Quer fazer um quarto com closet e banheiro? Vem com a gente!

Compartilhe

Você, finalmente, conquistou a sua casa própria. E após realizar esse sonho, chega o momento de elaborar um bom projeto de interiores. Se tratando dos dormitórios, muitos moradores desejam ter uma suíte ampla, muito bem decorada e capaz de proporcionar total conforto ao longo do dia a dia — é justamente nesse momento que o quarto com closet e banheiro entra em ação.

Inicialmente, essa ideia pode soar um tanto “ousada demais”, mas acredite — ao investir nesses dois espaços, haverá a possibilidade de ter muito mais praticidade e prezar pela organização do cômodo. Afinal, todas as práticas que envolvem os cuidados pessoais estarão em um só lugar, sem contar com o armário recheado de roupas, acessórios, calçados e demais elementos fundamentais para quem possui uma rotina agitada.

Diante desse cenário, boa parte dos interessados também começa a se questionar se vale a pena colocar a ideia no papel. Ou então, quais são os requisitos básicos para alcançar um bom resultado. Por isso, criamos esse post com todas as informações relevantes sobre o assunto. Continue acompanhando a leitura para saber mais e descobrir dicas que farão milagres no seu planejamento!

[the_ad_group id=”72″]

Quais as vantagens de construir um quarto com closet e banheiro?

Quando falamos sobre o quarto com closet e banheiro, muitas pessoas assimilam a ideia a um espaço meramente luxuoso. Entretanto, não é só isso. Muito além de apresentar um visual atrativo, essa proposta serve para garantir inúmeros benefícios aos moradores. Abaixo, contamos os principais deles.

Excelente organização

Assim que investir em um closet, automaticamente, você se sentirá no dever de manter todos os seus pertences organizados. Isso acontece, porque tais estruturas costumam ser abertas, mantendo os seus itens à mostra. Dessa forma, será possível aproveitar a possibilidade de colocar “cada coisa em seu devido lugar”, separando por cores, estilos e, até mesmo, formas de uso.

Espaço de sobra

Se você teve um guarda-roupa comum, já deve saber que, dificilmente, esse tipo de móvel consegue comportar todos os nossos itens, como calçados, roupas e objetos pessoais. O mesmo não vale para o closet. Com a proposta de proporcionar o máximo de comodidade aos moradores, essa estrutura é perfeita para quem deseja armazenar os seus produtos com praticidade, evitando o amontoar roupas ou, até mesmo, danificá-las pela má conservação.

Otimização do tempo

Contar com um closet com banheiro significa que não será mais preciso gastar horas e horas do dia escolhendo uma produção para sair de casa. Com a medida, será possível montar toda a produção em um único cômodo, sem realizar deslocamentos dentro de casa para tomar banho, buscar as roupas, secar o cabelo e demais atividades.

Quer fazer um quarto com closet e banheiro? Vem com a gente!

Foto: unsplash.com

Possibilidade de personalização

Um closet não se limita ao conceito de “guarda-roupa amplo”. Assim que abraçar a ideia, você terá um verdadeiro aliado da vaidade. De acordo com o tamanho do espaço, há a opção de incluir espelhos, tapetes, puffs ou um sofá para descanso.

Lembre-se também de adicionar um sistema de iluminação completo e com lâmpadas agradáveis, capazes de promover o relaxamento e períodos de prazer ao vestir uma roupa.

Valorização do imóvel

Assim como acontece com os empreendimentos compostos por piscinas, amplas áreas externas e demais comodidades, o quarto com closet e banheiro pode ser bem mais valorizado com o passar do tempo. Se, no futuro, você desejar colocar a sua casa a venda, a boa notícia é que tal diferencial será um dos grandes atrativos para os compradores, permitindo que o seu preço de mercado seja mais alto do que os demais. Um verdadeiro investimento!

 

O que avaliar antes de investir no quarto com closet e banheiro?

Há quem imagine o quarto com closet e banheiro como um espaço integrado. Ou seja, com a ausência de portas ou paredes capazes de promover uma divisão e garantir mais espaço.

Contudo, se o seu banheiro estiver localizado dentro do closet e o ambiente apresentar as metragens reduzidas, é interessante tomar alguns cuidados para que a umidade não danifique a mobília ou acabe umedecendo os seus itens pessoais. Existem várias soluções que conseguem combater o cenário, sendo as principais:

  • crie um ambiente com boa ventilação: para quem está com planos de montar um quarto com closet e banheiro, a melhor saída é investir em uma janela. Com essa abertura, será possível permitir a circulação de ar e manter o cômodo com a atmosfera sempre renovada. Também há a possibilidade de instalar uma janela com acesso a um jardim interno — técnica esta, que favorece a ventilação e torna a casa mais bonita;
  • tenha armários embutidos e fechados: uma alternativa interessante é integrar o closet com o banheiro fechando completamente a área onde as roupas e acessórios ficarão armazenados. É uma saída simples, porém eficiente, para que os seus pertences permaneçam intactos e não sejam comprometidos pelo vapor do chuveiro;
  • inclua um box fechado: manter o chuveiro isolado é uma boa opção para que a umidade não se espalhe pelo closet. Aqui, os boxes de vidro transparentes são excelentes pedidas e, além de ajudarem a proteger as roupas, conseguem deixar o visual mais contemporâneo e clean.

Quer fazer um quarto com closet e banheiro? Vem com a gente!

Foto: viga.eng.br

Outras recomendações que merecem atenção

Para projetar um quarto com closet e banheiro que seja, de fato, eficiente, você ainda deverá considerar a área disponível para esse tipo de projeto. Procure analisar se as medidas do cômodo são capazes de armazenar todos os seus pertences e, de quebra, abrigar um banheiro com pia, vaso sanitário e chuveiro.

Segundo os profissionais da área, existem algumas medidas que precisam ser levadas a sério e que são fundamentais para assegurar a satisfação do resultado. Anote na agenda!

  • metragem mínima: 5 metros quadrados de área total;
  • distância entre as paredes das laterais: 1,90 metros;
  • profundidade nas prateleiras do closet: mínimo de 60 centímetros;
  • largura para garantir a boa circulação dos moradores: 0,70 metros.

Dica extra

Ao longo do processo, não deixe de verificar, exatamente, o número de itens que serão guardados em seu closet — ainda mais, se estivermos falando de um quarto de casal. Esse cuidado é importantíssimo para que a instalação conte com espaço suficiente, sem que nenhuma roupa ou produto fique para fora na hora da organização.

Em último caso, considere fazer uma “limpeza” no guarda-roupa, doando peças que já não são mais úteis e liberando alguns centímetros para que haja mais funcionalidade. Pense também em incluir estruturas próprias para facilitar a arrumação. Sapateiras e caixas organizadoras são algumas delas.

Quer fazer um quarto com closet e banheiro? Vem com a gente!

Foto: artificemoveis.com.br

E então, o que achou das nossas dicas sobre como montar um quarto com closet e banheiro? Caso tenha gostado, aproveite para curtir o post, comentar e compartilhar o link com os seus amigos nas redes sociais. Até mais!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.