8 ideias incríveis para criar composição de quadros

Compartilhe

Ao decorar uma casa ou apartamento, criar composição de quadros é sempre uma boa pedida. Além de custar barato, você pode encontrar os quadrinhos em qualquer loja de artigos para o lar, feirinhas, entre outros locais.

A escolha das imagens podem ser as mais diversas possíveis. Fotos da família, pôsteres de bandas de que você é fã, frases de efeito ou citações de livros que você curte, personagens dos seus filmes e séries preferidos… Enfim, as opções mais as mais diversas possíveis.

[the_ad_group id=”72″]

Veja as 8 melhores dicas para criar composição de quadros

Ao criar composição de quadros, existem alguns pontos que devem ser observados. Siga a leitura e confira agora mesmo!

1. Coloque os quadros na altura dos olhos

criar composição de quadros
Foto: Mr. Wonderful

Ao fazer uma composição com quadros, é importante que eles sejam colocados na altura dos olhos de quem entra no ambiente. Isso evita que a pessoa precisa erguer ou abaixar a cabeça para visualizar a decoração.

O recomendado, portanto, é que as peças sejam disponibilizadas numa altura de, em média, 1,70 m, tendo em vista que essa é a altura da maioria das pessoas.

2. Defina os tamanhos de forma estratégica

criar composição de quadros
Foto: Elo7

É bem importante que você seja estratégico ao definir os tamanhos dos quadros. No caso da decoração ser feita em paredes grandes, pode apostar nos modelos maiores, inclusive feitos sob medida.

Agora, se a parede for pequena, use quadros menores e faça composições criativas, sempre deixando um espaço entre eles. Evite deixar os quadros muito juntos, uma vez que isso pode resultar em um excesso de informação para quem visualiza o ambiente.

Veja, na foto acima, como a distância entre os quadros é sempre a mesma. Essa é uma prática que deve ser sempre considerada para que o ambiente se mantenha clean.

3. Use vários quadros que formam a mesma figura

criar composição de quadros
Foto: My Deal Australia

Uma ideia criativa e divertida para criar composição de quadros é usando peças que se complementam, formando uma mesma figura.

Na prática, é como se você tivesse um grande quadro, mas formado por quadrinhos menores, com espaçamento entre eles. Essa é uma maneira de deixar a decoração do ambiente bem moderna e bonita.

Exemplo disso pode ser visto na imagem acima, que traz uma imagem do deus hindu Ganesha, dividida em diferentes partes.

4. Escolha uma temática para a sua composição

criar composição de quadros
Foto: Arte Quadro

Para que a sua decoração seja mais harmoniosa, é importante que seja escolhida uma temática para a sua composição. Dessa forma, você evita o uso de quadros que destoam muito um do outro e causam conflito de informações visuais.

Se você é fã de uma banda de rock, como The Beatles, por exemplo, e quer homenagear os seus ídolos com quadros, pode fazer uma composição criativa, com quadrinhos criativos.

5. Para quadros grandes, use molduras finas

criar composição de quadros
Foto: Casa Vogue

As molduras finas são recomendadas para os quadros de tamanhos grandes, principalmente se elas contornarem uma fotografia ou obra de arte.

Isso se justifica pelo fato da moldura, nesse caso, apenas exercer a sua função principal, que é segurar o vidro que protege a imagem do quadro.

Ela não deve servir como item decorativo, que dispute a atenção com o conteúdo do objeto decorativo.

Observe, na imagem acima, como as molduras mais discretas ficam mais bonitas nos quadros grandes.

6. Use quadros com mensagens e avisos

criar composição de quadros
Foto: Lito Arte

A decoração com quadros permite que você una o útil ao agradável. É possível usar placas com dizeres contendo regras da sua casa, por exemplo.

Veja, na figura acima, por exemplo. Nesse caso, o quadro pode ser colocado próximo à pia da cozinha, informando de maneira divertida que as pessoas que estiverem ali e sujem a louça, devem lavá-las.

O mesmo pode ser feito em praticamente todos os cômodos da casa, caso você curta esse tipo de decoração mais divertida.

7. Use prateleiras para a sua composição de quadros

criar composição de quadros
Foto: M de Mulher

Ao criar composição de quadros, também é uma ideia interessante usar prateleiras. Elas podem ser feitas sob medida e servem para que você organize os objetos decorativos, sem que seja necessário colá-los ou pregá-los na parede.

Essa é uma excelente alternativa para quem gosta de sempre mudar as fotos ou figuras dos quadros. Afinal, a substituição é feita de maneira bem mais prática e rápida.

Você também pode destinar as prateleiras ou nichos para distribuir os quadros de maneira categorizada. Uma delas pode ter fotos da família e a outra, desenhos e frases de efeito, por exemplo.

8. Use objetos decorativos que conversem com os quadros

criar composição de quadros
Foto: Dama Arteira

Outra ideia é usar objetos decorativos que conversem com os quadros. Se você tem um quadro com uma imagem de uma série de TV, por exemplo, pode colocar um boneco colecionável do mesmo seriado no espaço, criando uma composição interessante.

No caso da imagem acima, por exemplo, o quadro traz um desenho de uma paisagem com um cacto. Para conversar com a figura, foi usada uma planta real próxima à imagem, gerando uma composição das mais interessantes.

Essas são as nossas ideias para você criar composição de quadros bonita e criativa para os seus ambientes. O nosso desejo é que elas tenham sido úteis para você!

Siga as nossas redes sociais para mais dicas e informações! Você nos encontra no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.