Sala de estar integrada com cozinha para apartamentos pequenos

Compartilhe

A sala de estar integrada com cozinha é uma tendência de decoração. Como você sabe, a vida mudou muito nos últimos anos assim como a distribuição do espaço em que vivemos. Salas em conceito aberto e com muita luz é uma opção moderna e interessante, pensadas para facilitar o convívio.

Ideal para quem gosta de reunir os amigos para conversar enquanto prepara as refeições a sala de estar integrada com cozinha também permite que os pais fiquem de olho nos filhos enquanto terminam os afazeres domésticos.

A seguir explicaremos melhor por que apostar nessa tendência. Vamos lá?

[the_ad_group id=”72″]

 

Sala de estar integrada com cozinha, como criar?

A sala de estar integrada com cozinha é uma tendência que cresceu ainda mais com a procura por espaços mais funcionais, de inspiração americana. Assim, esse cantinho da casa passou a se integrar com as áreas externas como o espaço gourmet e a varanda e com a sala de estar, dando charme extra a casa e aproximando os moradores.

Claro, você não precisa ter uma ilha central para ter uma sala em conceito aberto. Apartamentos pequenos podem embarcar nessa tendência mantendo a planta tradicional. Nesse caso, basta remover uma ou duas paredes para ter a cozinha dos sonhos.

O importante é aqui é saber que o design deve dialogar com a funcionalidade para criar um ambiente bonito e aconchegante. Você pode, por exemplo, usar revestimentos ou texturas diferentes nas paredes para delimitar cada espaço e personalizar ainda mais a decoração.

Como decorar a sala de estar integrada com cozinha?

O elemento mais importante de uma cozinha é o layout, por isso ao projetar esse cantinho tão especial tenha a regra do triângulo em mente: a geladeira, a pia e fogão devem estar na área principal do cômodo e posicionados nas extremidades do triângulo.

Assim será possível se mover livremente entre essas zonas, o que garante que a cozinha seja um local seguro e fácil de trabalhar. Além disso, preste atenção onde a geladeira ficará, pois, esse eletrodoméstico é usado pela família durante grande parte do dia o que pode atrapalhar o preparo das refeições.

Talheres e utensílios devem ficar longe da área de trabalho para garantir que quem arrumar a mesa não ficará no caminho do chef! Que tal guardá-losna sala de jantar?

A sala de estar integrada com cozinha deve ser um espaço funcional e moderno, garantindo que seus amigos e a sua família desfrutem de boas horas de lazer.

Aposte na cozinha com ilha

As cozinhas com ilha são práticas e funcionais. O espaço pode abrigar a pia, o fogão, a máquina de lavar louças e muitos outros eletrodomésticos.

Além de delimitar o espaço, a ilha pode funcionar como mesa, onde os moradores podem fazer pequenas refeições, e serve de apoio tanto para a cozinha como para a sala de estar. Outra boa ideia é incluir armários para armazenamento sob esse item, o que garantirá que a casa ficará sempre organizada.

Cozinha americana

Sonho de muito brasileiros, a cozinha americana tem bancadas e armários com muito espaço de armazenamento. Aqui, o conceito aberto integra os espaços com muito estilo e funcionalidade.

A cozinha pode ter balcão com banquetas, que ajudam a delimitar os espaços. Instalar luminárias sobre a bancada tornará a casa mais aconchegante, perfeita para reunir os amigos para um bate-papo mais descontraído.

Depois de decidir o estilo e a cor dos armários da cozinha, pode valer a pena considerar onde mais você pode adicionar móveis embutidos. Ter uma aparência coesa nos espaços contíguos repetindo elementos da cozinha tornará os espaços mais bonitos e harmoniosos.

Essa regra funciona de várias maneiras: você pode, por exemplo, incorporar elementos de decoração na cozinha, como bancos estofados, iluminação moderna e acessórios inspirados na área de estar, tudo isso tornará seu apartamento mais bonito e cheio de personalidade.

O charme da meia parede

Quer uma sala em conceito aberto, mas não quer gastar demais? A meia parede entre a cozinha e a sala garante certa independência entre os espaços e permite maior aproveitamento da luz natural.

Aqui, dá para utilizar esse elemento arquitetônico como mesinha de centro, basta colocar banquinhos altos de um lado e aproveitar a vista aberta para desfrutar de mais conforto para tomar um drink.

Além de ser um ótimo espaço para conversar com quem está cozinhando, a meia parede garante espaço de armazenamento extra, basta instalar alguns armários na face da cozinha.

Instale uma porta deslizante

Quer uma sala de estar integrada com cozinha, mas quer separar os espaços quando necessário? Nesse caso, instale portas de correr que ficam escondidas a maior parte do tempo e surgem para separar os dois ambientes sempre que necessário.

Uma porta deslizante de vidro, por exemplo, mantêm a independência dos espaços e permite o maior aproveitamento da luz. Já a porta de PVC garante maior privacidade sempre que estiver aberta.

Use móveis para separar os espaços

A privacidade ainda te preocupa, mas você não quer gastar com a porta deslizante? Móveis e outros elementos de decoração permitem manter a sensação de amplitude enquanto delimitam os espaço da sala de estar integrada com cozinha.

Um armário de meia altura, estrategicamente localizado na área onde você deseja que a sala termine e a cozinha comece ou até mesmo um tapete é o suficiente para de definir cada ambiente, sem a necessidade de portas ou paredes.

Alinhe a sala de estar com a cozinha

Aposte nas paredes laterais para delimitar a sua área de trabalho e monte a cozinha e a sala de estar em linha reta.

Nesse caso, elementos como armários, televisão e obras de arte podem ser instalados nas paredes. Essa solução moderna para integrar os dois ambientes garante o melhor aproveitamento e a funcionalidade do espaço.

Gostou desse post sobre sala de estar integrada com cozinha? Então deixe seu comentário e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.