Tapetes para sala de estar: 7 ideias para renovar a cara do seu ambiente

Compartilhe

Fazer da sua sala o seu cantinho de aconchego é tudo de bom. E há uma maneira muito prática de fazer isso, que complementa o espaço com criatividade — estamos falando de tapetes para sala de estar. Você já sabe como escolher o seu?

Ainda que se você tenha aquele piso maravilhoso e que garante um aspecto chamativo ao ambiente, é muito válido usar tapetes na sala. Eles garantem mais conforto, um acabamento ao espaço e ainda protegem o chão.

Para renovar a cara do seu ambiente, confira este post com 7 dicas para você fazer uma escolha arrasadora de tapetes para sala de estar!

[the_ad_group id=”72″]

1. Entenda como escolher o tamanho dos tapetes para sala de esta

Tapetes para sala de estar, tapete médio cinza

O tamanho dos tapetes para sala de estar deve tomar espaço suficiente para alcançar o mobiliário, como sofá, mesa e rack, sem invadi-los. O que essa tática faz é criar uma sensação de uniformidade e linearidade, assim o tapete “termina” logo que um móvel “começa”, no campo visual.

2. Use como complemento da composição visual da sala

Tapetes para sala de estar, cor complementar

O que você busca? Complementar o seu ambiente ou fazer ele ganhar ainda mais destaque com esta peça de decoração? Tanto em uma escolha quanto na outra os tapetes para sala de estar são mestres em garanti-las.

O que você deve se ater é que se for complementar o ambiente, deve optar por tons e estilos que acompanhem o restante do espaço. Ou seja, se as paredes são em tons verdes escuros, pode optar por uma cor nessa linha, e ainda dá para fazer o jogo de tom sobre tom. Esse padrão garante mais uniformidade ao espaço.

3. Dê destaque ao espaço

Tapetes para sala de estar: 7 ideias para renovar a cara do seu ambiente

Já se você quer dar um grande destaque à sala de estar, prefira tapetes em cores que contrastem com o restante do mobiliário e decoração do projeto. Claro, faça isso sempre seguindo critérios harmônicos, para que o efeito seja alcançado sem tornar o local “enjoativo” ou de gosto duvidoso.

4. Escolha o material mais adequadoTapetes para sala de estar, branco e azul

O material do tapete também influência bastante na estética final que você deseja à sua sala. Nesse sentido, escolha o material dos seus tapetes para sala de estar, de acordo com as condições do espaço. Elas incluem desde o tráfego de pessoas, exposição ao sol e umidade, e animais de estimação.

Vinil

Tapetes para sala de estar, vinil

É de alta resistência e garante um tapete vistoso por vários anos a fio, mesmo exposto a condições que o desagastem.

Tear

Tapetes para sala de estar, tear

São feitos de lã ou de algodão na clássica máquina de tear. São peças mais artesanais e pouco resistentes às pessoas transitando em cima.

Náilon

Tapetes para sala de estar, náilon

Garante praticidade e pouco trabalho para cuidar. O material é fino e voltado para qualquer espaço, tanto interno quanto externo.

Pele natural

Tapetes para sala de estar, pele natural

De alta durabilidade, mas que requer cuidados, já que é natural, então precisa ser limpo, escovado e lavado de tempos em tempos. Sempre com materiais que atendam às exigências especificadas na embalagem/etiqueta.

Fibra

Tapetes para sala de estar, fibra

É bastante rústico, e durável, mas não deve ser usado em espaços que sejam expostos à umidade, já que pode estragar com o tempo.

Peludo — shaggy

tapete shaggy

É extremamente confortável e charmoso, mas tem o empecilho de acumular poeira com facilidade. Por isso, deve ser bem cuidado e não pode ter alto tráfego onde fica.

Veja tapetes para sala de estar, do tipo shaggy, na Mobly!

Algodão

Tapetes para sala de estar, algodão

É feito de algodão ou material sintético, é bem baixo e não garante alta resistência. É mais indicado para áreas de baixo tráfego.

5. Avalie os formatos do tapete

Tapetes para sala de estar, pele azul

Claro que o formato mais convencional e que sempre funciona é o retangular, porém, além deste, há outros que você deve conhecer para entender se a sua sala se estar ou projeto comportam outros perfis de tapetes.

Retangular

Tapetes para sala de estar, retangular

O que vai determinar se ele vai ter destaque ou não no ambiente é sua cor, material, altura e como você vai ajeitar ele no ambiente.

Redondo

Tapetes para sala de estar, redondo

O tapete redondo para sala de estar deve ser usado em espaços grandes, para literalmente aparecer. Esse modelo não precisa “invadir” o mobiliário, mas deve alcançar espaço suficiente para que apareça e aumente a sensação de amplitude do ambiente.

Conheça tapetes redondos na Mobly!

Irregular

Tapetes para sala de estar, pele de animal

Os formatos irregulares como de pele de animal, disforme ou outros que fogem do convencional, podem ser usados com moderação.

Estes tapetes para sala de estar devem ter, de preferência, um ou dois móveis em cima. Porque o formato deve ser valorizado no ambiente, e muitas peças sobre um tapete desse perfil, prejudicam sua visualização.

6. Acerte no tema

Com tantos temas de tapetes para sala de estar, pode ser difícil escolher o seu, mas trouxemos várias opções para explicar como elas se encaixam no ambiente.

Neutro

Tapetes para sala de estar, liso e neutro

O tapete liso em uma cor só em tom neutro, serve para ambientes em que você quer transmitir a sensação que ele nem esteja ali. Mas, claro, sem abrir mão do conforto proporcionado pela peça.

Persa

Tapetes para sala de estar, tapete persa

Os tapetes persas — sim, aqueles da propaganda da TV — são clássicos que combinam muito bem em salas de estar com mobiliário e decoração na mesma linha. Se ainda tiver ainda madeira rústica na sala, esta peça casa muito bem.

Figuras geométricas

Tapetes para sala de estar, figuras geométricas

São tapetes que oferecem uma quebra do convencional. Geralmente a melhor estratégia para se utilizar estas peças é quando a decoração é neutra. Assim, o tapete dá o destaque ao ambiente.

Colorido

Tapetes para sala de estar, colorido

Tapetes para sala de estar, coloridos, são muito chamativos e garantem maior descontração ao ambiente. Por isso, devem ser utilizados quando você quer voltar o destaque inteiramente à sua sala.

Veja diversos tapetes coloridos na Mobly!

7. Coloque um tapete sobreposto a outro

Tapetes para sala de estar, sobreposição

Uma técnica de decoração que garante uma aparência mais preenchida na sala de estar, é usar um tapete sobreposto a outro. Para isso, a regra do contraste é mais do que precisa, usando uma peça mais chamativa ou de material mais espesso e tamanho maior, e a outra de aspecto inverso, ou seja, menor, fino e neutro.

Você nunca imaginou que escolher tapetes para sala de estar exigisse tantos critérios e dicas como essas, não é? Mas, ainda assim é melhor investir tempo e entender como cada tapete se comporta no ambiente, do que fazer uma escolha inadequada ao seu espaço.

Continue acompanhando nossos conteúdos em seu feed. Siga o Arquiteto de Bolso no Facebook e Instagram!

 

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.