Decorar com pouca grana e de forma prática. Essa é a receita que todo mundo quer seguir para dar uma cara nova no apê ou em casa, não é mesmo? Pois, saiba que a reforma com drywall é a garantia disso, trazendo muitas outras vantagens que você precisa conhecer.
As paredes de alvenaria são bastante resistentes. Mas, não são o bastante quando se precisa de algo prático e, especialmente hoje, sustentável. Para atender a esses quesitos que o mundo e a vida modernos impõem, o drywall é o que há. E pode confiar, porque esse material já está há vários anos no mercado.
Neste post você vai descobrir tudo sobre o drywall: o que ele é, seus tipos, vantagens, facilidades sobre a alvenaria e muito mais. Confira!
[the_ad_group id=”72″]
O que é o drywall?
O drywall nada mais é do que gesso, com uma consistência mais resistente, para servir para estruturas de paredes e tetos. Em tradução livre, o drywall quer dizer parede seca: e ele segue literalmente esse significado no seu uso em reformas.
A reforma com drywall dispensa areia, pedras, armações de ferro pesadas e outros materiais comuns que a construção civil usa há centenas de anos.
Quais são os tipos de drywall?
O drywall se multiplica nas construções e reformas no mundo, porque concentra muitas vantagens. A começar pela sua variedade de tipos, que atendem prioritariamente os ambientes internos, em diversas condições.
Conheça todos os tipos de placas de drywall:
- drywall resistente a umidade: para ambientes que recebem umidade, mas não água de forma direta;
- drywall resistente ao fogo: funciona para ambientes que precisam de garantia extra para acidentes com fogo, impedindo a propagação das chamas;
- drywall térmico: barra tanto o frio quanto o calor externos, mantendo a temperatura interna mais agradável;
- drywall acústico: além das placas serem mais grossas e densas, forros de lã de vidro são usados para melhorar a eficiência acústica, tanto para impedir a entrada de sons como para conter barulhos internos.
Quais são os principais motivos para fazer a reforma com drywall?
Trouxemos os melhores motivos para convencer você de que reformar com drywall é uma ótima escolha em diversas situações e tipos de imóvel. Especialmente para quem vive em um apê alugado e de tamanho compacto.
Dispensa materiais pesados
Cimento, sacos de areia e muitos outros materiais que encarecem e tornam a sua reforma um transtorno, são eliminados com o drywall. As placas de gesso seguem o padrão de construções a seco, sendo limpas e muito simples.
Elimina 90% dos entulhos
A reforma com drywall reduz até 90% o entulho comparado a construções convencionais. O motivo é que água, cimento, pedras e outros tipos de materiais não são usados, evitando o desperdício que iria literalmente para o lixo.
No máximo, uma reforma com drywall vai gerar pequenos pedaços de placas de gesso, que são os excedentes cortados para fazer paredes, tetos e acabamentos.
Aumenta a eficiência da obra
Na mão de um profissional ou de você mesmo no jeito DIY, a obra é muito mais prática. As placas não são pesadas como sacos de cimento, e as estruturas usadas para segurar o drywall também são leves.
Isso faz com que a reforma com drywall possa ser feita por qualquer pessoa, aumentando a eficiência do projeto em tempo, custos e mão de obra.
Reduz o custo
O custo de uma construção a seco com o drywall é mais econômica em relação a uma feita na alvenaria.
E o motivo para essa diferença é que, basicamente, para reformar com drywall são precisos três artigos: as placas de gesso, parafusos e as armações de aço galvanizado. Tudo leve, simples e muito prático.
Permite muitas decorações
A reforma com drywall permite criações bastante diversificadas. Seja pra salas de TV, salas de estar, quartos, corredores e outros ambientes.
Pinturas, pendurar quadros, colocar papel de parede, instalar revestimentos cerâmicos e porcelanato, além de decórs ousados como o cortineiro de gesso. Toda essa sorte de decorações é possível com o drywall.
Suporta pesos
Não pense que as placas de gesso não suportam pesos. Há toda uma estrutura que dá conta desse recado, trazendo muito mais possibilidades de decorações.
O drywall suporta pesos bem pesados, porque é instalado com buchas e parafusos específicos. Assim, cada ponto de apoio pode suportar em média, 25kg. Se uma placa de gesso dessas recebe, geralmente, 10 parafusos, você já sabe que o drywall aguenta peso de verdade.
Logo, na reforma com drywall, TVs, quadros, decorações de parede, luminárias, lustres e outros décors, são suspensos com a garantia de um alto limite de peso.
Aproveita melhor a área
As paredes de drywall ocupam pouco espaço na reforma, gerando sobras de até 5% de área. Pode parecer bem pouco, mas pense em um apartamento de 55 metros quadrados: o ganho é de quase 3 metros de área útil.
Facilita as manutenções elétricas e hidráulicas
O drywall simplifica a instalação e a manutenção de partes elétricas e hidráulicas, porque não “concreta” esses sistemas em paredes e tetos. Isso, por sua vez, exclui aquela quebradeira para fazer reparos, quando é preciso.
No lugar de quebrar paredes e gerar entulho, a instalação exige apenas o corte do drywall na área que a instalação elétrica ou hidráulica precisa ser corrigida.
Drywall X parede de tijolo
A parede de tijolos é tradicional no mundo da construção, contudo seu uso está ficando cada vez mais restrito a grandes projetos. O motivo é que o drywall tem muitas vantagens que superam o clássico material.
Compare a construção com drywall e a parede de tijolo:
Tijolo
- exige cimento para ser erguida;
- uma vez que a instalação elétrica e hidráulica está feita, exige que se quebre a parede para reparar;
- requer muitos tijolos para ser feita;
- tem boa durabilidade;
- suporta pesos para serem suspensos;
- a mão de obra é mais demorada;
- exige revestimentos acústicos e térmicos por cima, quando são precisos.
Drywall
- tem mão de obra rápida;
- exige estrutura comprada pronta, que requer só uma compra na metragem necessária;
- gera o mínimo entulho;
- suporta peso;
- tem opções térmicas e acústicas, sem exigir tratamento adicional para esses casos;
- permite diferentes decorações.
Como fazer a sua reforma com drywall?
A reforma com drywall tanto nas paredes quanto no teto, requer um projeto bem estabelecido. Este deve ser feito por um arquiteto ou designer, como a equipe do Arquiteto de Bolso, que entrega, entre outros serviços, todo o 3D do projeto e uma planta baixa.
Feito o projeto e a escolha pelo drywall, basta comprar os materiais na metragem necessária — o Arquiteto de Bolso já fornece as quantias exatas para a sua área. A melhor parte é que as fabricantes e os lojistas também contam com kits completos para diversas metragens.
Feito isso, chame uma equipe especializada na instalação de drywall ou encare o desafio, dependendo da área e o local a ser instalado.
Veja esse vídeo mostrando como é feita uma parede de drywall.
A instalação em um apê é bem rápida, sendo feita em basicamente três etapas:
- colocar as estruturas de aço;
- parafusar as placas de drywall;
- revestir com pintura, porcelanato, entre outros.
Inspire-se com diversos projetos com drywall
Confira diversas inspirações de paredes e tetos de drywall, para fazer uma reforma daquelas:
As novas formas de construir e decorar estão tomando conta no mundo inteiro. E a reforma com drywall é uma delas, que provou que veio para ficar e facilitar a sua vida. Portanto, se você ainda tinha dúvidas de que as placas de gesso funcionavam mesmo, agora já sabe que elas dão conta do recado.
Curtiu o post? Receba mais novidades, dicas e inspire-se com projetos: assine a newsletter do Arquiteto de Bolso e confira decorações incríveis, sempre!
[the_ad_group id=”69″]