Quanto custa um quarto planejado? Dicas para economizar

Compartilhe

Quanto custa um quarto planejado?

Entrar em um quarto que atende tudo o que você precisa traz uma sensação maravilhosa, não é mesmo? Por trás disso, fica o questionamento: quanto custa um quarto planejado?

É interessante ressaltar que o custo aqui se refere ao planejamento do quarto como um todo. Ou seja, envolve aspectos como mobília, decoração e por aí vai.

Entender os fatores que influenciam no preço desse processo é crucial para dar vida ao seu espaço pessoal sem sobressaltos no orçamento.

Continue a leitura para saber como se planejar financeiramente e ter o quarto dos sonhos.

O que é necessário planejar antes de reformar o quarto? 

Antes de começar uma reforma de um quarto é de suma importância realizar um planejamento detalhado para assegurar que as mudanças atendam o que você deseja.

Você também deve considerar alguns fatores, como orçamento disponível, prazos e o nível de impacto da reforma no dia a dia.

Separamos algumas perguntas que vão te ajudar a refletir sobre o que é necessário considerar antes de começar uma reforma:

  • “Como essa reforma vai otimizar o espaço?”: avalie o potencial da reforma de maximizar o uso do espaço disponível do local. Pense em soluções que contribuam para um ambiente mais aconchegante e eficiente;
  • “Qual será o custo benefício da reforma?”: pondere os gastos em relação aos benefícios que as mudanças trarão. Analise todos os investimentos e avalie se as mudanças realmente justificam as despesas;
  • “A reforma contribuirá para a funcionalidade dos móveis?”: confira se os móveis existentes serão ajustados ou se novos serão adquiridos para melhorar a funcionalidade do espaço.;
  • “Qual é o meu tempo de permanência nesse espaço?”: se a sua ideia é permanecer mais tempo no local que deseja reformar, pode fazer sentido investir mais em qualidade e durabilidade. Se for o caso de uma estadia temporária, talvez seja bom considerar soluções mais econômicas e reversíveis.

Então, se a sua ideia é ter um quarto planejado solteiro pequeno, de casal ou qualquer outro tipo, pense nessas perguntas que listamos.

Isso porque as respostas devem funcionar como um norte para uma tomada de decisão informada e inteligente.

Quanto custa um quarto planejado, afinal?

Quanto custa um quarto planejado?

O custo de um quarto planejado pode ir de R$ 5 mil a mais de R$ 40 mil, dependendo da complexidade do projeto, materiais escolhidos, fornecedores e afins.

Por exemplo, um quarto planejado de solteiro pequeno requer menos mobília e, consequentemente, o preço pode ser mais acessível.

Agora, se o objetivo for ter um quarto de casal suíte, o custo pode ser significativamente mais alto.

Além disso, é essencial considerar os custos a longo prazo.

Um quarto planejado de alta qualidade, embora inicialmente mais custoso, pode proporcionar durabilidade e funcionalidade que evitam gastos frequentes com manutenção e substituições. 

Leia também: Quanto custa reformar um apartamento? Dicas para economizar!

Quais fatores influenciam no custo final de planejar um quarto? 

No geral, os fatores que influenciam no custo de um quarto planejado são:

  • tamanho do quarto;
  • complexidade do design;
  • materiais escolhidos;
  • fornecedores locais;
  • mão de obra;
  • itens extras.

Portanto, sempre que quiser saber quanto custa um quarto planejado, é importante considerar todos esses fatores e fazer uma análise detalhada de cada um deles.

Como economizar na criação de um quarto planejado?

Quanto custa um quarto planejado? Dicas para economizar

Agora que você já tem uma noção maior de quanto custa um quarto planejado, vamos te passar algumas dicas de como economizar nesse processo de criação.

Acompanhe!

1. Ser auxiliado por um designer experiente

Por mais que pareça um gasto extra, contar com um designer experiente pode ajudar bastante na criação de um projeto inteligente que otimiza os recursos e evita erros que realmente aumentam os custos e o tempo de entrega.

E tem mais, a experiência desse profissional permite que ele identifique as melhores soluções que unem estética e funcionalidade tendo como referência o seu orçamento disponível.

2. Aproveitar promoções e descontos

Lembra que explicamos que um dos fatores que influencia em  quanto custa um quarto planejado são os materiais escolhidos? 

Estar atento a promoções e descontos desses materiais é uma excelente forma de reduzir consideravelmente os custos totais.

Frequentemente, as empresas e fornecedores oferecem promoções, ainda mais em épocas festivas ou queima de estoque, por exemplo.

Logo, são oportunidades para você economizar dinheiro e ainda adquirir materiais de alta qualidade por um preço mais acessível.

3. Faça uma lista de prioridades

Quanto custa um quarto planejado? Lista de prioridades

Ponha no papel o que é essencial para o seu quarto planejado. 

Avalie o que você realmente precisa e o que pode ser considerado um extra. 

Isso ajuda a se concentrar nos itens essenciais e controlar as despesas, o que evita gastos supérfluos.

4. Planeje com antecedência

Uma coisa é certa: um bom planejamento também pode significar economia.

Quando você decide com antecedência questões como materiais e cores que serão utilizadas, é possível pesquisar por melhores opções de preços durante promoções, além de evitar decisões de última hora que costumam custar mais.

5. Pesquise itens de brechós 

Brechós, antiquários ou vendas de garagens podem oferecer peças únicas em decoração ou adornos a preços mais acessíveis do que itens novos e na moda.

Além de ajudar na economia do processo de planejamento, ainda é capaz de adicionar um toque vintage e retrô ao ambiente.

6. Ou, também, faça você mesmo (DIY)

Colocar a mão na massa e fazer alguns trabalhos por conta própria pode gerar uma considerável economia de mão-de-obra. 

E, no final das contas, projetos de DIY (faça você mesmo), como pintar as paredes ou até mesmo montar móveis, também é uma forma de personalizar ainda mais o seu espaço.

7. Invista em peças-chave 

Quanto custa um quarto planejado? Lista de peças-chave

Ao planejar um quarto planejado, é estratégico investir em peças-chave que definem o estilo e a funcionalidade do ambiente.

Essas peças podem incluir:

  • armários bem projetados;
  • cama confortável;
  • itens de decoração;
  • móveis para armazenamento inteligente.

Para economizar, considere a compra dessas peças durante períodos de liquidação ou promoções sazonais. 

Quer uma dica extra de como economizar no planejamento de um quarto? Conte com o Arquiteto de Bolso!

Transformamos o seu ambiente pelo preço mais acessível do mercado e de forma 100% online. Tudo em até 2 horas!

Com o Arquiteto de Bolso, você consegue economizar tempo e dinheiro com design de interiores personalizado.

Conheça o Arquiteto de Bolso e transforme os seus ambientes dentro do seu orçamento!

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre quanto custa um quarto planejado? 

Em resumo, você precisa se lembrar que o custo pode variar com base em diferentes fatores, como tamanho do ambiente, complexidade do design, materiais escolhidos, mão de obra e itens adicionais. 

É de extrema importância realizar um planejamento detalhado, considerar suas necessidades e preferências, e explorar diferentes opções de orçamento para encontrar a melhor solução para você.
Se quiser contar com uma transformação que cabe dentro do seu orçamento, fale com o Arquiteto de Bolso!

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.

Quero comprar Arquiteto de Bolso, meus dados são: