Procurando opções de salas simples e modernas para atualizar o seu décor? Então, você veio ao lugar certo! Como sabemos, este é um dos principais espaços de um lar, já que é utilizado para receber os amigos, descansar e realizar diversas atividades, como ler, ouvir música ou assistir TV.
Por essas e outras, nada mais justo do que investir em uma ambientação completa, capaz de unir funcionalidade e estilo em um só lugar. Assim, muitos moradores estão apostando no estilo moderno para repaginar esse tipo de cômodo — o deixando completo e agradável, facilitando a circulação de pessoas e, de quebra, conseguindo transmitir a personalidade de seus proprietários.
No entanto, é justamente na hora de “colocar a mão na massa” para criar salas simples e modernas que algumas dúvidas podem aparecer. Afinal, o que considerar ao longo desse processo? Quais são as características mais marcantes das salas simples e modernas? Fique tranquilo: hoje, vamos te mostrar todos os detalhes que merecem atenção para que a sua composição fique impecável e “a sua cara”. Não perca!
[the_ad_group id=”72″]
Salas simples e modernas: pontos que merecem atenção
Independentemente do tamanho da sua sala de estar, uma coisa é verdadeira, é possível decorá-la com o objetivo de alcançar um visual moderno, sofisticado e pronto para atender às suas necessidades.
Para tanto, será preciso considerar alguns fatores básicos, que vão desde a funcionalidade do espaço, até o uso dos materiais corretos. Anote as recomendações e comece já essa mudança!
A funcionalidade deve vir em primeiro lugar
Um dos principais pontos da decoração moderna está em sua funcionalidade. Para ter um bom desempenho, é necessário que o décor apresente mobílias e objetos práticos, capazes de se adaptar à rotina dos moradores e, de quebra, transmitir muito estilo.
Com isso em mente, você pode considerar o uso de elementos decorativos e até móveis compostos por espelhos. Para quem não sabe, esse detalhe é excelente para transmitir a sensação de amplitude e fazer com que o ambiente tenha um visual atual.
Fora isso, existem as peças consideradas multifuncionais, ou seja, que podem ser usadas para diversas finalidades. Uma delas é o bom e velho puff — um item que serve como assento, mas também, como mesa de apoio. Em paralelo, temos ainda as bancadas, as prateleiras, os nichos e o mobiliário com função retrátil, como alguns tipos de sofás.
Atenção às cores
Não é de hoje que falamos por aqui sobre a relevância das cores em uma ambientação de interiores. Com elas, conseguimos valorizar o ambiente e transmitir diferentes sensações. Em se tratando das salas simples e modernas, o ideal é prezar pelos tons neutros, livres de exageros e fáceis de combinar.
Esse é o caso dos tons de branco, off-white, cinza e bege. Existem outras soluções, menos comuns e que cumprem muito bem essa proposta. Esse é o caso dos tons terrosos, que estão em alta, são superelegantes e discretos.
E mais! Caso o estilo da sua sala siga uma proposta mais voltada ao conceito escandinavo, tudo bem! Nesse caso, é interessante utilizar ainda os tons pastel, extremamente delicados e charmosos.
Xô excessos!
Uma das principais características da estética moderna é a simplicidade. Por isso, a máxima do “menos é mais”, criada pelo modernista Mies Van Der Rohe, deve ser seguida à risca na hora de compor um ambiente dentro dessa proposta.
Basicamente, a ideia é levar para o espaço somente itens que, de fato, apresentem alguma função, eliminando o uso de elementos decorativos que possam poluir o visual.
Nas estantes, em nichos e nas prateleiras, procure incluir poucos objetos. Pode ser um vaso, um porta-retrato ou até um conjunto de livros. Os demais, por sua vez, devem ser armazenados nas áreas internas dos móveis.
A integração de ambientes é uma ótima saída
Hoje em dia, muitos moradores de imóveis compactos estão apostando na integração de ambientes como forma de otimizar a metragem disponível e fazer com que a residência seja aproveitada ao máximo. E isso também pode ser aplicado para construir salas simples e modernas.
Resumidamente, a proposta consiste em eliminar as divisórias de dois ou mais cômodos e, com isso, criar um layout único. A solução é frequentemente encontrada na integração entre sala de estar + cozinha; sala de estar + sala de jantar; sala de estar + varanda gourmet, entre outras.
Na prática, essa ideia pode ser muito vantajosa, oferecendo benefícios incríveis, como:
-
melhora a circulação das pessoas;
-
aproveitamento total do espaço disponível;
-
estética moderna;
-
ideal para promover a interação dos moradores.
Design clean e materiais corretos
Acima, falamos que as salas simples e modernas precisam fugir do exagero. E, acredite ou não, esse cuidado também deve ser observado no design dos móveis.
Normalmente, o mobiliário também carrega uma proposta discreta, com desenhos em linhas retas e sem muito rebuscamento. Tais detalhes podem ser facilmente identificados em racks, poltronas, estantes e até nos sofás de tamanho reduzido e com formato em L.
O mesmo vale para os materiais que permeiam o ambiente. Procure investir em matérias-primas resistentes, com longa durabilidade e fácil manutenção. As opções que melhor se destacam são o vidro, o aço e o acrílico.
Para os estofados, o couro — sintético ou original — também pode ser considerado. Já os adornos, como é o caso de mantas e almofadas, o linho, o algodão e as produções em veludo ganham um destaque especial.
Dica bônus: conte com um arquiteto
Todo o seu trabalho pode ficar muito mais simples com a ajuda de um profissional capacitado no assunto: o arquiteto. Nos últimos tempos, a arquitetura está ficando ainda mais democrática, sendo possível encontrar na internet excelentes especialistas sem precisar sair de casa.
O Arquiteto de Bolso é um dos nomes que realizam esse serviço. Ao entrar em contato com a empresa, você conseguirá obter uma planta completa para a sua sala de estar simples e moderna. Tudo isso de forma remota, considerando as suas preferências e respeitando o seu orçamento. Vale fazer um teste!
5 salas simples e modernas para você se inspirar
1. Sala de estar pautada por tons neutros e diferentes texturas, como os elementos em couro e as almofadas em tricô.
Foto: crystalinmarie.com
2. Ambiente criado com base em tons neutros, mas tendo o sofá como destaque. O uso de quadros com gravuras atuais ajuda a quebrar a monotonia e garantir um efeito descolado.
Foto: pillow.selbermachendeko.com
3. Sala de duplex com os ambientes integrados. A utilização de revestimentos aparentes e objetos metálicos garantem um toque extra de estilo e modernidade.
Foto: cotemaison.fr
4. Ambiente clean, mas com pontos de cor que ajudam a deixá-lo mais divertido. A presença harmoniosa das plantas também é bem-vinda em salas modernas.
Foto: stylemepretty.com
5. Cômodo composto por móveis feitos sob medida. O uso de paredes em tons diferentes e elementos em linhas retas se destacam.
Foto: minhacasa.abril.com.br
E, então, depois de todas essas inspirações de salas simples e modernas, você acredita que consegue colocar o seu sonho em prática e conquistar o cantinho dos sonhos?
Caso queira continuar acompanhando outras dicas exclusivas como essas, aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e Instagram. Vamos adorar trocar figurinhas por lá!
[adsforwp-group id=”69″]