Veja como usar as cores para amenizar o calor da sua casa

Compartilhe

Se o sol intenso faz a sua casa esquentar para valer e você sofre com isso, deveria saber que as cores em sua casa e decoração influenciam na temperatura. Essa é a premissa para a escolha dos tons para dar aquele talento no seu cantinho, que vai ficar fresco com uma pintura certa para amenizar o calor.

Em algum momento você deve já deve ter percebido que algum cômodo de cores claras, o calor é ameno. Por isso, se você tem um bichinho de estimação, muito provavelmente ele gosta de ficar nesse ambiente — a não ser que seja um réptil. Ou seja, cores claras conseguem aliviar a sensação de “calor de rachar”.

Descubra neste post, como amenizar o calor no seu apê ou em casa e crie um ambiente além de mais aconchegante, muito bem decorado!

[the_ad_group id=”72″]

Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos

Amenizar-o-calor-sala

Imagem: Pinterest

No mundo da arquitetura e design de interiores, o uso da paleta de cores é regra para harmonizar os ambientes e dar a cara que você deseja, a eles. Assim, essa ferramenta é também é usada para definir as cores entre quentes e frias.

Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.

Para associar a cor a temperatura, lembre-se de que o fogo é vermelho e o gelo é branco — sim, ele é transparente, mas o que vale é a memorização. Dessa forma, você lembrará que quanto mais a cor pender para o vermelho, mais quente será, e quanto mais for para o tom branco, mais fria.

Veja diversas tintas de tons frios na Leroy Merlin!

Defina os tons de acordo com cada ambiente

amenizar-o-calor-sala-de-estar

Imagem: Pinterest

Primeiramente, cores claras devem ser usadas em espaços que recebem muito sol. Mesmo que esses locais sejam em áreas externas, que ficam expostas à chuva e sujeira, é neles que a incidência de luz é maior.

Já outro critério para usar cores claras para amenizar o calor, é utilizá-las em cômodos pequenos. Tintas mais claras ajudam a transmitir a sensação de amplitude ao lugar, e garantem aquela sensação de espaço mais aberto e confortável.

Ainda, aplicar a cor certa no ambiente ajuda a além de amenizar o calor, a distribuir a luz pelo espaço. Isso vale tanto para ambientes internos quanto externos.

 

Leve em conta a posição do sol

Amenizar o calor, cozinha com decoração branca

Imagem: Pinterest

A posição que o sol incide em seus cômodos influência muito no calor do ambiente. Via de regra, espaços que recebem a luz solar apenas pela manhã e ao final da tarde, têm clima mais ameno. Já espaços que ficam como verdadeiros cactos, ou seja, a sol pleno o dia todo, são mais difíceis de se controlar o calor.

Contudo, seja em um ou outro caso, você precisa entender como o sol age sobre o seu lar, para definir onde aplicar as cores claras, de maneira a aliviar o calor.

Use uma decoração a favor da temperatura

Amenizar o calor, apartamento com plantas e paredes brancas

Imagem: Pinterest

Usar plantas pelo ambiente, ou mesmo ter um jardim vertical em seu apartamento ou casa, ajuda demais a controlar a temperatura. Esses seres vivos aumentam a umidade do ar no ambiente e fazem com que a temperatura fique amena.

Veja aqui várias plantas naturais na Leroy Merlin!

Ainda, não concentrar muitos móveis em um mesmo cômodo ajuda na circulação de ar, o que contribui para amenizar o calor.

É claro que, ao escolher tom para o ambiente para aliviar o calor, apenas um pouco da temperatura diminui. Para ter um efeito legal por todo o espaço, vale unir todas as dicas possíveis para ter um resultado satisfatório dentro do que você deseja.

Se for preciso, você vai ter que recorrer aos seus amigos de todos os verões: o ar-condicionado e o ventilador. Mas de todo, viu só como você não precisa investir um montante considerável na hora de amenizar o calor dentro do apê ou de casa, para sobreviver ao verão?

Gostou do texto? Acompanhe todas as nossas dicas sobre decoração e arquitetura, em nosso Instagram, Facebook e YouTube!

Imagens do post: Pinterest & Sidekix Media.

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.