles tomem essa frente também.

Coloque uma divisória sutil entre cada cama

Organizar quarto de irmãos, mesinha entre camas

Uma divisória entre cada cama traz a sensação de privacidade e ajuda a dar mais liberdade para os momentos de cada um em seu espaço.

Não é preciso isolar o casal de filhos no mesmo quarto, com uma parede fechada entre cada. Há formas mais leves de organizar o quarto de irmãos nesse sentido.

A divisória pode ser feita com um tecido bem leve e com um pouco de transparência. Assim, o quarto dos irmãos não ficará com uma sensação de ambiente apertado, e vai ter um bom efeito de demarcar um cantinho para cada filho.

Também, a divisória pode ser pronta, como os biombos com estrutura de aço pintado ou escovado, e um tecido. Esse recurso ainda oferece a chance de você usar tecidos diferentes nos diferentes lados, com um tema que combine com a personalidade de cada filho.

Faça decorações sutis

Organizar quarto de irmãos, almofadas

Uma decoração sutil consegue transmitir a ideia de que o espaço é compartilhado e muito bem organizado, sem parecer divisora.

Mas, como você pode fazer esse décor sutil? Com peças que sejam parecidas em diferentes aspectos: cor, formato e tipo. E a dica para todas elas é sempre ter sutileza nas diferenças entre cada, como tons e temas parecidos.

Por exemplo, colocar quadrinhos nas paredes de cada lado da respectiva cama do casal de filhos, ajuda a dar a entender que o espaço está dividido. Com poucos detalhes bem posicionados, organizar o quarto de irmãos vai ser rápido.

Decore com móveis e tons neutros

Organizar quarto de irmãos, decoração neutra

Fazer móveis planejados com o mesmo perfil, mas com um revestimento de cores e temas que combinem com cada filho, ajuda a organizar o quarto rapidinho. E isso vale desde a cama, a escrivaninhas de estudo, gavetas e armários, entre outras mobílias.

Mas, vale também pensar a longo prazo, porque as crianças irão crescer, e o móvel que funciona hoje pode não funcionar daqui a alguns anos. Portanto, estude com as crianças, qual será a ideia mais viável de mobiliário, para aproveitar as peças por mais tempo.

Com tantas dicas assim, organizar quarto de irmãos vai ser muito prazeroso e fácil. E levar em conta a personalidade do casal de filhos nessas decorações para o cômodo, fará cada parte do ambiente ser muito original. Contribuindo para que eles adorem o resultado e deixem a área bem arrumada sempre.

Você pode pegar muitas outras dicas para organizar os seus ambientes de casa, em nossas redes sociais. Siga a gente no Instagram, Facebook e Pinterest e inspire-se com ideias criativas para decorar!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.