Se você precisa criar um quarto para um bebê ou uma criança, a decoração deve ser atrativa para ela, e eficiente no dia a dia. Além disso, crianças gostam de expressar sua individualidade, através dos elementos do quarto. Dessa forma, a composição deve ser feita de maneira a levar tudo isso em consideração. Por isso, veja as melhores tendências de quartos infantis para 2022, cheios de personalidade!
Quais são as tendências de quartos Infantis para 2022
Seguir as tendências de quartos infantis para 2022, é uma forma de não errar na sua composição. As tendências têm esse nome porque já foram testadas por muitas pessoas e estão sendo aprovadas, frequentemente. Por isso, caso você não saiba por onde começar, dê uma olhada nessa lista e monte o quarto dos sonhos de qualquer criança!
Floresta
A floresta é uma super tendência de quartos Infantis para 2022! Essa composição não tem gênero e utiliza de elementos que remetem à natureza, de forma infantil, moderna, clássica, ou como a criatividade permitir.
Para compô-la, utilize nas paredes desenhos de árvores, folhagens, passarinhos e outros que lembrem a mata. Além disso, coloque bichos de pelúcia ou enfeites de decoração relacionados. Cores como o marrom (e tons terrosos em geral), o bege e o verde são bem-vindas neste estilo decorativo.
Aprenda com a gente a decorar um quarto gastando pouco!
Fundo do mar
A temática fundo do mar pressupõe a utilização de cores intensas, que lembrem o oceano. Por isso, utilize as cores com moderação, de forma bem suave e equilibrada. Aproveite a decoração infantil para caprichar nos tons pasteis. Desenhos que remetam à praia e elementos decorativos correlatos, são essenciais para compor este estilo!
Astronauta
O tema astronauta é outro que participa das tendências de quartos infantis para 2022! Ele deve ser composto por elementos que remetam ao universo. Por isso, abuse de planetas, estrelas, foguetes, uniformes astronáuticos e tudo aquilo que remeter à astronomia!
Minimalista
O estilo minimalista de decoração, mesmo em quartos infantis, pressupõe a utilização, apenas, daquilo que é necessário. Além disso, linhas retas e poucas coisas no quarto são características do minimalismo. Para compô-lo, utilize cores sóbrias e tons neutros além de estampas bem pequenas em papéis de parede ou roupas de cama.
Montessoriano
O estilo montessoriano preocupa-se com a funcionalidade do quarto. Assim como no minimalista, elementos decorativos devem ser incorporados sem exagero. Além disso, não ocupe todas as paredes com estampas e desenhos. No lugar disso, eles devem ser colocados em uma parede só.
Saiba tudo sobre o estilo montessoriano para quartos!
Quem utiliza da composição montessoriana, visa estimular a criança à autonomia e independência. Por isso, tudo que ela utilizar deve estar acessível a ela, como os brinquedos, por exemplo.
Moderno
O estilo moderno tem tudo a ver com as tendências de quartos Infantis para 2022! Esta decoração funciona para crianças de muitas idades, sem que muitos elementos sejam trocados. Trabalhar sempre em uma base neutra, misturando elementos contemporâneos, é o que faz esse estilo ser tão versátil.
Temáticas diversas (ou, atemático)
Um quarto com temáticas diversas é outra das tendências de quarto infantil para 2022. Este estilo mistura elementos de temas diferentes. Contudo, eles têm que se conectar entre si. Por isso, há que se equilibrar tudo, para não gerar poluição visual no local, o que pode confundir sobre a intenção da decoração do quarto.
Por onde começar
Primeiramente, ao compor a decoração do quarto de uma criança, mesmo que seja um bebê, é necessário pensar na utilidade deste cômodo, a longo prazo. Isso porque um bebê pouco se importa com a decoração, mas uma criança, sim, e ela muda o seu gosto rapidamente.
Por isso, é preciso acompanhar o crescimento dela, adequando, sempre, o cômodo à idade. Além disso, é fundamental entender que os móveis e o espaço serão ocupados pela criança por muito tempo.
Ou seja, dê prioridade à criação de elementos que você possa mudar, à medida que ela cresce. Essa regra vale não só para as tendências de quarto infantil para 2022, como para qualquer composição. Veja, abaixo, tudo que você deve levar em consideração na hora de compor esse quarto tão especial!
Componha um quarto lúdico
Crianças precisam de um quarto lúdico e interativo, para que elas queiram interagir com seus elementos e passar bastante tempo nele. Por isso, é importante criar um espaço para brincar, sem prejuízo das funcionalidades do cômodo. A criança deve brincar com segurança, potanto, utilize cantos arredondados nos móveis, para evitar machucados.
Como trazer eficiência para o quarto
Primeiramente, componha o quarto com seus elementos essenciais, como os móveis. A cama e o guarda roupa acompanham a criança por anos, por isso devem ter muito espaço para a criança deitar e para guardar as roupas dela.
Além disso, bicamas ou beliches (com proteção) são ideais para receber amiguinhos, o que acontecerá, eventualmente. Com relação à cama, é importante que ela tenha cabeceiras para proteção da criança, tanto para evitar quedas, como para evitar que ela encoste na parede gelada, ao dormir.
Em termos de organização do quarto, utilize ganchos para pendurar mochilas, baús para guardar brinquedos e aproveite as paredes para instalar prateleiras, que comportarão brinquedos e objetos úteis.
Por fim, é importante criar um espaço para que a criança possa estudar. Dessa forma, considere o tamanho da criança para aproveitar mesinhas e escrivaninhas pequenas, que poderão ser trocadas, com o tempo.
Nós te ensinamos a utilizar a iluminação corretamente na sua casa!
Como manter o quarto atemporal
Inevitavelmente, no quarto de um bebê, alguns elementos serão removidos com o passar do tempo. São eles: o berço, o trocador e a poltrona para amamentação, por exemplo. Por isso, para manter o quarto atemporal, o que, inclusive, é uma das tendências de quartos infantis para 2022, sua base deve ser neutra. Ou seja, a maior parte do quarto deve ser em tons pastéis, ou cores suaves, para manter o ambiente fácil de manejar.
Dessa forma, o ideal é caprichar nas cores mais neutras em lugares como paredes e armários. Já as cores mais fortes, têm espaço em detalhes como a roupa de cama e almofadas, que são fáceis de trocar.
Isso fará com que o quarto possa ser reformulado, sem que as partes mais importantes sejam mexidas. Por isso, móveis neutros e que acompanharão a criança por muito tempo são prioridades.
Além disso, utilizar papel de parede para personalizar o quarto é o ideal, já que ele pode ser trocado depois. Elementos como tapete, para brincar no chão e complementar o tema, são bem-vindos e super fáceis de mudar, quando necessário.
[the_ad_group id=”69″]