Porta preta: como usá-la para valorizar seu espaço

Compartilhe

Quem disse que todas as esquadrias precisam ser brancas? A porta preta valoriza o ambiente e pode ser usada em qualquer estilo de decoração, do rústico ao clássico.

Sinônimo de sofisticação, essa cor de porta dá destaque ao design dos móveis e aos objetos de decoração de tons mais sóbrios. Também ajuda a destacar a cor da paredes sejam essas brancas ou coloridas, características do estilo moderno.

Além disso, esse elemento arquitetônico pode ser usado para destacar o preto de maneira pontual, tornando o espaço mais elegante.

A seguir explicaremos melhor como usar a porta preta no seu projeto de decoração! Vamos lá? Acompanhe!

[the_ad_group id=”72″]

 

Quando usar a porta preta?

Quer usar o preto na decoração, mas tem medo de errar a mão? A porta preta pode ser uma ótima alternativa: quando combinada com tapetes, cortinas e objetos de decoração, essa cor deixará o espaço cheio de personalidade.

Além disso, portas e janelas pretas são uma ótima alternativa para equilibrar ambientes multicoloridos, de inspiração moderna. Nesses espaços o preto dá destaque aos elementos, deixando a composição mais equilibrada.

Qual estilo de porta preta usar?

Versátil e elegante, a porta preta dá novos ares a um projeto de decoração e reforma. Opções de material não faltam: madeira ferro fundido e PVC são apenas alguns exemplos.

Mas como escolher o estilo ideal para cada ambiente da casa? Bem, a porta deve ser escolhida com base na decoração e na atmosfera que você deseja criar.

A porta de madeira é ideal para valorizar ambientes rústicos ou de inspiração escandinava. Também é a melhor escolha para projetos boho e clássicos, já que o material se destaca pela riqueza de detalhes.

Para espaços industriais ou de inspiração moderna, a porta de ferro fundido pode ser usada para dar ainda mais destaque aos elementos ousados e cheios de personalidade da decoração.

Casas minimalistas ou de inspiração orientais ficarão ainda mais delicadas com a porta preta de vidro, que pode ser usada para unir o lado externo com o interno permitindo maior diálogo com o jardim ou com a varanda.

Para quem precisa aproveitar o espaço o ideal é optar pela porta de correr ou pela pivotante – com design arrojado e visual ousado, esse modelo de esquadria é o complemento perfeito para deixar seu projeto ainda mais bonito.

Se inspire com alguns projetos que usam a porta preta

1. Porta da frente de uma pequena casa

porta preta

Foto: fachadasdecasaspequenas.com.br

A porta da frente da boas-vindas aos convidados e é o cartão postal da sua casa. Aqui, o preto torna a fachada mais bonita e elegante, dando destaque aos elementos metálicos da fachada. Use tinta óleo alto brilho para manter a sujeira sob controle. Quer uma textura mais fosca? Nesse caso, escolha a cobertura látex.

Cozinha acolhedora com esquadrias de ferro

porta preta

Foto: tuacasa.com.br

A porta preta pode ser usada para separar a parte privativa da casa da área de uso comum, que inclui a sala de estar, a copa e a cozinha. Ao ser instalada em ambientes de pisos escuros, os torna mais acolhedores.

Já ao ser instalada em cozinhas de pisos claros, se torna um elemento de destaque. Aqui, a porta de vidro garante o melhor aproveitamento da luz natural e dá destaque a bancada e a luminária de cores escuras.

Sala de jantar com pendente industrial

porta preta

Foto: vivadecor.con.br

Uma porta preta estreita faz com que essa sala de jantar de inspiração industrial pareça maior e mais sofisticada. Móveis de madeira se combinam com peças metálicas, como o lustre e o pequeno aparador com tampo de MDF.

O contraste entre a porta preta e a parede branca chama a atenção e faz com que espaços de pé direito baixo pareçam mais altos, solução que pode ser usada em outros cômodos da casa como o banheiro e a lavanderia.

Sala de visitsas com porta preta

porta preta

Na sala de estar ou nos quartos, a porta preta pode ser combinada com elementos naturais como a parede de tijolos e o grande sofá de couro. Aqui, a decoração exibe ainda rodapé preto, pisos cinza e iluminação estilo industrial, com lâmpadas aparentes.

No quarto ou na sala de televisão, portas de cores escuras devem ser combinadas com os detalhes dos móveis, dando a cada um desses espaços um tom extra de sobriedade.

Sala de estar com porta de moldura

porta preta

Foto: vivadecor.com.br
Quer destacar a porta de entrada? A moldura é uma ótima opção para dar ainda mais charme a esse item da decoração. Nesse espaço, o morador optou por móveis brancos e pretos, o que deixa a casa com mais personalidade. O tapete e o grande sofá bege completa tornam esse cantinho ainda mais acolhedor.

A sala de visitas da sua casa tem uma grande televisão de tela plana? Para minimizar o impacto desse grande objeto na decoração, use molduras escuaras nas janelas e nas portas – isso deixará a decoração muito mais harmônica.

Sala com sofás cinza

porta preta

Foto: tuacasa.com.br

A porta preta dá destaque aos elementos, tornando o ambiente mais bonito e acolhedor. Cadeiras de madeira, cortinas claras e um grande tapete cinza completam a decoração.

Cozinha com porta de metal e vidro

porta preta

Foto: decorfacil.com

Gosta de espaços minimalistas? Portas pretas de metal e vidro torna essa cozinha mais fluida. Além disso, esse modelo de porta integra os diferentes ambientes e garante o melhor aproveitamento da luz natural, tornando-os mais amplos. Os móveis pretos, que vão do chão ao teto, e as bancadas de cimento completam a decoração.

Quarto do jovem casal

porta preta

Foto: grconstrutora.com.br

Um móvel preto se destacará no ambiente, caso o espaço não tenha outras peças escuras. Para deixar o quarto do jovem casal mais bonito e equilibrado, a porta foi instalada em uma grande moldura, que dialoga com a parede de destaque.

Móveis de madeira e um grande tapete cinza completam e dão mais equilíbrio a decoração.

Gostou desse post sobre porta preta? Aproveite a visita para descobrir como decorar uma cozinha pequena sem extrapolar o seu orçamento!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.