Veja como fazer decoração com Feng Shui

Compartilhe

Você sabe o que é Feng Shui? Trata-se de uma técnica milenar, que surgiu na China, e une a ciência oriental com características de arte. Em tradução literal para o português, o termo significa “vento e água”.

A ideia do Feng Shui é fazer com que a decoração sirva como meio para equilibrar as energias dos ambientes, para que as pessoas possam viver melhor.

De acordo com os praticantes da técnica, o Feng Shui pode ser aplicado em ambientes residenciais ou empresariais. Assim sendo, é possível levar uma vida mais equilibrada e menos estressante, em casa e no trabalho.

[the_ad_group id=”72″]

Baguá: o mapa que norteia a decoração com Feng Shui

A decoração com Feng Shui é feita a partir de um mapa, conhecido como Baguá. Esse roteiro traz oito mutações dos elementos, que abrem caminhos para que diferentes situações ocorram em nossas vidas.

Os elementos do baguá, como você pode observar na ilustração, são os seguintes:

  • zhèn: madeira;

  • xùn: madeira;

  • qián: metal;

  • duì: metal;

  • kan: água;

  • kún: terra;

  • gèn: terra; e

  • lí: fogo.

Resumidamente, o baguá conta com os elementos madeira, fogo, terra, metal e água, que servem para equilibrar as nossas energias e devem ser usados na decoração dos ambientes.

7 dicas de decoração com Feng Shui

Para que você possa praticar o Feng Shui na decoração da sua casa, temos algumas dicas. Veja, a seguir!

1. Não coloque objetos na entrada de casa

Decoração com Feng Shui
Foto: Arkpad

Os estudiosos do Feng Shui acreditam que os objetos atraem energia da rua. Por isso, não convém ter nada muito próximo à entrada da sua casa. Dessa maneira você evita que eles puxem vibrações negativas de pessoas  que passam pela frente da porta, como a inveja, por exemplo.

Quem aplica a técnica também orienta a usar espelhos no hall de entrada dos ambientes. Isso porque, de acordo com o Feng Shui, a energia ruim que é refletida no espelho volta para a rua.

2. Coloque um objeto no centro de cada ambiente

Decoração com Feng Shui
Foto: Rose & Grey

Ao decorar com as técnicas de Feng Shui, você deve escolher um objeto ou móvel que representa a função do ambiente. É a partir dele que o restante da decoração deve ser seguido.

Imagine, por exemplo, que você está decorando uma sala de estar. Nesse caso, o sofá pode ser o objeto central da decoração e, a partir dele, você começa a pensar nas cores e detalhes do restante  do espaço.

3. Tenha plantas nos ambientes

Para os praticantes do Feng Shui, as plantas representam o elemento madeira, que é muito importante para a filosofia. Assim sendo, elas devem ser inseridas estrategicamente na decoração dos ambientes.

Se você não quiser nada muito chamativo, pode escolher plantinhas menores, em vasinhos colocados em uma prateleira, por exemplo. Assim, se cumpre com a necessidade de ter o elemento madeira presente na decoração do seu ambiente.

4. Use objetos quadrados na decoração

Decoração com Feng Shui
Foto: Vanessa Pol

O elemento terra pode ser representado na decoração pelo uso de cores como o marrom, o laranja e o amarelo. Porém, quando não for possível trabalhar com essas tonalidades, há a possibilidade de usar objetos quadrados.

O quadrado também representa a terra e você pode usar objetos decorativos que tenham esse formato, por exemplo. De tal maneira, a energia do seu ambiente tende a ser mais equilibrada.

5. Tenha uma fonte de água corrente em casa

Decoração com Feng Shui
Foto: Elo7

O elemento água pode ser representado pela cor azul nos ambientes. Porém, se você quiser ou preferir, pode usar o próprio líquido na sua decoração. Para isso, deve instalar uma fonte de água corrente em casa.

A fonte de água pode ser usada na sala, na cozinha ou em qualquer outro ambiente. Existem modelos para todos os estilos e gostos.

6. Use objetos triangulares no ambiente

Decoração com Feng Shui
Foto: Etsy

Os objetos triangulares representam o elemento fogo. Para isso, você pode escolher móveis ou itens decorativos que tenham esse formato.

7. Represente o metal por meio das cores

Decoração com Feng Shui
Foto: Papel e Parede

O metal é um elemento que, para o Feng Shui, é representado pelas cores branco, preto, dourado e cinza. Você pode pintar as paredes ou usar objetos decorativos com essas cores, de modo a deixar o seu ambiente equilibrado.

Gostou de saber mais sobre o Feng Shui? Essa é uma prática já bastante antiga, porém ainda não muito disseminada em nosso país. Que tal fazer uma decoração desse tipo e harmonizar o seu ambiente?

Deixe um comentário e conte para a gente o que achou das técnicas de Feng Shui para decorar ambientes!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.