Passo a passo de como aplicar texturas nas paredes e inovar seu ambiente

Compartilhe

Existem várias maneiras de inovar seu ambiente. Uma delas é aplicar texturas nas paredes. A textura de paredes é uma técnica muito procurada, tendo em vista que deixa os ambientes com aspectos diferentes e um estilo único.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso desembolsar muito dinheiro para utilizá-la. Ou seja, é possível conseguir lindos efeitos podem ser feitos com materiais baratos.

[the_ad_group id=”72″]

Passo a passo: veja como fazer texturas nas paredes

Quer saber como aplicar texturas nas paredes de forma criativa e sem gastar dinheiro?

Quer ver como? Então, confira a seguir!

pintar paredes

1. Separe os materiais necessários

Para fazer texturas nas paredes, você vai precisar de:

  • produtos para texturização;

  • uma desempenadeira;

  • rolos de pintura;

  • jornais velhos;

  • uma espátula; e

  • um mexedor.

2. Prepare o ambiente

Após separar todos os produtos, você precisa preparar o ambiente para preparar a textura. Afaste todos os móveis e demais objetos que possam manchar com a tinta e outros produtos.

Forre o chão com os jornais velhos, para evitar que possíveis gotas e respingos fazem manchas no piso.

3. Prepare a parede

Antes de aplicar a textura, você precisa também preparar a parede. Para isso, é preciso lixar todas as partes que estiverem com irregularidades com partes da massa se soltando.

É uma boa técnica passar a mão sobre a parede após lixada, para você poder sentir se tudo realmente está plano.

Depois de lixada, a parede precisa ser limpa. Para isso, basta passar um pano úmido e remover toda a sujeira que possa estar na superfície.

4. Comece a aplicação da massa

Agora você precisa, literalmente, colocar a mão na massa. Pegue a massa de textura e passe na parede com a desempenadeira, deixando a parede totalmente uniforme.

Ah!, lembre-se que o melhor material para a desempenadeira é o aço. Porém, isso não impede que você faça o processo com um acessório com outras características.

5. Aplique a técnica escolhida

A melhor parte de trabalhar com texturas é quando você começa a fazer os desenhos, de acordo com a técnica escolhida. É nesse momento que você pode soltar a criatividade para deixar o ambiente com a sua cara.

A aplicação da textura pode ser feita usando uma espátula ou rolos específicos para textura. Você encontra esse item para comprar em lojas de materiais de construção e até mesmo nessas lojinhas de bazar, que vendem itens de decoração.

É necessário prestar atenção ao aplicar a textura! Pense que, mesmo que o desenho não seja totalmente regular, é preciso que ele fique harmônico no ambiente.

6. Espere a parede secar

Somente depois de 24 horas da aplicação você pode recolocar os móveis próximos à parede ou fazer a aplicação de tinta, se achar necessário.

Agora é só aproveitar ao máximo o seu ambiente. As texturas nas paredes podem ser feitas em salas, quartos, cozinhas, corredores e qualquer outro espaço. Basta usar a criatividade!

Conheça diferentes tipos de textura

As texturas na parede podem ser feitas com os rolos, como indicamos. Porém, também é possível aplicar a técnica apenas com tinta. Nesse caso, o desenho é feito de acordo com o efeito desejado.

Se você quiser fazer uma textura riscada, por exemplo, escove a parede com uma escova de cerdas macias logo após aplicar a tinta.

Caso queira criar um efeito frotagge, pressione um plástico com cuidado na superfície.

Para criar um efeito jeans, esfregue a superfície com uma escova macia em sentido vertical e, posteriormente, na horizontal.

Essas são algumas técnicas para você conseguir dar um “tchan” na sua decoração, usando texturas nas paredes. Coloque isso em prática e crie espaços lindos!

Texturas nas paredes ficam lindas, mas não é o único tipo de decoração que pode ser feita na parede. Leia agora o nosso artigo que traz mais dicas para decorar as paredes gastando pouco.

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.