13 dicas fundamentais sobre portas de correr

Compartilhe

Anda buscando uma opção prática para entrar e sair dos ambientes e precisa economizar espaço ao máximo? As portas de correr são perfeitas para essa e outras situações, e ainda dão um toque diferenciado ao local.

Assim como portas convencionais no estilo abre e fecha com maçaneta, a porta de correr oferece inúmeras possibilidades para combinar com o restante do ambiente.

Desse modo, esse tipo de porta atende a um grande leque de necessidades, ajudando você em seu dia a dia, além de conferir beleza no espaço.

Confira neste artigo, 13 dicas fundamentais sobre portas de correr, que vão ajudar muito a sua escolha!


Dica 1: Portas de correr podem ter o trilho aparente!

Portas de correr, trilho aparente

O trilho aparente é uma opção que deixa um aspecto robusto no cômodo. Portanto, se você tem o intuito de deixar essa estética no lugar, pode optar por esse tipo de trilho de correr.

O material varia entre aço, alumínio ou mesmo aço inox, com diferentes tamanhos de roldanas e acabamentos — foco, brilhoso ou escovado.

A vantagem é que esse sistema aguenta um grande peso em relação aos trilhos embutidos. Portanto, se você pretende usar uma porta de madeira maciça ou outro material que seja muito pesado, pode escolher esse tipo de trilho.

Veja diversos trilhos aparentes na MadeiraMadeira! 

Dica 2: Onde usar? Portas de Correr são perfeitas para locais compactos!

Portas de correr, banheiro

As portas de correr são, a priori, para locais em que cada centímetro livre a mais faz a diferença. Assim, é uma porta perfeita para a divisão de ambientes como corredores, sala pequena e outros cômodos que precisam otimizar ao máximo o espaço.

Claro, se o ambiente for de alta circulação talvez esse tipo de porta não seja a melhor escolha, já que o abre e fecha de correr é mais “demorado” do que uma porta comum. Então, pense nisso antes de escolher esse item para o seu lar.

Dica 3: Você pode personalizar suas portas de correr de várias maneiras e deixá-las com a sua cara

Portas de correr, adesivo

Se as portas de corre forem, por exemplo, de pallets, madeira maciça ou MDF, saiba que é possível personalizá-la ao seu jeito. Você pode tanto pintar a porta quanto deixar a madeira apenas lixada, como também adesivar a peça.

Em qualquer das opções, é você quem decide o que quer fazer de acordo com a sua personalidade e o ambiente, para criar um efeito o mais autoral possível.

Você pode usar uma cor brilhante na pintura, um adesivo minimalista ou também passar verniz, do fosco ao brilhoso.

Confira adesivos decorativos para portas na MadeiraMadeira!

Dica 4: Há portas de correr em diversos materiais

Portas de correr, aço e vidro

O material das portas de corre é bastante variado, e se dividem, entre outros, em madeira, aço, madeira compensada, MDF. Ainda, há também a opção de vidro, madeira com vidro e também, em estrutura de metal com vidro.

A escolha do material depende, claro, do ambiente em que vai ficar e de qual é o efeito que você quer transmitir.

Cada material conserva vantagens e desvantagens, por exemplo, madeira deve ser evitada em locais que sejam lavados com frequência, vidro não traz muita privacidade.

O que vale é estudar o lugar de instalação, a proposta do projeto e o custo benefício de algumas opções que fiquem viáveis ao cômodo.

Madeira

Portas de correr, madeira

A madeira é um dos materiais mais tradicionais no mundo das portas de correr. Por ser fácil de dar diferentes formas para a peça, ela se torna a queridinha dos ambientes aconchegantes.

Natural, envernizada, de lei, compensado, entre tantos outros tipos e acabamentos de madeira podem ser escolhidos. O que importa é fazer um belo par com seu projeto de ambiente.

Madeira com vidro

Portas de correr, madeira e vidro

Esse tipo é perfeito para espaços de entrada de casa e outras áreas que ficam mais vistosas quando a luz entra.

Modelos em que os vidros são em estilo vitral jateado são clássicos, mas você pode ousar com outros perfis.

Vidro

Portas de correr, vidro

Portas de correr de vidro são comumente aplicadas nas divisões de ambientes internos. Garantindo mais amplitude ao cômodo e entregando um clima integrado aos espaços.

Aposte nessa sugestão se a sua ideia é criar ambientes únicos e com visual de escritórios modernos e cheios de iluminação.

Aço

Portas de correr, aço

O aço tem a garantia de dar muita segurança quando é usado em portas de correr. Portanto, uma boa dica é aplicar o material em aberturas que dão de cara para áreas externas.

No mais, para que a porta de correr de aço não enferruje logo, faça uma boa proteção no entorno. Telhado é essencial no caso.

Aço com vidro

Portas de correr, aço e vidro

O aço e o vidro fazem uma bela combinação pra ambientes com estilo industrial. Esse tipo de porta de correr ainda pode ser buscado em ferros-velhos, que sempre têm modelos usados e em boas condições.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é um material muito resistente, tanto que é usada na indústria automobilística. Sua principal vantagem além desta, é a de que ela tem o peso bem reduzido.

Esses dois atributos e a garantia de ter um acabamento ao seu gosto rendem para as portas de correr do tipo, muitos pontos. Uma boa sugestão de escolha.

 

Alumínio

Portas de correr, aluminio

O alumínio não enferruja, é muito simples de limpar e ainda conserva seu brilho na versão polida. Isso faz das portas de correr no material, ideais para lavanderias e cozinhas.

Sacadas com varanda gourmet ou só com uma churrasqueira também ficam bem bonitas com a opção. Detalhe: o alumínio pode ser pintado em tons como o branco e o preto. Mas isso deve vir pronto da loja, pois o processo é industrial.

Dica 5: A porta de correr pode ser embutida na parede

Portas de correr embutida

Além dos trilhos aparentes e também dos que ficam cobertos pela madeira ou outro tipo de decoração, é possível embutir as portas de correr totalmente dentro da parede.

Essa é uma opção quando não se tem quase nenhum espaço para correr, ou se quer esse efeito mais escondido do design.

Esse tipo exige que o local de instalação receba paredes de drywall — gesso — para se criar o espaço para a porta correr por dentro. Além de dar um aspecto muito discreto, o espaço fica mais otimizado.

Dica 6: Preste MUITA atenção ao local de instalação!

Portas de correr, sala

Portas de correr devem ser, de preferência, instaladas em ambientes internos, já que ficam mais protegidas contra intempéries de clima.

Um dos motivos para isso é que essas portas não são muito firmes quanto uma porta suspensa por dobradiças no batente. Então, com golpes de ar, elas ficam balançando, o que força a sua estrutura.

Ainda, dependendo do material escolhido, o lugar de instalação não poderá pegar sol intenso ou chuva. Por exemplo, o aço enferruja, a madeira empena, o MDF incha e estoura e o vidro pode quebrar com o vento.

Dica 7: Esse tipo de porta isola pouco o som

Portas de correr, quarto

Um detalhe que você precisa saber antes de optar pelas portas de correr é que elas não garantem um isolamento acústico muito eficiente. Isso pode ser um empecilho para usar esse sistema em alguns cômodos que precisam de privacidade sonora.

Para driblar esse incômodo do barulho, caso a única opção viável seja uma porta de correr, é usar veda frestas nas laterais da porta. Onde passa ar também passa som, por isso esses espaços pequenos e estreitos devem ser fechados para impedir que os barulhos invadam o ambiente.

Conheça vários modelos de veda frestas na MadeiraMadeira!

Dica 8: Portas de Correr Precisam de Pouca Manutenção

Portas de correr, preta

As portas de correr têm a vantagem de demandar pouca manutenção, claro, quando de boa qualidade e bem instaladas.

Esse sistema não requer óleo nos trilhos, para deslizar, mas sim apenas limpezas periódicas que podem ser feitas com pano seco. Isso evita o acúmulo de poeira e facilita o movimento das roldanas.

Já as portas precisam de limpeza com pano levemente úmido, no caso da madeira ou do MDF revestido.

Portas com armação de aço ou alumínio também podem ser limpas dessa forma. Já as partes em vidro devem ser limpas com produtos específicos para o material.

Dica 9: Portas de Correr podem ter ter puxadores e fechaduras

Portas de correr fechadura

As portas de correr podem receber puxadores de diversos tipos, que combinem tanto com elas quanto com os detalhes do ambiente.

Existem os puxadores do tipo embutidos, indicados para as portas que deslizam dentro da parede ou mesmo para aquelas que correm na parede além do fim da porta.

Há também os puxadores do tipo maçaneta, que facilitam a pegada na hora de abrir e fechar a porta.

Os materiais de puxador vão desde o aço ao alumínio, ou mesmo a madeira. Basta checar qual é o tipo de local em que a porta será instalada, para escolher o puxador mais adequado.

Saiba que nas portas de correr também dá para usar fechaduras, que podem ser tanto mecânicas quanto até as modernas digitais.

Dica 10: Portas de Correr Otimizam, e muito, o espaço

Portas de correr, madeira demolição

A máxima das portas de correr é que elas otimizam muito os ambientes. Então, para você que busca aliviar área na sua casa ou apartamento, pode ir na fé que o perfil dessa porta vai atender a sua demanda.

O requisito para que essa porta realmente seja a opção ideal para o seu projeto é que deve haver uma parede para ela correr. Muitos projetos compactos não contam com uma, então, nesses casos, talvez a porta sanfonada ou camarão sejam adequadas.

Dica 11: Portas de Correr São Facilmente Instaladas

Com um bom projeto, o material e o modelo de porta escolhidos e a mão de profissionais ágeis, a instalação será feita em minutos.

A instalação em geral requer fazer furações na parede, onde o trilho será instalado; e no piso, onde a guia de correr será colocada.

Para que imprevistos não impeçam o seu projeto, veja se a parede está bem nivelada e não há canos ou fiações elétricas na área. Ninguém quer uma porta nova e ficar sem água ou luz.

 

Dica 12: Você pode reutilizar uma porta que já está no seu ambiente

Já pensou que você pode reaproveitar uma porta que já está no ambiente? Isso pode ser feito com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.

Essa possibilidade é certa quando a porta de correr tem grandes dimensões. Assim, ela poderá cobrir o vão sem deixar espaços vazios nas laterais.

Também, na maior parte das vezes as adaptações terão que ser feitas. Assim, cortar uma porta antiga e deixá-la no padrão para correr, pode ser necessário.

 

Dica 13: Portas de correr podem ter inúmeros estilos

As portas de correr podem ter estilos dos mais discretos aos mais arrojados. Logo, não há com o que se preocupar nesse quesito.

Clássica

As portas clássicas são feitas em madeiras nobres e duram para a vida toda quando são conservadas. Por serem pesadas, elas precisam de trilhos bem resistentes, então invista nessas peças.

Moderna

As portas modernas podem ser em madeira, MDF, compensado ou outros materiais, e terem tanto o design quanto a cor, bem atualizados com as tendências modernas.

Portas de correr, moderna

Retrô

A porta de correr retrô é aquela que é novinha em folha, porém carrega uma estética antiga. Se você quer um design à la anos 1950 em sua sala, invista em adesivos, estilos e formatos que marquem essa época.

Rústica

Portas rústicas são em madeira de demolição parafusadas ou mesmo em peça inteira. Quanto menos acabamento ela tiver, mais fiel será ao conceito do rústico. Então, sem firulas.

Madeira natural

Esse estilo combina bem com espaços marcados pelo leve e contemporâneo, com tons claros e, no máximo, uma demão de verniz.

Provençal

O provençal ganha uma roupagem moderna e mais viva quando tem efeito de pintura em pátina. Azul, amarelo, vermelho, branco entre outras cores garantem muita vivacidade ao cômodo.

Portas de correr, provençal

Industrial

O estilo industrial está em alta, pois prova que dá para combinar diversos materiais no mesmo conceito. Então, se a sua intenção é fazer um projeto nessa linha, busque portas de aço, aço córten — com efeito enferrujado.

Não se esqueça que as portas de correr sempre são adquiridas por encomenda, já que uma porta dessas, feita para o seu projeto, nem sempre é produzida em escala. Isso tem um lado ainda mais positivo: mais exclusividade para o seu ambiente.

Gostou do conteúdo? Siga a gente no FacebookInstagram e no Pinterest e acompanhe tudo sobre decoração e arquitetura!

Imagens: Pinterest


Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.

Quero comprar Arquiteto de Bolso, meus dados são: