Pia de banheiro: tudo que você precisa saber para escolher a sua

Compartilhe

Escolher uma pia para banheiro pode ser um desafio se você não conhece algumas de suas especificações. Assim, a seguir vamos dar algumas dicas sobre como você pode escolher a pia ideal para o seu banheiro, visando a economia e a praticidade no dia a dia.

pias-de-banheiro-1

Para a escolha perfeita devemos ter em mente que a escolha de materiais, design e estilo da pia de banheiro é apenas o primeiro passo. Além disso, precisamos lembrar que a manutenção, a facilidade de limpeza no dia a dia e os tamanhos certos em relação ao restante do ambiente são pontos que fazem a diferença. Ao entender que esses aspectos são essenciais, você evitará dores de cabeça por conta de decisões erradas.

Primeiro passo: qual tamanho e modelo de pia de banheiro devo considerar?

O que guiará esse primeiro passo é o tamanho do espaço disponível no seu banheiro. Atualmente, os banheiros de novos apartamentos possuem um padrão, com espaços reduzidos e retangulares, incluindo o espaço do box com shaft.

Justamente por isso, muitas vezes não há espaço para ter tanta profundidade na bancada. Neste caso, uma pia de banheiro de tamanho médio semi encaixe permite ao morador aproveitar melhor o espaço do banheiro. Por outro lado, um modelo de pia de apoio ou embutido reduz o espaço livre na bancada, que traria mais praticidade na hora de para apoiar alguns utensílios.

Já em lavabos, que costumam ser espaços ainda menores, uma pia esculpida é a melhor escolha, por não termos um espaço adequado para instalação de uma cuba convencional. Por outro lado, a opção da pia do banheiro com pedra esculpida também é uma alternativa para este cenário, mesmo que seu processo de limpeza seja um pouco mais complexo.

Assim, para resumir, é importante evitar a instalação de cubas muito grandes em banheiros muito pequenos ou cubas pequenas em banheiros muito grandes. Isso romperá o equilíbrio de harmonia do ambiente, gerando um visual desproporcional. Então, saber usar todos os elementos a seu favor considerando esses pontos é o que trará um ambiente esteticamente harmonioso.

Materiais para pia de banheiro: vantagens, desvantagens e suas propriedades

Atualmente, temos inúmeros materiais para pia de banheiro disponíveis no mercado. Essa variedade pode gerar dúvidasna hora da escolha. Por isso, iremos falar sobre o assunto, começando pelas mais usadas, que são as cubas de cerâmica e porcelana.

As cubas de cerâmica, por terem uma superfície esmaltada, são duráveis, fáceis de limpar e resistentes à manchas. Isso às torna práticas para o dia a dia. Além disso, elas são versáteis e acessíveis, cabendo dentro do estilo e do bolso de uma grande variedade de pessoas.

Já as pias de porcelana, por sua vez, demandam um investimento mais alto, mas costumam ser mais resistentes a riscos, manchas e descoloração, Além disso, elas absorvem menos umidade e são mais elegrantes por conta do seu acabamento polido, que dá brilho ao produto.

Por outro lado, as pias de pedra natural também compõe o pódio das mais usadas, pois se adaptam muito bem ao estilo do seu ambiente. O mármore e o granito são os principais materiais usados para a fabricação dessas pias. Aqui, vale o destaque para o granito, que é um material resistente e acessível do ponto de vista financeiro

Atualmente, apesar de serem fáceis de limpar, as pias de vidro estão caindo em desuso por conta da pouca variedade de modelos disponíveis. Já as pias de aço inoxidável são mais usadas em ambientes hospitalares, onde a facilidade e rapidez de limpeza são uma exigência.

Design e estilo: qual escolher para a minha pia de banheiro?

Com tantos estilos disponíveis, a escolha pode se tornar um desafio. Por isso, a seguir vamos esclarecer alguns pontos que te ajudarão a decidir qual é a melhor opção para o seu ambiente. Para essa análise, vamos levar em conta a estética e a funcionalidade.

pia-de-banheiro-2

1. Pias de embutir

Integradas à bancada, possuem diversos formatos e são ideais para quem busca algo mais discreto. Estão disponíveis em quase todos os materiais como: cerâmica, porcelana e pedra.

pia-de-banheiro-3

2. Pias de apoio

Modelos que ficam sobre a bancada. Cubas desse tipo podem dar um toque muito elegante ao ambiente. Por isso, a dica é escolher um produto cujo formato combine com o espaço, conferindo um design moderno e contemporâneo.

pia-de-banheiro-4

3. Pias de semi encaixe

O estilo de cuba semi encaixe para banheiro é perfeito para espaços reduzidos, pois elas são instaladas somente em uma parte da bancada, o que exige menos profundidade e libera mais espaço.

pia-de-banheiro-5

4. Pias de sobrepor

A pia de sobrepor é parecida com a de apoio, porém nela parte da cuba é embutida no móvel e requer o recorte do móvel. A maioria dos modelos desse estilo precisam de um espaço maior para serem instalados.

pia-de-banheiro-6

5. Pias de piso/coluna

Os modelos de cuba de piso são individuais e independentes, não necessitando de bancadas. São instaladas diretamente sobre o piso com uma base vertical (coluna) escondendo os encanamentos.. São amplamente encontradas em ambientes mais antigos e podem ser instaladas tanto em ambientes pequenos quanto em ambientes grandes, dependendo do objetivo do morador.

pia-de-banheiro-7

6. Pia Esculpida

Pode ser feita tirando o máximo proveito do espaço porque se adaptam ao espaço disponível. Além disso, integram pia e bancada, o que traz inúmeras possibilidades estéticas.

Dicas extras

Verifique as instruções de instalação para garantir que não haverá problemas de vazamento. Caso não se sinta confortável em instalar por conta própria, vale a pena contratar um profissional para realizar toda a instalação e garantir o funcionamento ideal.

Além disso, não esqueça de limpar regularmente a sua cuba ou pedra para remover sujeiras, mantendo o brilho e evitando manchas com o passar do tempo. Com tudo isso em mente, você conseguirá atingir o objetivo de ter um ambiente limpo que atenda suas necessidades diárias.

A confiança em fazer a escolha certa

´Precisando de ajuda para fazer a escolha certa para a sua pia de banheiro? Peça a ajuda de profissionais especializados como os do Arquiteto de Bolso e obtenha o melhor resultado, respeitando seu tempo, estilo e orçamento.

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.