5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Compartilhe

O sofá é um dos móveis mais usados ​​em uma casa, seja para assistir TV, descansar, dormir, relaxar, bater um papo ou mesmo ler um bom livro. Mas, durante a faxina da casa, nem sempre damos a devida atenção para a limpeza de sofás e seus estofados.

Não percebemos que uma boa limpeza de sofás e mesmo poltronas, aumentam a durabilidade deles. E olha que nem sempre é necessário pagar para uma empresa especializada fazer o serviço, não. Nós mesmos, com alguns itens que encontramos no armário, podemos deixá-los com uma aparência novinha em folha.

[the_ad_group id=”72″]

Manutenção semanal: não deixe acumular

Antes de descobrir como limpar as manchas dos sofás, é bom saber como fazer a manutenção semanal. Para tirar a poeira acumulada, você pode utilizar o aspirador de pó. Com o uso, ele vai retirar todo tipo de migalhas, pó e sujeirinhas presentes nas costuras.

Criando uma rotina de limpeza é possível afastar o excesso de sujeira e ainda criar um ambiente melhor para o sistema respiratório seu e de sua família. É que fungos, ácaros e bactérias costumam estar presentes no estofado, podendo causar crises alérgicas e respiratórias.

limpeza de sofás

As mesmas regras que usamos na limpeza de sofás, servem para as almofadas, pois são bem fáceis de limpar com aspirador. Além disso, as capas podem ser inseridas na máquina de lavar tranquilamente e em poucos minutos estarão perfumadas e macias outra vez.

Limpar o sofá ou comprar um novo?

É muito comum lembrar da limpeza de sofás apenas na hora em que acontece algum acidente. Quando a xícara de café ou a cobertura do bolo caem no estofado, aí não tem jeito. Salve-se quem puder!

Pode até surgir a vontade de comprar um sofá novo e trocar tudo de uma vez. Mas nessa hora, é preciso colocar a mão na consciência (ou no bolso) e lembrar que um sofá de qualidade, com um belo design e um bom acolchoado, não é nada barato.

limpeza de sofás

Por isso, uma boa higienização com alguns truques de limpeza podem dar uma nova vida ao seu sofá. Lembrando que é importante evitar os seguintes produtos:

– Cloro;

– Água sanitária;

– Sabão em pó.

Alguns processos químicos presentes na formulação desses itens podem causar manchas no estofado. Por essa razão, eles não são recomendados para o uso.

 5 Dicas de limpeza de sofás

Os elementos que compõem um sofá são diferentes uns dos outros. Portanto, cada um deles, sejam em tecido, couro, veludo ou qualquer outro material, precisam de tratamentos diferenciados para não danificá-los.

Entre produtos naturais e específicos, existem muitas alternativas de limpezas. Vamos ver qual a melhor maneira para deixar o seu sofá com cara de quem acabou de chegar da loja de móveis!

1 – Limpeza de sofás com vinagre branco

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Ideal para sofás feitos de veludo, o vinagre branco é muito utilizado em limpezas profundas por conta da sua alta concentração de ácidos acéticos. Use a solução de vinagre branco com água morna e passe uma escova de cerdas macias.

Se houver manchas, coloque algumas gotas de detergente neutro de louça na água. Molhe um pano na mistura, torça bem e passe no sofá. Para secar a área, use um secador de cabelo mantendo uma boa distância.

2 – Limpeza de sofás com amaciante e bicabornato

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

O bicarbonato de sódio vai ajudar a remover as sujeiras mais teimosas, aquelas manchas que realmente não querem sair. Esfregue suavemente a mancha com um pouco de água morna e amaciante. Em apenas alguns minutos seu sofá estará como novo. Enxágue suavemente usando uma esponja com um pouco de água, tomando cuidado para não molhar muito o sofá.

3 – Lmpeza de sofás com talco

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

O talco pode ser utilizado para limpar manchas em sofás de couro. Ele deve ser usado imediatamente depois da queda no estofado. Deixe que o talco seque a mancha e, em seguida, retire o excesso com um pano ou uma escova de cerdas macias.

Fica aqui uma dica! Nunca utilize nos sofás de couro materiais abrasivos. Eles podem estragar a superfície.

4 – Lmpeza de sofás com amônia

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Se uma bebida ou comida derramar enquanto você está sentado, não se desespere. Com a mistura certa o seu sofá ficará como novo. A solução artesanal é preparar uma misturinha composta por um litro de água com duas colheres de sopa de amônia.

Passe a solução sobre as manchas e depois enxágue com uma esponja umedecida com água. Como ela é uma substância alcalina, ajuda a tirar as manchas sem precisar esfregar. Seu cheiro é muito forte, portanto convém abrir as janelas ao fazer uso dela.

5 – Limpeza de sofás com óleo de eucalipto

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Misture um litro de água e algumas gotas de óleo essencial de eucalipto. Se preferir, você pode incluir um pouco de vinagre branco ou bicarbonato de sódio. Molhe um pano na mistura, esprema bem e passe por toda a superfície do sofá. O óleo de eucalipto ajudará na limpeza e eliminação dos ácaros, principalmente nos sofás de tecido.

Dicas para manter a limpeza dos sofás

5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Desfrutar de uns minutos de relaxamento no sofá é sempre um prazer, mas ainda mais se ele estiver limpo e cheiroso. Confira algumas dicas de como fazer a limpeza dos sofás perdurar:

  • Para casas onde vivem crianças, o mais adequado é a compra de uma manta para o sofá. Com ela dá para mudar o visual do ambiente e garantir a limpeza do estofado, caso algum acidente aconteça.
  • Procure sempre deixar o ambiente ventilado com as janelas abertas. Assim, será mais fácil o ar circular, amenizando a umidade e a presença de ácaros nos estofados.
  • Se a sua família tem o costume de comer enquanto assiste televisão, ter uma mesinha que sirva de apoiador para copos e pratos é o ideal.
5 truques de limpeza de sofás para deixá-los novinhos

Conhece mais algum truque para a limpeza de sofás? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.