Os anos 2000 foram marcados por deliciosas séries de televisão, que além de nos divertir, colocaram o estilo industrial em evidência ao exibir amplos espaços abertos e iluminados que contrastavam com a correria urbana.
O apartamento de Dan Humphrey em “Gossip Girl” e o loft de Jess Day em “New Girl” contavam com uma estética moderna e, ao mesmo tempo, simples, focada na funcionalidade bruta dos elementos.
Nesses espaços, tubos hidráulicos e dutos de ventilação se destacavam no design, que mistura madeira, aço e pedra de forma inusitada e harmônica.
[the_ad_group id=”72″]
O que é o estilo industrial?
No início do século XX, indústrias abandonadas se tornaram a principal opção de moradia em muitos centros urbanos que passaram a experimentar um rápido crescimento.
Assim, moinhos e armazéns que já não operavam mais foram convertidos em espaços de habitação que não tinham a sua estrutura totalmente reformulada — a maior parte da arquitetura era mantida do jeito que estava.
O estilo industrial surgiu, portanto, da necessidade arquitetônica de converter antigas fábricas em espaços destinados à convivência familiar: é marcado pelo conceito aberto, paredes de tijolos expostos e amplas janelas metálicas que permitem o melhor aproveitamento da luz natural.
Na sua essência, incorpora objetos comerciais, antigos ou vintage ao projeto para dar-lhes um segundo sopro de vida, mantendo, no entanto, a sua originalidade. Ou seja, embora a estética seja simplificada e minimalista, os objetos contam uma história, qualidade que torna cada espaço único.
Quais são as características desse estilo?
Ao longo dos anos, o estilo industrial passou a ser marcado por espaços únicos, repletos de personalidade.
Assim, banheiros e cozinhas exibem azulejos de metrô, chuveiros pretos e painéis de aço com a vibração nervosa que ficou famosa em marcas como a Restoration Hardware, que incorpora a essência do design industrial.
Os espaços exibem conceito aberto, que incorpora a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha em um único ambiente.
A decoração é fortemente marcada pelo uso de materiais contrastantes, como o aço e a madeira, o vidro e o couro. O metal como o ferro, alumínio e o cobre está presente nas janelas, nas portas, nas luminárias e em diversos itens de decoração modernos e elegantes ou em elementos antigos, resgatados de antigas construções.
Pisos de concreto e tijolos aparentes e outras superfícies texturizadas dialogam com dutos e vigas expostas em todos os ambientes.
Inspirações
Mais do que uma forma de morar, o estilo industrial é ideal para quem preza a sustentabilidade e deseja agregar um pouco de história nos objetos usados no dia a dia, sem deixar a modernidade de lado.
1. Loft no centro da cidade
Foto: pinterest.com
Esse loft exibe conceito aberto, fundindo a cozinha e a copa em um único espaço, o que é ideal para reunir a família e os amigos para jantares e comemorações. Os ambientes integrados tornam o ambiente mais prático e funcional, facilitando a movimentação.
Exibe tijolos aparentes e piso de concreto, móveis de madeira e couro tornam o espaço mais bonito e aconchegante.
2. Sala com janelas de madeira
Foto: homedepot.com
O uso de textura é destaque nesse ambiente que exibe tijolos aparentes, detalhes vintage e acabamentos de aço. Embora o estilo industrial utilize muito móveis mais “ásperos”, esse espaço incorpora linhas limpas e simples, o que o torna mais chique e elegante.
As janelas amplas janelas saem do chão e se expandem até teto, deixando que a iluminação natural penetre por todo o ambiente.
3. Restaurante moderno
Foto: pinterest.com
Esse ambiente é ricamente decorado com materiais recuperados, como a madeira e o vidro, e sofás com assentos de camurça. Elementos de ferro forjado e aço dão um toque de ousadia ao restaurante, que mistura elementos modernos e antigos para criar um ambiente alegre e descontraído.
O estilo industrial permite ver a crueza das suas estruturas, que de destacam esteticamente com pouca influência externa.
4. Quarto do jovem casal
Foto: pinterest.com
A Revolução Industrial fez mais do que modernizar o sistema produtivo, ela pavimentou o caminho para o estilo industrial como conhecemos hoje. As restrições financeiras eram, em parte, responsáveis pela rusticidade de alguns espaços, que passaram a usar móveis feitos sob medida para torná-los ainda mais autênticos.
Aqui, acessórios como quadros, tapetes, bancos de metal, livros e lâmpadas combinam cores neutras com tons mais vibrantes, tornando o espaço mais acolhedor e refinado.
5. Quarto em conceito aberto
Foto: ladydecluttered.com
Muitas famílias procuram a arquiteto de bolso para criar espaços abertos como esse que une o quarto ao banheiro. A planta sem paredes permite que os ambientes dialoguem entre si e permite uma ampla visão da área externa, com muito charme.
6. Lavabo industrial
Foto: pinterest.com
Assim como nos demais ambientes do estilo industrial, aqui a paleta de cores é monocromática. Tijolos de concreto e uma imensa bancada de cobre completam a decoração, que exibe ainda um imenso painel aramado e belos espelhos circulares. Luminárias pendentes dão ainda mais charme a decoração.
7. Loft no centro da cidade
Foto: vivadecora.com.br
A decoração desse loft mistura objetos modernos com antigos em todos os ambientes. Diferentes tipos de madeira e metal se justapõem, o que dá um toque divertido e cativante a decoração.
As peças de madeira não são novas e nem totalmente acabadas, são móveis que contam uma história. No que diz respeito ao metal, o acabamento desempenha um papel fundamental na estética: ambientes com toque mais antigo, devem investir em design escovado ou oleado.
Contudo, espaços contemporâneos podem apostar no cromo polido ou no alumínio. Lembre-se de que o metal não é usado apenas em luminárias – na decoração industrial esse material está nas estantes e até nos bancos da cozinha.
Agora que você conhece melhor o estilo industrial, que tal descobrir como escolher armário de cozinha para um espaço compacto?
[adsforwp-group id=”69″]