Paisagismo dentro de casa: entenda o conceito de paredes verdes com plantas

Compartilhe

Se a cidade já saturou a sua cota de ver cenários cinzas, é hora de colocar em prática o conceito de paredes verdes. Esse décor é perfeito para fugir do caos de grandes centros urbanos, além de melhorar bastante o seu bem-estar.

Não é de hoje que cada vez mais as paisagens urbanas estão tomando tudo o que era lugar da natureza. Por esse distanciamento de locais arborizados e verdes, as paredes com jardins estão ganhando mais espaço dentro de apartamentos e casas.

O que você deve saber é que existem diversos tipos e jeitos de fazer sua parede verde, e ter muitos benefícios. Confira neste post, esse conceito na prática e faça a sua!

[the_ad_group id=”72″]

Os benefícios das paredes verdes para você

Paredes verdes, apartamento

As paredes verdes oferecem além de um contraste dentro de um cenário tomado pelo cinza do concreto, um equilíbrio perfeito para qualquer ambiente interno ou externo.

Ajuda a amenizar o calor

Quando o clima está quente, as plantas perdem sua umidade, ou seja, colocam mais partículas de água no ar. Logo, o ambiente fica com a temperatura mais amena, pois a água ajuda a equilibrar a temperatura.

Controla a umidade do ar

Pelo mesmo motivo que as paredes verdes amenizam o calor local, elas também equilibram a umidade do ar.

Claro que, em pequenas proporções você talvez não sinta essa melhoria, porém, quanto mais plantas espalhadas pelo lugar, mais os efeitos aparecem. A melhora da respiração e o aumento da sensação de frescor são alguns.

Parede verde em sacada de apartamento

Melhora a acústica do local

As plantas têm a incrível capacidade de serem isolantes acústicos. Logicamente que elas não são as melhores nesse quesito, afinal, se fossem, seriam usadas dentro de estúdios musicais.

Porém, alguns vasos dentro do ambiente já retêm alguns bons decibéis que entram por frestas de portas e janelas.

Promove bem-estar

Apesar de todos os outros benefícios que as paredes verdes serem relacionados à melhora do bem-estar, esse critério vai além por outro viés. As plantas promovem um alívio mental frente à rotina.

Nesse sentido, as plantas trazem uma reconexão com ambientes naturais, tomados pela calmaria que apenas a harmonia da natureza tem. Ou seja, nada melhor do que chegar em casa depois de um dia intenso, e se deparar com um canto verde em cada para contemplar.

Ainda, se você trabalhar em home office e fazer o seu jardim nele, é uma ótima pedida para garantir mais paz e produtividade.

 

Os tipos de parede verde que você pode montar

Os jardins verticais oferecem muitas opções de estilos e montagens diferentes. Ou seja, do simples ao requintado, há um jeito certo de você fazê-la.

Veja diversos materiais para montar o seu jardim vertical, na Leroy Merlin!

Modular

Parede verde modular

Os jardins verticais modulares são inovadores e muito práticos. O que esse sistema traz são peças para montagem, que vão se acoplando tanto na horizontal quando na vertical. Ou seja, é você quem define como vai ficar o visual da sua parede verde.

Ainda, as peças são feitas em material projetado para garantir muita resistência às intempéries de chuva e sol. Outro diferencial desse modelo é que ele também não deixa que a umidade das plantas chegue à parede, conservando-a mais.

Você encontra esses sistemas para paredes verdes, em gardens e casas especializadas de plantas, como em lojas de materiais de construção e decoração. Basta comprar a medida necessária e montar na sua parede.

De madeira

Parede verde de pallet e caixas de madeira

As paredes verdes de madeira podem ser feitas com o reaproveitamento de muitos tipos desse material. As mais fáceis de encontrar e montar o seu jardim são os pallets e as caixas de feira.

Para a montagem, você pode colocar tanto os vasos pendurados nos pallets parafusados nas paredes, ou mesmo organizar seus vasinhos dentro das caixas. O resultado é simples e eficaz, ótima ideia se você não pode perder tempo.

É preciso ainda tratar a madeira lixando-a e passando algumas demãos de verniz, para que ela resista à água de chuva e das regas das plantas.

Tela de aço

Parede verde de tela de aço

Sabe a tela de aço que você encontra em casas e lojas de materiais de construção, que serve para obras e também não deixar seus pets fugirem? Ela serve muito bem para fazer paredes verdes resistentes.

Use uma tela reforçada, com o fio de aço em espessura mais grossa, para aguentar melhor o peso dos vasinhos pendurados. Os vasos podem ser redondos ou quadrados, mas o ideal é o tipo meia-lua, que apoia na parede com facilidade.

Com ganchinhos instalados em cada vaso — comprados ou improvisados com arames — sua parede ecológica ficará pronta em poucas horas.

Confira telas de aço na Leroy Merlin!

Fibra de coco

Parede verde de fibra de coco

A fibra de coco é um charme por si só, já que ela faz o papel de um verdadeiro vaso vivo. Ou seja, na parede, terá muita evidência, dando um destaque ao espaço.

Basta comprar o painel na medida que você deseja ou montá-lo a partir de vários agrupados, até preencher o espaço que você vai decorar.

Enquanto alguns dos painéis de fibra de coco já têm os vasinhos prontos para plantar suas mudas, outros são lisos. A primeira opção é a mais prática, se você gosta de agilidade quando vai ajeitar as coisas em seu espaço.

A única desvantagem de você usar a fibra de coco para a montagem das suas paredes verdes, é que elas têm vida útil um pouco curta. Expostas a sol e chuva constante, duram até 2 anos no máximo e, na sombra, conseguem ter um prazo maior.

Veja vasos de fibra de coco na Leroy Merlin!

Isso acontece porque, com a água das regas e da chuva, a fibra vai se rompendo lentamente, já que é um material orgânico e não sintético.

Claro, na gora de montar um desses tipos de paredes verdes em seu espaço, leve sempre em conta o tipo de lugar que você pretende instalar esse décor. Isso vai ajudar você a escolher o tipo certo, seja o modular, o de fibra de coco, entre outros; e garantir uma decoração sustentável e muito linda.

Gostou desse conteúdo? Então leia nosso artigo com 8 dicas para você montar o seu jardim vertical de apartamento!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.