Como fazer sala e cozinha conjugadas em apartamento?

Compartilhe

Você quer dar uma renovada no seu apartamento e pensa em ampliar o espaço? A sala e cozinha conjugadas são uma excelente opção, que oferecem muitas possibilidades de decoração. Tudo o que você precisa saber antes de contar um serviço de arquitetura é o que pretende transmitir com a união desses ambientes.

Depois de comprar o apê, passar um tempo morando nele, ou mesmo em um apartamento novo, chega uma hora de renovar ele, não é? Para fazer isso com excelência, as salas com cozinhas conjugadas são funcionais e dão um charme a mais ao ambiente, unindo dois espaços queridos da família.

Descubra neste artigo como deixar o seu espaço lindo com boas dicas de como fazer sala e cozinha conjugadas!

[the_ad_group id=”72″]

Faça sua sala e cozinha conjugadas com estilos complementares

Sala e cozinha conjugadas, áreas complementares

Créditos: Pinterest

Para fazer sua sala e cozinha conjugadas, o primeiro passo é pensar que ambos ambientes devem ser equilibrados.

Os estilos aplicados em cada espaço precisam ter basicamente a mesma linha, ou seja, não adianta usar o que “der na telha”, porque o resultado não poderá ser bom.

Por exemplo, se você usar o estilo escandinavo em sua cozinha, a decoração da sala deverá acompanhá-lo. Já se for priorizar a madeira com estilo campestre em um ambiente, o segundo espaço também deve ter o mesmo apelo.

Assim, nem um lado nem o outro vão se destacar mais no ambiente, deixando o visual na medida certa dentro do que você deseja.

Una a iluminação natural à artificial

Sala e cozinha conjugadas, iluminação

Créditos: Pinterest

A iluminação é ponto importante na hora de fazer sua pequena reforma no apartamento.

O seu gosto é o que vai determinar o estilo de iluminação para o lugar, porém, é bom conhecer algumas dicas antes da empreitada. Para aproveitar melhor o espaço e contribuir com a sensação de amplitude do ambiente, use bastante a luz natural.

Outra dica é para a iluminação artificial, que deve ser feita forma setorizada, ou seja, aplicadas para a área da sala e outras para a cozinha, mesmo que estejam integradas. Isso vai distribuir melhor a luz pelo ambiente e, também é ótima para a economia de energia, já que cada espaço conta com um interruptor separado.

Invista também em luminárias pendentes que combinem com o estilo do ambiente — lembrando sempre de escolher modelos que harmonizem com a sala e cozinha.

Aplique cores em harmonia

Sala e cozinha conjugadas, cores

Créditos: Pinterest

As cores da sua nova área devem ser usadas de forma harmônica, ou seja, de início, é bom aposte em tons que sigam a mesma paleta. Essa dica vale tanto para as paredes como móveis e outros objetos da sala e cozinha conjugadas.

É possível também fazer uma escolha por tintas de cores diferentes entre cada ambiente, porém, essa decisão exige um estudo mais técnico. Já que um erro nesse quesito, pode causar um impacto visual muito estranho e “na cara”, prejudicando o resultado do seu apartamento.

Não se esqueça de que, quando falamos em cores, você deve pensar até nos detalhes: eletrodomésticos, cadeiras e até as esquadrias de portas e janelas.

Use uma bancada

Sala e cozinha conjugadas, bancada

Créditos: Pinterest

Para delimitar e identificar rápido o que é cozinha e o que é sala, use uma bancada para dividir ambos espaços.

Essas peças são muito funcionais, já que permitem almoçar, jantar e fazer um lanchinho enquanto você conversa com as visitas.

Há modelos variados de bancadas, que misturam tanto o rústico com o moderno, como um tampo de madeira de demolição, com base de cimento. Assim como as bancadas de inox, clássicas e muito fáceis de limpar, e que ainda permitem gavetões e portas embaixo, pata guardar utensílios e eletrodomésticos.

Deixe metade da parede

Sala e cozinha conjugadas, parede

Créditos: Pinterest

Ao invés de abrir totalmente o espaço, permitindo que a sala e cozinha conjugadas fiquem totalmente ligadas, você pode usar a parede pela metade. Isso cria um efeito privativo, de manter parte da cozinha escondida, em que você pode deixar o fogão ou geladeira.

Esse modelo também é conhecido como cozinha americana, e é uma boa aposta se você quer aproveitar mais a sua sala e apenas abrir um pouco a visão do espaço.

Instale uma porta de correr

Sala e cozinha conjugadas, porta de correr divisória

Créditos: Pinterest

Optar por fazer sua cozinha e sala conjugadas também oferece a possibilidade de colocar portas de correr entre os dois ambientes. Assim, você consegue manter os espaços fechados ou interligados, ao seu gosto. Uma aposta mais versátil e que demanda também um olhar cuidadoso na escolha das portas.

Se você quiser um ambiente com uma sensação de amplitude, pode usar portas de vidro, que dão um ar mais leve ao ambiente. Já se a sua escolha for por algo mais rústico, pode escolher portas em madeira.

Ainda, se você quiser um estilo industrial, há portas de correr de aço, com aspecto enferrujado. A vantagem desse sistema é que você é quem define quando vai usar os ambientes unidos ou abertos, dependendo do dia — não há como enjoar.

Utilize móveis compactos e de acordo com os ambientes

Sala e cozinha conjugadas, móveis compactos e banquetas

Créditos: Pinterest

Essa dica vale mais para os apartamentos pequenos, mas não deixa de ser válida para espaços maiores. Afinal, qualquer espaço deve ter uma boa ergonomia para as pessoas circularem.

Se você já tem móveis nos dois espaços, é hora de reposicioná-los privilegiando a passagem das pessoas. No entanto, se você vai montar do zero a sua sala e cozinha conjugadas, deve optar por fazer móveis planejados.

Só encomende os móveis planejados quando tiver um ou dois projetos do seu apartamento na mão. Assim você poderá conversar com o pessoal da marcenaria com a certeza sobre quais estilos e tamanhos precisa de seus móveis novos.

Experimente colocar uma estante vazada

Sala e cozinha conjugadas, estante vazada

Créditos: Pinterest

Uma opção decorativa e muito funcional para a sala e cozinha conjugadas é deixar uma estante vazada que pegue do chão ao teto, a divisão dos espaços.

Os modelos básicos de estantes são em MDF, bastante leves e de fácil limpeza, enquanto há outros feitos em aço, madeira de demolição, PVC e outros materiais.

Nos espaços em cada prateleira ou nicho, você pode colocar artigos de decoração, como esculturas, objetos pessoais e outros. Ainda, pode-se usar os seus eletrodomésticos como liquidificador, panelas, desde que façam um jogo bem harmonioso com a decoração do ambiente.

Decore a sala e cozinha conjugadas com uma mesa de jantar

Sala e cozinha conjugadas com mesa de jantar

Créditos: Pinterest

A mesa de jantar é uma peça-chave para criar a “primeira impressão” de que o espaço acomoda dois ambientes em um só. Inclusive, você pode posicionar a sua mesa de um jeito que ela fique na divisão dos ambientes.

Usar esse móvel é uma boa sacada quando você não quer ter uma bancada fixa entre a sua sala e cozinha conjugadas. Até porque, a mesa oferece a mobilidade que o balcão não tem, permitindo que você faça limpezas e organize o espaço com facilidade.

Use a mesma decoração

Sala e cozinha conjugadas com o mesmo décor

Créditos: Pinterest

Para além de criar uma sala e cozinha conjugadas com estilos que se complementam, esse ambiente misto fica muito bom com o mesmo décor. O resultado é uma decoração singular que transmite o mesmo clima, seja em qual lado do cômodo for.

Você pode usar as cores como principal marca do local, estilo dos móveis, iluminação ou mesmo revestimentos. Claro, quanto mais das mesmas peças e perfis usar em cada parte da sala e da cozinha, melhor elas ficarão com essa proposta de resultado.

Mas, convém escolher peças que sejam idênticas, como os revestimentos, para criar um efeito exatamente igual.

Tenha móveis planejados para os ambientes

Sala e cozinha conjugadas planejadas

Créditos: Pinterest

Os móveis de cozinha são alguns dos que dão mais trabalho na hora de escolher. O motivo é que os eletrodomésticos como a geladeira, fogão e micro-ondas, além da sua louça, existem em centenas de padrões de armários e demais peças.

Do outro lado, a sala também exige espaço acertado para acomodar sua TV, aparelho de som e decorações. Logo, definir um espaço dimensionado exclusivamente para essa área pode ser a melhor escolha que você vai fazer.

Portanto, uma dica que diminui o seu tempo de escolha e aumenta bastante as chances de um resultado incrível, é usar móveis planejados.

Com um dia ou dois para fazer o orçamento e tirar as medidas, e um bom serviço de marcenaria, a sua sala e cozinha conjugadas ficarão incríveis.

Tenha uma bancada multifuncional

Sala e cozinha conjugadas, bancada multifuncional

Créditos: Pinterest

Já falamos que as bancadas que dividem a sala e cozinha conjugadas são um meio eficiente de dar charme com muita funcionalidade para o seu espaço. Mas, essa mobília pode ser ainda melhor se tiver multifunções.

Esse tipo de móvel pode ter desde gavetões a estantes ou espaços planejados para acomodar garrafas de vinho, porta-temperos, utensílios de cozinha e outros objetos. O que o torna perfeito para facilitar a sua organização.

Instale persianas nas janelas dos ambientes

Sala e cozinha conjugadas, persianas

Créditos: Pinterest

As persianas dão um ar bem charmoso para cozinhas e salas conjugadas. Mas, antes mesmo disso, elas são muito boas para te ajudar a controlar a entrada de iluminação natural nos dois ambientes.

A dica geral para a escolha da sua persiana, é por aquela que melhor combine com o estilo que você deu à sua sala e cozinha conjugadas. No mais, ela pode ser de correr na lateral ou na vertical, para permitir a entrada de luz.

Essa é uma boa forma de você impedir que a luz solar não atrapalhe a imagem da sua TV, ou vá direto na sua cara enquanto prepara o prato do dia.

Use revestimentos foscos na cozinha

sala e cozinha conjugadas

Créditos: Pinterest

Revestimentos brilhosos são uma marca clássica das cozinhas. Contudo, quando elas são integradas com salas, esse perfil de azulejo pode chamar toda a atenção para ela, e tirar um pouco do “brilho” da sua sala.

No lugar, prefira os revestimentos foscos, pois eles conseguem atender a ambos ambientes sem criar o efeito de que a cozinha está aparente. E, apesar de ser integrada, se ela puder ficar discreta, ela vai proporcionar harmonia com a sala.

Escolha eletrodomésticos de destaque

Sala e cozinha conjugadas, móveis planejados

Créditos: Pinterest

Os eletrodomésticos podem ser as estrelas da sua sala e cozinha conjugadas. E não é preciso muito esforço para que eles chamem a atenção no ambiente — basta saber deixá-los à vista.

A primeira dica para que sua geladeira, fogão, micro-ondas e máquina lava-louças destaquem o ambiente, é escolher peças com um acabamento bonito. Isso não quer dizer ter as peças mais caras de uma loja, mas sim, em optar por aquelas com essa qualidade.

O segundo ponto para que os seus eletrodomésticos fiquem em destaque, depende de outra dica do post, que é fazer a sua sala e cozinha conjugadas usando móveis planejados.

Fale ao projetista, designer de interiores ou arquiteto, que você quer esse objetivo de destacar os eletrodomésticos. Eles entregarão um projeto bem delineado com esse resultado. Daí, é só partir para a busca dos aparelhos.

Faça um layout que deixe o espaço “maior”

Sala e cozinha conjugadas, layout

Créditos: Pinterest

Mesmo em apartamentos e casas que têm um espaço amplo espaço disponível para fazer a sala e cozinha conjugadas, sempre é bom investir em um estilo que aproveite bem a área.

Logo, invista em layouts que ofereçam um bom espaço livre entre cada móvel e ambiente. Desse jeito, você vai além de promover a harmonia entre cada componente das áreas, tornar a circulação mais fácil por elas.

Essa dica exige um bom olhar para o espaço, então, é bom contar com o serviço de um arquiteto ou designer de interiores para que ele entregue um projeto com esse fim.

Invista nos detalhes

Sala e cozinha conjugadas, detalhes

Créditos: Pinterest

Detalhes são a “cereja do bolo” de uma sala e cozinha conjugadas. Nesse aspecto, invista em acabamentos que valorizem os ambientes e deixem o seu apartamento muito mais convidativo e aconchegante.

Alguns detalhes que funcionam nessa linha:

  • madeiras com acabamentos torneados ou com entalhes;
  • tampos de mesas e balcões chanfrados ou com pontas arredondadas;
  • luminárias detalhistas;
  • sancas de gesso.

Use tapetes para demarcar os espaços

Sala e cozinha conjugadas, tapete

Créditos: Pinterest

Para além dos móveis, bancadas e parede, uma alternativa bacana para criar a marcação de onde termina a sala e começa a cozinha, é usar um tapete. Esse décor promove aconchego e é muito útil em dias de frio.

Na sua escolha, opte por um tamanho de tapete que faça a demarcação da sala, “terminando” onde a cozinha começa. No mais, é bom usar um material que não acumule gordura e sujeira com facilidade, pois a cozinha conjugada traz, infelizmente, esse problema.

Com todas essas dicas para fazer sua sala e cozinha conjugadas, basta planejar a nova cara do seu ambiente. Depois, contar com a ajuda profissional para montar o projeto e colocar a mão na massa — isso é essencial.

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que sua rede descubra que fazer essa união de espaços é simples e fica perfeita!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.